Forma de aprender por si mesmo (ex.: promoção da capacidade de auto-aprendizagem e do espírito crítico). Plural: auto-aprendizagens. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoaprendizagem.
A heutagogia é uma palavra que tem origem grega (heutos = auto e agogus = guiar). A expressão serve para um modelo onde a gestão de aprendizagem parte do próprio aluno. Voltada para o público adulto, é o movimento que a pessoa faz em entender o que precisa aprender e criar um esquema que possibilite essa jornada.
Um sujeito focado na auto-aprendizagem procura sozinho a informação e leva a cabo as práticas ou as experiências da mesma forma. A auto-aprendizagem costuma começar como um jogo, ainda que, com o tempo, se descubra que aquilo que se aprendeu é útil e valioso.
"A aprendizagem é uma mudança relativamente duradoura de comportamento resultante da experiência. Ela ocorre quando os organismos se beneficiam da experiência para que seus futuros comportamentos sejam mais bem adaptados ao ambiente."
Nesse sentido, segundo a neuropsicologia, o processo de aprendizagem funciona da seguinte forma: a primeira reação em nosso cérebro, quando começamos a aprender algo, é uma sensação. Ela pode ser pelo tato, audição, visão, paladar ou olfato.
Percebendo o ser humano na sociedade em que está inserido, se faz necessário uma maior observação de seu estado emocional. A definição de aprendizagem é difícil de ser realizada em razão da necessidade dela não se confundir com outros conceitos. Isso se deve ao fato de aprendizagem ser um conceito natural e não um conceito artificialmente criado.