Porcelanato Polido: possui brilho e é extremamente liso e por isso é indicado para áreas secas da casa como salas, corredores, quartos... Porcelanato Acetinado: possui leve brilho e é menos escorregadio, por isso é mais indicado para áreas molhadas como banheiros, cozinhas, lavanderias...
Não existe um parâmetro que define qual dos dois tipos de porcelanato é melhor. Há quem diga que prefere o polido pelo brilho e sofisticação. Já outros, preferem o acetinado pela sua elegância e praticidade. A verdade é que o mais indicado é aquele que melhor se adequa ao seu ambiente, gosto pessoal e estilo de vida.
Desvantagens do porcelanato polido
Esse ambiente oferece maior probabilidade de ocorrência de acidentes como queda de uma caneca com café. Outro motivo para que não seja usado na cozinha, estendendo-se para o banheiro, é o fato de ser escorregadio em contato com a água.
Os porcelanatos polidos recebem um polimento e acabam sendo mais brilhantes. Já os porcelanatos esmaltados brilhantes não recebiam esse polimento, até que a indústria lançou o porcelanato esmaltado polido. Além de receber uma camada de proteção de esmalte na peça, ela recebe o polimento e fica com um brilho intenso.
Maior resistência à riscos: como o porcelanato acetinado não recebe nenhum tipo de polimento ou acabamento, ele apresenta uma alta resistência à riscos. Menos manchas: o porcelanato acetinado é menos propenso a manchas porque, além de não ter brilho, apresenta uma baixíssima absorção de água.
34 curiosidades que você vai gostar
Isso confere ao porcelanato um altíssimo grau de resistência e baixa absorção de água. A primeira dica é verificar se o produto possui o selo de qualidade da ANFACER, a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica.
O porcelanato branco está entre os mais utilizados em projetos modernos. Isso porque a cor branca é fácil de combinar e ajuda a iluminar o ambiente, fazendo com que o espaço aparente ser maior do que realmente é.
Polido. Esse é um dos tipos mais famosos de porcelanato, devido ao seu alto potencial de brilho, como se o piso fosse vitrificado. Ele é super indicado para salas de estar, principalmente as que precisam de uma mãozinha na iluminação do ambiente, já que por ser bem brilhoso, ele ajuda a refletir a luz no espaço.
O porcelanato esmaltado é mais resistente e pode ser usado em vários ambientes. O processo de fabricação do piso porcelanato esmaltado é um pouco diferente do porcelanato polido. Por isso, o material é mais resistente e menos propício à manchas e sujeira.
A principal diferença entre porcelanato retificado e não retificado (ou bold) é o acabamento de borda, que pode ser bastante sutil, mas impacta no resultado da obra!
Desvantagens do porcelanato
A queda de objetos pode lascar ou quebrar o piso, pois o acabamento dele é bem delicado. Esse tipo de revestimento frio causa ruídos mais altos quando os moradores caminham pela casa.
“Se você cuida bem do seu porcelanato, ele pode durar mais de 20 anos. Se você não previne riscos, usa produtos de limpeza que não são indicados e não faz uma boa manutenção, esse tempo de vida pode reduzir e muito”, comenta Vanderlei Generoso Alves, gestor do departamento de assistência técnica da Rox Cerâmica.
Como limpar porcelanato polido
Separe um balde e prepare uma solução com uma solução com detergente neutro e água; Pegue um pano macio, molhe o tecido na solução, retire o excesso e passe sobre a superfície; Por fim, para finalizar a etapa de como limpar porcelanato polido, passe um pano seco para secar o ambiente.
Entre as opções disponíveis, o porcelanato fosco é uma das que mais se destaca. A característica mais marcante deste tipo de revestimento, também conhecido como porcelanato natural, é o brilho que inexiste em sua superfície, conferindo elegância e aconchego aos ambientes.
6 dicas úteis para escolher o porcelanatoConsidere o estilo do ambiente. ... Saiba a metragem do local onde pretende instalá-lo e a quantidade de porcelanato que deve ser comprada. ... Escolha o tipo de porcelanato. ... Defina o tamanho do porcelanato. ... Rejunte para porcelanato. ... Escolha materiais de qualidade.
3- O porcelanato esmaltado é mais resistente as manchas e sujeiras. No quesito resistência tanto a manchas quanto a sujeitas, o porcelanato esmaltado leva vantagem sobre o polido. Visto que a produção do material tem a camada de esmalte colocada por cima da superfície.
Porcelanato EXT
Indicado para áreas externas, como terraços e rampas, e que também tenham frequente contato com água, este tipo de porcelanato possui superfície abrasiva, com efeito que não escorrega. De certa forma, o porcelanato EXT é como se fosse uma versão mais parruda e resistente do porcelanato.
Pisos com tons de cinza ou bege são opções a se considerar, principalmente os que possuem veios e pigmentos, não dando tanto destaque à sujeira.
1- Porcelanato marmorizado
Uma tendência do porcelanato de mármore é o que é produzido com ônix, uma pedra que era muito usada antigamente como um elemento terapêutico, além de um amuleto muito poderoso. Tudo isso faz com que a tendência de porcelanato de mármore esteja em alta no ano de 2021.
Além dos amadeirados, o porcelanato no tom de cinza, polido (com brilho) ou acetinado (sem brilho), em grandes formatos, é um curinga para usar na sua sala. A cor neutra e a pegada no estilo industrial, em alta, principalmente se for com o efeito cimento queimado, contribuem para a escolha.
Para tirar todas as duas dúvidas, listamos as 9 melhores marcas de porcelanato hoje no mercado e destacamos os pontos fortes de cada uma. Incluímos aqui também um link onde você pode ver os últimos lançamentos de cada uma.
...
Portobello. ... Cerâmica Portinari. ... Porto Ferreira. ... Artens. ... Eliane. ... Ceusa. ... Biancogres. ... Elizabeth.
Saiba quais são os principais tipos de porcelanatoPorcelanato polido. Esse tipo de porcelanato recebe uma camada extra de proteção que faz com que ele fique com um brilho intenso, menos exposto a riscos e com uma textura lisa que facilita a limpeza. ... Porcelanato esmaltado. ... Porcelanato acetinado.
A qualidade A indica que os pisos de porcelanato têm tamanhos regulares e que não há defeitos na superfície. Também há uma linha conhecida como linha comercial (ou linha “C”), que são peças com algum tipo de defeito. Elas são mais baratas, mas você terá mais perda e irregularidades na hora de instalar.
Por fim, as peças do tipo B têm características entre as do tipo A e C. Elas não são da melhor qualidade, mas também não apresentam tantas irregularidades quanto aos do último tipo. Com base na explicação, separamos alguns tipos de porcelanatos para não gerar dúvidas e ficar mais fácil de você escolher.
Para que as peças sejam consideradas classe A, pelo menos 95% delas não podem apresentar defeitos que sejam visíveis à distância de um metro. Isso garante um melhor acabamento para elas, fornecendo um material de qualidade.
Como recuperar a senha do CPF?
Como descobrir a temperatura de uma mistura?
Como consultar os dados do MEI?
Como liberar espaço do celular para baixar jogos?
Para que serve uma sala de recursos multifuncionais?
Quanto tempo estudar por dia EAD?
Como ter espaço ilimitado no Google Drive?
Como funcionam os radares de velocidade novos?
Como funciona os jogos para Nintendo switch?
Como funcionam os catalisadores?
Como tirar o licenciamento do veículo pela internet?
Qual a diferença de receptores metabotrópicos e Ionotropicos?
Como funciona refletores de LED?
Como funcionam fundos de ações?
Quais as funções dos Conselhos de Saúde?