Os números ordinais são aqueles números usados para se referir a um lugar ou a posição ocupada por alguém ou alguma coisa dentro de uma determinada série numérica. Esses números denotam ordem e quase sempre são escritos de forma abreviada, já que a sua escrita por extenso é um tanto quanto complexa.
Pode-se ainda pedir a escrita por extenso dos números grafados com algarismos para que o aluno faça uma espécie de leitura (ou releitura) e, com isso, recupere os nomes e reinterprete a escrita anterior. Para o 1º ano, ela aconselha ditar números que tenham de centena a milhar.
Objetivos Específicos -Construir o conhecimento sobre o número ordinal; - Saber representar situações com o número ordinal; -Descobrir quando é necessário utilizar o número ordinal. Números Ordinais Sensibilização - Discutir com os alunos sobre os números ordinais através de perguntas.
Os números ordinais acompanham os símbolos 'º' (masculino) ou 'ª' (feminino), os quais indicam a forma abreviada dos termos, por exemplo: 2.º ou 2. ª (lê-se segundo ou segunda). Para que não seja confundido com o símbolo de graus (°), o ponto deve sempre vir após o número (1.º/1. ª).
Esses números são utilizados para representar a ordem de algo ou a sua posição. Por exemplo: no caso da fila de banco, temos quem será atendido primeiro, segundo, terceiro, e assim sucessivamente; ou, para mostrar o campeão de uma corrida, temos o primeiro colocado, o segundo colocado e o terceiro colocado.
Acreditamos que uma das melhores maneiras de ensinar é se divertindo, por isso preparamos brincadeiras com números ordinais para que os pequenos entendam os números ordinais de forma divertida. Leve diferentes figurinhas com números de 1 a 10 escrito nelas e peça para os alunos colocarem na ordem correta.
Para o 1º ano, ela aconselha ditar números que tenham de centena a milhar. Com o 4º ano, Daniela opta por decimais, frações e números que podem chegar até a ordem do trilhão.
Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de identificar numerais de 1 a 30, bem como a quantidade que cada um representa. Além disto, que saiba expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
Ao montar a tabela, a professora escolhe os que geram dúvidas, como o 12 e o 21, o 79 e o e o 15 (trabalhando nesse caso também a posição do 0). A turma é então dividida em duplas, nas quais ela coloca um aluno que já escreve números convencionalmente com outro que não o faz.
Como é o mercado da profissão contábil?
Como é o nome do filme do Rangel?
Como se alimentar bem mesmo sem tempo?
Para que serve o asfalto frio?
Como se chama uma pessoa que gosta de se arrumar?
Qual é a ciência que estuda o comportamento humano?
Como se escreve a palavra Arranha-céu?
O que passar antes de descolorir os cabelos?
Como proteger seu filho dos perigos da internet?
Qual exame que detecta parvovirose?
Como proteger a madeira do telhado de cupim?
Como saber se uma pessoa não tem empatia?