O termo Complexo de Édipo criado por Freud e inspirado na tragédia grega Édipo Rei designa o conjunto de desejos amorosos e hostis que o menino enquanto ainda criança experimenta com relação a sua mãe, e embora seja muito discutido na área da psicologia e psicanálise não é uma teoria cientificamente aceita por carecer ...
Para a Psicologia, o complexo de Édipo garante uma sustentação teórica fundamental para analisar o dia a dia das pessoas e fazer uma psicoterapia de qualidade. Para quem não é profissional da área, conhecer as diferentes fases do mito edipiano fornece uma melhor compreensão da realidade, sobretudo familiar e sexual.
De acordo com a teoria freudiana, as fantasias representam uma forma de leitura subjetiva, organizada a partir dos desejos e dos mecanismos de defesa, da realidade dos fatos. Trata-se do que Freud denomina realidade psíquica, a qual tem suas bases na infância e nas fantasias filogenéticas.
Complexo de Édipo é uma fase do desenvolvimento psicossexual da criança do sexo masculino, que se caracteriza quando esta começa a sentir uma forte atração pela figura materna e se rivaliza com a figura paterna. ... De acordo com a psicanálise, o Complexo de Édipo surge entre os 3 e 5 primeiros anos de vida da criança.
O complexo de Édipo não exige tratamento específico. Isso porque não são todas as pessoas que vivenciam este período de uma forma clássica. Além disso, essa fase do desenvolvimento da criança passa de forma natural, sem riscos de complicações ou algo do tipo.
O Complexo de Édipo foi proposto pela primeira vez por Freud em seu livro A Interpretação dos Sonhos. Ainda que ele só tenha começado a usar o termo, formalmente, a partir de 1910.
O complexo de Édipo é um conceito que foi defendido pelo psicanalista Sigmund Freud, que se refere a uma fase de desenvolvimento psicossexual da criança, chamada fase fálica, em que ela começa a sentir desejo por sua mãe e ódio e ciúme de seu pai.
De acordo com Freud, o complexo de Édipo tem um papel muito importante na fase fálica do desenvolvimento psicossexual. Além disso, para Freud, a conclusão bem resolvida desta etapa envolveria a identificação do menino com o pai. E isso contribuiria para o desenvolvimento de uma identidade sexual madura e independente.
O termo fantasia indica uma noção central da Psicanálise. A expressão alemã Phantasie compreende a imaginação, o mundo imaginário, seus conteúdos, a atividade criadora que o anima : das Phantasieren, como sublinham Laplanche e Pontalis no seu Vocabulário de Psicanálise.
Como enviar fotos do arquivo para o facebook?
Quais são as hashtags mais usadas no Instagram 2021?
Qual o nome genérico da dopamina?
Pode ser demitido durante a pandemia?
Como saber se estou com problemas hormonais?
O que é fisioterapeuta osteopata?
Quais músculos fortalecer na escoliose?
Qual a NBR que regulamenta o cimento Portland composto?
Porque as algas unicelulares são importantes para o meio ambiente?