A família representa a união entre pessoas que possuem laços sanguíneos, de convivência e baseados no afeto. Segundo a Constituição brasileira, o conceito de família abrange diversas formas de organização fundamentadas na relação afetiva entre seus membros.
Segundo o estatuto, família é “o núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio de casamento ou união estável, ou ainda por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes”.
A atual definição de família engloba famílias formadas entre por tios e sobrinhos, avós e netos, onde só exista a figura do pai ou só da mãe, e até mesmo, entre irmãos. Não é necessário ter um vínculo sanguíneo de primeiro grau, para ser considerado parte da família.
61), a origem etimológica da palavra família, vem do latim famulus, quer dizer escravo doméstico, e então, família é o conjunto dos escravos pertencentes e dependentes de um chefe ou senhor. Assim era a família greco-romana, formada por um patriarca e seus famulus: esposa, filhos, servos livres e escravos.
A família, primeira célula de organização social e formada por indi- víduos com ancestrais em comum ou ligada pelos laços afetivos, surgiu há aproximadamente 4.600 anos.
42 curiosidades que você vai gostar
Antigamente, o modelo familiar predominante era o patriarcal, patrimonial e matrimonial. Em tal modelo tínhamos a figura do “chefe de família”, era o líder, o centro do grupo familiar e responsável pela tomada das decisões. Era tido como o provedor e suas decisões deveriam ser seguidas por todos.
A família é o principal espaço de referência, proteção e socialização dos indivíduos, independente da forma como se apresenta na sociedade. Ela exerce uma grande força na formação de valores culturais, éticos, morais e espirituais, que vêm sendo transmitidos de geração em geração.
A família é o grande alicerce das nossas vidas, é a base de tudo. É a maior responsável pelas nossas lutas diárias e vitórias alcançadas. É ela que permanece sempre conosco, tanto nos bons ou nos maus momentos, e todas as nossas conquistas ofertamos a ela, digna de todo nosso esforço e dedicação.
A família dos dias atuais possui como premissas: o afeto e a dignidade da pessoa humana, e vai além de um meio familiar constituído pelo casamento e unido pela herança genética, agora, são os laços afetivos que determinam as relações familiares.
Em que ano se passa o GTA San Andreas?
Quais são os tipos de finalização?
Como que era a vida dos samaritanos?
É possível descobrir a gravidez com 2 semanas?
Qual a espessura da panela Turim?
Quanto tempo o Brasil aguenta uma guerra?
Como é chamado o filho mais novo?
Qual é a cidade mais bem iluminada do mundo?
O que é o capital social no balanço patrimonial?
Quando o Shadow Bonnie aparece?
O que não devo comer para não inflamar as articulações?
Como se aproximar de um professor?
Quantas mg de clonazepam para dormir?
Quanto ganha um faxineiro no Canadá?
Qual era a religião dos romanos antes do cristianismo?
Qual o preparo para fazer exame de ecocardiograma?
O que é espiritualidade indígena?
Quais são as correntes Filosoficas da teoria do conhecimento?