Como já citamos anteriormente, o medo é uma emoção completamente natural, que surge em diversas situações. É um mecanismo de proteção que nos mantém vivos. No entanto, quando esse medo evolui e passa a comprometer o seu dia a dia e as suas relações, há o risco dele ter se tornado uma fobia.
Os tipos de medo mais comuns são de: altura, ficar doente, sangue, morrer, água, falar em público, voar, lugares fechados e escuro.
O medo é uma emoção comum e que é sentida por todas as pessoas, em diferentes momentos da vida. A Inteligência Emocional considera que existem dois tipos de medo: os medos reais, que nos protegem dos perigos, e os medos irreais — que são criados pela mente e impedem que o indivíduo explore todo seu potencial.
O medo irracional
Essa sensação impede que a pessoa avalie a situação de forma realista e, embora perceba que o medo é exagerado, ela não consegue evitar a ansiedade. Os sintomas desaparecem quando o estímulo deflagrador do acesso some de vista.
A medula suprarrenal é responsável pela produção de adrenalina e noradrenalina. Os dois hormônios são liberados em grandes quantidades no organismo depois de fortes reações emocionais (como susto, medo, estresse) e provocam aumento dos batimentos cardíacos e pressão arterial, constrição dos vasos, etc.
34 curiosidades que você vai gostar
O medo explicado através do mecanismo de funcionamento neurológico é basicamente assim: ao enfrentar uma situação que amedronta, o HIPOTÁLAMO é ativado, e por sua vez ativa a glândula pituitária – que desencadeia a liberação de ADRENALINA, NORADRENALINA e CORTISOL.
No sistema emotivo, a amígdala cerebral tem sido considerada uma peça-chave, a estrutura que tem recebido as maiores atenções dos pesquisadores dos circuitos do medo.
Damos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo.Confie em si mesmo e na sua capacidade de enfrentar seus medos.Substitua o medo por emoções positivas.Não permita que o medo o paralise, siga em frente.Veja o medo como uma oportunidade para aprender e superar algo novo.
Aprendizado com outra pessoas: observar como as pessoas que não tem medo lidam com a mesma situação e aprender com elas. Relaxamento corporal e mental: diminuir a ansiedade através de relaxamento corporal e respiração lenta e profunda.
O medo geralmente surge da associação que nossa mente faz com experiências ameaçadoras que já ocorreram ou da dificuldade em confiar em si mesmo. Para identificar o que pode ter ocorrido em sua vida que gerou o medo atual é preciso fazer uma busca em todo seu histórico de vida.
É por isso que existem todo o tipo de fobia, das mais comuns às mais estranhas.1 – Fobia de vegetais: Lachanofobia. ... 2 – Fobia de umbigos: Onfalofobia. ... 3 – Fobia de palavras grandes: Hipopotomonstrosesquipedaliofobia. ... 4 – Fobia de pelos e cabelos: Caetofobia. ... 5 – Fobia de odores: Bromidrofobia.
Podemos definir medo como um “estado emocional que se expressa no indivíduo perante uma situação de ameaça inesperada”, materializando-se como um pressentimento precavido de extrema importância para a manutenção das espécies, principalmente para o ser humano.
O maior medo de todas as pessoas é o medo da morte. Para as pessoas com filhos, ele é transferido para a morte ou doença dos filhos (atinge 77% dos entrevistados). O segundo maior medo é de sofrer violência (física ou emocional), com 66% das menções.
O medo é uma sensação em consequência da liberação de hormônios como a adrenalina, que causam imediata aceleração dos batimentos cardíacos. É uma resposta do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga.
O medo é uma sensação gerada a partir de situações de perigo ou da preocupação de que algo aconteça de forma contrária ao que estava previsto. Ele pode causar o estresse, a ansiedade e sensações de “luta ou fuga” – luta para enfrentar essas situações e fuga para ficar bem longe delas.
Sentir medo dessas e outras coisas é normal, porém, quando esses medos passam a nos controlar, esse caso pode ser evoluído para o que chamamos de fobia, que é um medo persistente e irracional, o qual provoca ansiedade extrema.
O tratamento mais eficaz para fobias específicas é um tipo de psicoterapia chamada terapia de exposição. Durante a terapia de exposição, você trabalha com um psicólogo para aprender a dessensibilizar-se ao objeto ou situação que teme.
Uma maneira eficaz de superar o problema é de gradualmente e repetidamente expondo-se ao que você tem medo de uma forma segura e controlada. Durante este processo de exposição, você vai aprender a superar a ansiedade e medo até que ele passa inevitavelmente.
A fobia é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo irracional de uma situação, atividade, lugar, objeto ou animal, mesmo que isso não represente qualquer perigo. Ou seja, a ansiedade que uma pessoa fóbica sente é desproporcional à circunstância em si.
Fisiologia do Medo
Existe um sistema no organismo humano chamado de Límbico, localizado na parte medial do cérebro, formado por células nervosas, chamadas de neurônios, que é responsável por controlar as emoções (medo, raiva, alegria, tristeza, etc.), o aprendizado e a memória.
Pesquisadores da Academia de Ciências Chinesa descobriram qual região do cérebro é responsável pela reação ao medo. Ela fica localizada nas amígdalas, área responsável pela tomada de decisões, geração de emoções e onde se traduz se a reação do cérebro deve ser a de enviar comandos para ficar, ou para correr.
Cérebro: o órgão central do estresse e da adaptação ao longo da vida.
De acordo com os estudos de Freud, o medo pode ter uma fase de indeterminação, que é a angústia. Assim, anular o medo fingindo que ele não existe, ou seja, não observando o que nos causa aquele sentimento, pode levar a quadros de depressão, ansiedade e outros distúrbios emocionais.
7 dicas para superar os seus medosAceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ... Escreva sobre os seus medos. ... Cultive pensamentos positivos. ... Ressalte as suas vitórias. ... Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ... Foque na sua respiração. ... Faça terapia.
Medo é uma característica inata do ser humano. Todo ser humano tem medo, e este faz parte da evolução humana e está relacionado com o nosso instinto de sobrevivência, mas, em alguns casos o medo pode nos paralisar e impedir de executarmos determinadas atividades, cumprir nossas metas e objetivos.
Quem deve enviar o evento S-2240?
Como é feito o procedimento de Curetagem?
Como incentivar os alunos a participar das aulas online?
Quanto os veículos poluem o ar?
Qual é o conceito de inteligência emocional?
Como ter práticas mais sustentáveis?
Qual a diferença entre a anestesia peridural e raquidiana?
Quando o aviso prévio e trabalhado quantos dias para pagar?
Que remédio caseiro é bom para urina solta?
Como fazer propaganda para vender salgados?
Quais são os tipos de contrato de trabalho por prazo determinado?
Como preencher carta para Caixa Postal?
Quem tem a cabeça maior e mais inteligente?
O que separa a Ásia da África?