A sigla MBA se refere à expressão Master of Business Administration ou algo como “Mestre em Administração de Negócios”, em tradução livre. O curso é classificado como uma pós-graduação lato sensu voltada a profissionais que buscam conquistar cargos de liderança pertencentes ao mundo empresarial e de negócios.
De fato, para fazer um MBA é preciso ser formado em algum curso de nível superior. Como se trata de uma especialização, ter um diploma é um pré-requisito para dar prosseguimento aos estudos na área.
Carga Horária Um curso de MBA deve ter no mínimo 360h, segundo exigência do MEC e padrão Brasil da Anamba.
Quem fez graduação tecnóloga pode fazer pós-graduação? De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a resposta é: sim. Como dissemos anteriormente, o diploma da graduação tecnóloga tem reconhecimento de nível superior e esse é o fator que possibilita ao tecnólogo realizar a sua pós-graduação.
Falando sobre a diferença entre pós e mba, esses cursos têm práticas distintas e são voltados para públicos diferentes. Como visto, o MBA é destinado a pessoas que atuam na área de negócios, enquanto a especialização é direcionada para qualquer profissional que queira aperfeiçoar os seus conhecimentos.
Segundo a resolução do MEC (Ministério da Educação) de 2007, não é permitido começar uma pós-graduação antes de terminar a graduação. Isso porque, você deverá estar diplomado e graduado em qualquer curso de nível superior antes de iniciar a especialização.
De acordo com a resolução CNE/CES nº 1/2018 do MEC, os cursos de pós-graduação só podem ser oferecidos para aqueles indivíduos que já possuem um diploma de Ensino Superior, seja ele referente a um bacharelado, a uma licenciatura ou a um tecnólogo.
A Associação Nacional de MBA (Anamba) classifica os cursos com 360 horas-aula como “padrão Brasil” e os de 480 horas-aula como “padrão global”. A fim de não atrapalhar a rotina de trabalho, as aulas costumam acontecer aos sábados ou em alguns dias úteis à noite.
Para ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso deve ter duração mínima de 360 horas-aula. A Associação Nacional de MBA (Anamba) classifica os cursos com 360 horas-aula como “padrão Brasil” e os de 480 horas-aula como “padrão global”.
Ter algum tempo de carreira é o ideal para fazer um MBA. Esse tipo de programa atende, sobretudo, àqueles que já trabalham há alguns anos e estão em processo de ascensão profissional. Alguns MBAs, inclusive, exigem que o candidato comprove um tempo mínimo de experiência no mercado, ou atue em algum cargo gerencial ou de direção.
Nos EUA, o MBA funciona de forma diferente do Brasil, o curso contém um amplo programa e é voltado para a especialização em diversos setores. Mas também voltado para profissionais com boa experiência nesta área. Nesses moldes, o MBA confere ao formado o título de mestre em administração de empresas.
Como fica a menstruação aos 40 anos?
O que é plano de avaliação de oportunidade?
O que são elementos radioativos naturais?
O que emagrece mais funcional ou musculação?
Como diagnosticar tosse dos canis?
Como emitir nota fiscal E-commerce?
Quais as principais tendências e desafios da comunicação hoje?
Qual a finalidade do protocolo de prevenção de quedas?
Pode depilar antes do bronzeamento artificial?
Como solicitar técnico Sabesp?
Como ganhar códigos promocionais Google Play?
Como funciona a pensão militar?
Como descrever um aluno indisciplinado?