Segundo este critério, normal é o indivíduo que não é portador de um transtorno mental definido. Para a maioria dos especialistas, trata-se de um critério falho, pois, define a normalidade por aquilo que ela não é , pelo que lhe falta. A normalidade utópica .
Quando se diz que determinada pessoa é normal, quer dizer que apresenta um comportamento e aparência que é socialmente aceitável e comum. Agir com normalidade é o mesmo que seguir os comportamentos que são esperados de acordo com determinada situação, por exemplo.
Normalidade funcional: esse critério baseia-se na funcionalidade do ser, em que o fenômeno patológico é disfuncional a ponto de produzir sofrimento à própria pessoa ou ao seu grupo social. Normalidade como processo: nesse sentido, a normalidade é vista de forma dinâmica, e não estática.
A normalidade de um comportamento está associada à conduta de um sujeito que não apresente diferenças significativas relativamente à conduta do resto da sua comunidade.
Freud então surge com sua concepção onde expressa que a normalidade seria uma ficção ideal onde cada ego aproxima-se daquele de um psicótico em grau maior ou menor. Na esteira deste conceito outros pesquisadores tentaram um alinhamento, mas estava claro que a normalidade absoluta não existe.
44 curiosidades que você vai gostar
A ideia de normalidade muitas vezes é entendida relacionada com a moralidade, a um modo de ser correto e adequado socialmente. Para que a pessoa seja vista como normal, tem de se mostrar e agir de uma maneira específica, entendida como adequada para um grupo social determinado.
Afinal, o que é ser normal? No campo da psicopatologia, o conceito de saúde e de normalidade é algo extremamente controverso. Em determinados casos, devido a alterações mentais e comportamentais, que se prolongam por um transcurso de tempo considerável, torna-se fácil a distinção entre a normalidade e a patologia.
Normalidade é um estado padrão, normal, que é considerado correto, sob algum ponto-de-vista. É o oposto da anormalidade. A normalidade muitas vezes se dá por conta de uma maioria em comum, sendo anormal aquele que contraria esta maioria.
A organização Mundial de Saúde (OMS) define a normalidade como um estado de “completo bem-estar físico, mental e social”. Esta definição traz o peso e a importância da instituição que a apresenta. É positivo o fato de superar certa visão simplista de saúde mental como a mera ausência de doença.
Pode plantar em vaso de madeira?
Como solicitar advogado gratuito?
O que é cartilagem e qual sua função?
Quantos músculos tem o membro inferior?
Quantos meses para dar busca e apreensão?
Quantas pessoas usam o Brainly?
Qual a mulher grávida mais velha?
O que significa iminência de Deus?
Quais os princípios da administração científica?
Qual a diferença de detonação e deflagração?
Como documentar código JavaScript?
Em que ano e qual a resolução que regulamenta o Código de Ética do assistente social?
Quais direitos devem ser garantidos aos imigrantes?
O que é sustentabilidade ambiental e qual a sua importância?
O que fazer quando um colega de trabalho te ofende?