Um sistema termonuclear (NTP) usa um reator nuclear para gerar calor a partir de um combustível de urânio. Essa energia térmica aquece um propelente líquido, geralmente hidrogênio líquido, que se expande em gás e é disparado pela extremidade posterior, produzindo impulso.
Em termos de fontes energéticas, a energia nuclear consiste na produção de eletricidade a partir do processo de fissão nuclear e, em consequência, da reação de fissão nuclear em cadeia, o que libera uma grande quantidade de calor (energia térmica).
O reator nuclear converte a energia nuclear advinda da fissão do urânio em energia térmica para que, consequentemente, esta possa ser transformada em energia mecânica e elétrica. O núcleo atômico do urânio absorve nêutrons que foram lançados contra ele e então é capaz de passar pelo processo de fissão.
Submarinos nucleares empregam o uso de reatores nucleares, que são responsáveis por essa tarefa. Eles geram eletricidade que alimenta motores elétricos, ligados ao eixo da hélice. É, também possível, usar o calor do reator para produzir vapor, que pode alimentar turbinas movidas ao vapor.
Energia nuclear é toda a energia associada a mudanças da constituição do núcleo de um átomo, por exemplo, quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio 235, dividindo-o, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor.
Energia nuclear, também conhecida como energia atômica, é a energia produzida a partir da fissão do núcleo de um átomo, que libera uma grande quantidade de calor, suficiente para produzir energia considerada limpa e renovável.
Geralmente, as usinas nucleares são construídas por um envoltório de contenção feito de ferro armado, concreto e aço, com a finalidade de proteger o reator nuclear de emitir radiações para o meio ambiente. O elemento mais utilizado para a produção dessa energia é o urânio.
Para aprender mais acerca de como funciona a energia nuclear, continue lendo este artigo de umComo.com.br.
A energia nuclear é um tipo de energia não renovável que se baseia no princípio da transformação da massa em energia, defendido por Albert Einstein. Pode ocorrer de duas formas: por fissão nuclear, que é quando um núcleo atômico se subdivide em duas ou mais partículas, ou por fusão nuclear, quando pelo menos dois núcleos atômicos se unem.
Obtenção de energia nuclear. A energia nuclear é produzida em usinas termonucleares que proporcionam a ocorrência deste tipo de reação nuclear de forma segura e pacífica, a fim de produzir energia elétrica. Assim sendo, a fissão nuclear ocorre dentro de reatores, nos quais a energia gerada em forma de calor aquece a água e a transforma em vapor.
Como os motores a diesel funcionam por combustão, precisam de oxigênio e não podem ser ligados embaixo da água, onde todo o ar deve ser guardado para a tripulação respirar. Era justamente esse o maior problema: o submarino precisava subir até a superfície para alimentar suas baterias, ficando exposto ao inimigo.
Qual fruta que faz mal para o rins?
Como descobrir de onde veio um E-mail anônimo?
Porque o sono influencia no emagrecimento?
Como limpar a ponta da Apple Pencil?
Em que objeto a arte plumária está presente?
O que acontece quando o INSS recorre a sentença do juiz?
O que significa identificação do condutor?
Quanto custa para tirar outro RG?
Qual a diferença de infantaria e artilharia?
Quem está no período de experiência tem direito a décimo terceiro?
O que acontece se tomar banho na piscina com cloro?
Que horas tomar colágeno tipo 2?
O que fazer para não pegar pelo na roupa preta?
O que é sabonete com glicerina?
Como Laudar exames laboratoriais?