Chama-se cardinal de um conjunto, e representa-se por #, ao número de elementos que ele possui. Por exemplo, se A ={45,65,85,95} então #A = 4.
Na matemática, a cardinalidade de um conjunto é uma medida do "número de elementos do conjunto". Por exemplo, o conjunto A={2,4,6} contém 3 elementos e por isso possui cardinalidade 3.
O método mais rápido para calcular subconjuntos é usando 2 n ,em que n é a quantidade de elementos que tem o conjunto dado. No caso acima, o conjunto dado tem 3 elementos, logo, substituímos o n por 3. 23 = 8 subconjuntos.
Os numerais podem ser cardinais ou ordinais. O número cardinal é aquele que expressa uma quantidade absoluta, enquanto o número ordinal indica a ordem ou a série em que determinado número se encontra incluído.
Tabela dos Números Cardinais
Número | Nomenclatura |
---|---|
1 | Um/Uma |
2 | Dois/Duas |
3 | Três |
4 | Quatro |
Cerquilha Cardinal pode referir-se a: Cerquilha — símbolo representado com # Número cardinal.
Seja um conjunto A, o conjunto das partes de A, representado por P(A), é o conjunto formado por todos os subconjuntos de A.
Então, para resumir, em notação matemática: #A=n⇒#P(A)=2n. A demonstração para esse fato é incrivelmente simples. Vamos utilizar o Princípio Fundamental da Contagem para contar quantos subconjuntos um conjunto A com n elementos possui.
1 – Quantos subconjuntos possui o conjunto A = {1,2,3,6,7}? Solução: Temos n = 5 elementos \ Ns = 25 = 32 subconjuntos.
Em vez de pensarmos qual o número de elementos (o cardinal) de um dado conjunto, procuremos primeiro caracterizar quando é que dois conjuntos têm o mesmo número de elementos (o mesmo cardinal).
Quer no caso dos lápis, quer no caso das canetas, as crianças sem conhecerem ainda a Teoria dos Conjuntos, acabaram de formar dois conjuntos, o primeiro com 6 elementos e o segundo com 4 elementos. Já percebi o que é um conjunto, mas quantos subconjuntos posso formar?
Introdução: O mais importante de tudo é destacarmos que o Conceito (Definição) de CARDINALIDADE não diz respeito a um Conjunto em particular, ou seja, não é uma definição intrínseca ao conjunto. A definição de CARDINALIDADE diz respeito a COMPARAÇÃO que se faz entre dois Conjuntos.
Intuitivamente, uma bijeção φ: In → X significa uma contagem dos elementos de X. Pondo φ (1)=x1, φ (2)=x2, ...,φ (n)=xn, temos X= {x1, x2, ...,xn}. Esta é a representação Ordinária de um Conjunto Finito. Teorema: Se X é um Conjunto Finito, então todo subconjunto Y ⊂ X é Finito. O número de elementos de Y não excede o de X e só é igual quando Y=X.
Como conectar JBL na TV Samsung?
Como ganhar dinheiro vendendo caneta?
Como ganhar dinheiro no nicho fitness?
Como ganhar dinheiro digitando documentos?
Como interpretar um cromatograma?
Qual é o salário de uma pessoa que trabalha com Comércio Exterior?
Como fazer ligação para um telefone fixo pela internet?
Como ganhar mais de 100 reais no Kwai?
Quanto ganha uma consultora doTERRA?
Quanto ganha um profissional de drywall?
Quanto ganha um caminhão 3 4 agregado?
Como ganhar dinheiro com fotografia da natureza?
O que significa sonhar com semi jóias?
Qual a melhor forma de ganhar dinheiro com Bitcoin?