Energia nuclear ou energia atômica é a energia liberada em uma reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos por meio de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo.
A energia elétrica gerada por uma fonte nuclear é obtida a partir do calor da reação do urânio. A queima do combustível produz calor que ferve a água de uma caldeira transformando-a em vapor. O vapor movimenta uma turbina que dá partida a um gerador elétrico que produz a eletricidade.
A energia nuclear é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido. A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo.
Energia nuclear ou atômica é a energia produzida nas usinas termonucleares, que utilizam o urânio e outros elementos, como combustível. O princípio de funcionamento de uma usina nuclear é a utilização do calor (termo) para gerar eletricidade. O calor é proveniente da energia liberada pela fissão dos átomos de urânio.
Uma usina nuclear é basicamente uma usina termoelétrica, pois funciona aquecendo água que vira vapor pressurizado e, então, gira uma turbina que faz um gerador rodar e produzir energia elétrica. ... Assim, então, obtém-se a energia elétrica.
29 curiosidades que você vai gostar
A fissão do átomo do urânio é a principal técnica empregada no mundo para a geração de eletricidade em usinas nucleares. Inclusive no Brasil, que tem duas em operação. Angra 1 e Angra 2, localizadas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
As usinas brasileiras são de um tipo diferente de Chernobyl. O reator usado em Angra 1 e Angra 2 é chamado PWR, onde o processo de fissão é controlado com água pressurizada. ... "O que pode ocorrer (no reator PWR) é uma explosão de vapor, que espalhe material radioativo no ambiente", completa o pesquisador.
Em termos de fontes energéticas, a energia nuclear consiste na produção de eletricidade a partir do processo de fissão nuclear e, em consequência, da reação de fissão nuclear em cadeia, o que libera uma grande quantidade de calor (energia térmica).
Escassez de solo, ar e água adequados para a agricultura e para a manutenção da vida na área afetada;
Mutação genética de espécies de plantas, insetos e animais;
Queimaduras;
Alterações na produção do sangue;
Diminuição da resistência imunológica;
A tecnologia nuclear no Brasil é única, a nossa energia não é produzida a partir de Urânio 235 como de costume, o Urânio 238 também entra no processo. Mas a energia nuclear só é obtida a partir do Urânio 235, que pode sofrer fissão nuclear, enquanto o seu isótopo Urânio 238 não. ...
DESVANTAGENS
Os acidentes tem sérias consequências. ...
Uma grande desvantagem é a gestão de resíduos nucleares. ...
O investimento inicial de uma usina nuclear é muito alto.
Ao contrário de outras opções de energia, a energia nuclear não é renovável porque o urânio deve ser extraído e não é regenerado.
Energia nuclear é toda a energia associada a mudanças da constituição do núcleo de um átomo, por exemplo, quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio 235, dividindo-o, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor.
Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se divide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual dois ou mais núcleos se unem para produzir um novo elemento.
A energia nuclear é renovável? A energia nuclear não é renovável, uma vez que não é gerada por meio de recursos naturalmente reabastecidos, tais como vento ou Sol. Apesar disso, a energia nuclear é considerada uma fonte limpa, uma vez que não emite gases do efeito estufa e nem prejudica o meio ambiente.
Vantagens e desvantagens da energia nuclear
Nível menor de poluição atmosférica. ...
Opção para países com poucos recursos hídricos. ...
Disponibilidade do combustível. ...
Imenso poder energético. ...
Área para construção reduzida. ...
Risco de acidente nuclear. ...
Poluição térmica. ...
Lixo nuclear.
O principal impacto ambiental gerado pelas usinas nucleares é a geração de grande quantidade de lixo atômico, produto que é extremamente perigoso e para o qual não há nenhum meio de descontaminação, ao contrário do que acontece com outras espécies de lixo.
Não emite tantos gases poluentes (comparado a outras fontes de energia como o petróleo, o gás natural ou como carvão). Seu principal produto é o vapor de água, portanto é considerado uma fonte de energia limpa.
Apesar da desastrosa gestão imposta ao setor energético, o racionamento de eletricidade tem sido evitado pela queda da demanda, provocada pela recessão econômica.
As razões determinantes dessa localização foram a proximidade dos três principais centros de carga do Sistema Elétrico Brasileiro (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro), a necessária proximidade do mar e a facilidade de acesso para os componentes pesados.
A primeira usina nuclear brasileira entrou em operação comercial em 1985 e opera com um reator de água pressurizada (PWR), o mais utilizado no mundo. Com 640 megawatts de potência, Angra 1 gera energia suficiente para suprir uma cidade de 1 milhão de habitantes, como Porto Alegre ou São Luís.
Quando entrar em operação comercial, a nova unidade com potência de 1.405 megawatts, será capaz de gerar mais de 12 milhões de megawatts-hora por ano, energia suficiente para abastecer as cidades de Brasília e Belo Horizonte durante o mesmo período.
Além disso, a energia nuclear tem outras vantagens, duas delas são: Grande quantidade de energia gerada; As usinas termonucleares são vistas, em termos comparativos, como fonte barata e limpa de energia.
Os Estados Unidos, de longe o maior produtor mundial de energia elétrica por termonucleares, têm atualmente 94 reatores em 28 estados.
Os Estados Unidos, com 98 usinas em funcionamento, é o país que mais gera energia por fonte nuclear no mundo, sendo responsável por aproximadamente 1/3 da produção total deste tipo de energia. A França, com 58 reatores, e a China, com 45, são os outros dois países com mais unidades em operação.
Quais são os tipos de energia e suas fontes?
Os tipos de energia existentes são: energia mecânica, térmica, elétrica, química e atômica, responsáveis por realizar trabalhos, movimentos e gerar energia elétrica.
Continue a leitura para ficar por dentro da importância das fontes de energia para o nosso dia a dia.
Qual é a importância do método científico e da comunidade científica?
Como pode ser classificada uma área de livre comércio?
Quais são as fases do saque por cima?
O que significa QSL na polícia?
Quais os alimentos que ajudam a fortalecer os músculos?
Qual é o gamer mais bem pago do Brasil?
Qual exame de sangue detecta verme?
Quais são as principais ferramentas da qualidade?
Qual o melhor óleo essencial para acne?
Quantos comprimidos de cafeína pode matar?
Qual a casa de Hogwarts de Infp?
Qual é a maior torcida organizada de São Paulo?
Qual é o funk mais tocado no momento?
O que pode impedir a cirurgia refrativa?
Quais são os 3 elementos fundamentais?
É possível usar cinza como adubo?
Como abrir o Gerenciador de soluções Visual Studio?