O ciclo das quintas nada mais é do que uma sequência de notas distanciadas por intervalos de quinta justa. Por exemplo, a sequência: C – G – D – A – E – B é formada por intervalos de quinta justa, portanto, faz parte de um ciclo de quintas.
Funcionalidade do ciclo das quintas
O ciclo das quartas tem o mesmo princípio do ciclo das quintas, porém, suas notas são separadas por intervalos de quartas justas. Sendo assim, se iniciarmos com a nota Dó, sua próxima nota será o Fá, que é seu quarto grau. ... Depois, teremos o Si♭, que é o quarto grau de Fá.
Ao invés de você partir para próxima nota mais próxima, você vai iniciar na quarta (4ª) de cada nota. Para que fique mais fácil de entender, será assim: sua primeira escala a exercitar foi a de Dó maior, a próxima será a de Fá maior e assim por diante. Com isso então você segue estudando a lista se exercitando.
O ciclo das quartas, além de te ajudar a estudar os acidentes musicais nas escalas, ainda é uma forma de ampliar seus estudos de música como um todo, especialmente no que diz respeito ao estudo de harmonia. Com ele você poderá decorar escalas maiores e memores e também estudar melhor sobre campo harmônico.
Isso acontece porque a QUINTA JUSTA do da nota SI é FÁ# e não FÁ NATURAL. E a QUINTA JUSTA de FÁ# é DÓ# e não DÓ NATURAL.
Si maior (abreviatura no sistema europeu Si e no sistema americano B) é a tonalidade que consiste na escala maior de si, e contém as notas si (B), dó sustenido (C♯), ré sustenido (D♯), mi (E), fá sustenido (F♯), sol sustenido (G♯), lá sustenido (A♯) e si (B).
Isso acontece porque a QUINTA JUSTA do da nota SI é FÁ# e não FÁ NATURAL. E a QUINTA JUSTA de FÁ# é DÓ# e não DÓ NATURAL.
Intervalos de quinta, sexta e sétima Fazendo a mesma análise para o intervalo de quinta temos que a distância entre o intervalo de quinta ascendente (de dó a sol) é de 7 semitons e o descendente (de dó a fá) é também de 7 semitons e por isso é chamado de quinta justa.
Isso acontece porque a QUINTA JUSTA do da nota SI é FÁ# e não FÁ NATURAL. E a QUINTA JUSTA de FÁ# é DÓ# e não DÓ NATURAL.
Muita gente chama de ” Círculo de quintas ” outros de ” Ciclo das quintas “. Qualquer um dos nomes está correto. O que importa é saber que o Ciclo das quintas é uma ferramenta de extrema importância para qualquer músico. Então leia esse artigo até o final para decorar os acidentes de cada tom.
Ciclo das Quartas. O ciclo das quartas tem o mesmo princípio do ciclo das quintas, porém, suas notas são separadas por intervalos de quartas justas. Outra diferença é que no ciclo das quartas, utilizaremos bemóis para sinalizar os acidentes. Sendo assim, se iniciarmos com a nota Dó, sua próxima nota será o Fá, que é seu quarto grau.
Ficando assim então: Repare que a nota SOL é a quinta justa da nota DÓ, porque está CINCO notas acima. Nesse ciclo você deve fazer isso com todas as notas. Contar cinco a partir do DÓ, depois cinco a partir do SOL, depois do cinco a partir do RE, etc. Assim você encontrará todas as escalas do ciclo das quintas.
O círculo de quintas é uma representação visual das chaves que você ouve na música. Começando no topo com a chave de C maior. O círculo é dividido entre os sharps (lado direito) e os flats (lado esquerdo) que encontramos quando viajamos ao redor dele. Use o meio C no teclado para acompanhar.
Como validar pontos pendentes no meu mundo Avon?
Como resolver essa fração 4 5?
Como resolver sistema de equação pelo método da substituição?
Quais suas maiores dificuldades no ambiente de trabalho?
Como os retrovírus se multiplicam?
Como resolver potencialização?
Quais proteínas O ribossomo produz?
Como os resíduos sólidos podem ser classificados quanto a sua periculosidade?
Como os projetos fazem parte da gestão estratégica da empresa eles também devem?
Quais os tipos de translocação dos herbicidas?
Qual a relação da química com a poluição dos solos?
O que é preciso para um pássaro voar?
Como calcular a porcentagem de um elemento químico?
Como a relação aluno-professor influência no processo de ensino e aprendizagem?