Com a manutenção baseada na condição, você pode monitorar a operação dos sistemas críticos em tempo real e identificar possíveis desgastes ou falhas em componentes móveis enquanto eles evoluem. Isso permite uma programação mais conveniente dos intervalos de manutenção ou reparo.
1 – Manutenção Preventiva (PM)
A manutenção preventiva combina os métodos com base no tempo e nas condições para manter o equipamento funcionando e a partir das intervenções ela consegue manter o desempenho dos materiais estruturais, previne a corrosão, a fadiga e outras formas de deterioração.
A partir desses dados obtidos, é possível agendar tarefas de manutenção. O oposto de um plano de revisão baseado no uso, é um plano de manutenção preventiva embasado no tempo, que segue um cronograma definido, não importa quanto tempo a máquina fique em funcionamento durante um dia.
A manutenção preventiva normalmente é utilizada para evitar falhas em máquinas depois de um tempo ou volume de uso. Para isso, são agendados gatilhos que ativam a manutenção. Se levarmos em consideração um carro por exemplo, poderíamos dizer: ... Manutenção preventiva baseada no uso: Trocar o óleo a cada 10.000 KM.
MANUTENÇÃO BASEADA EM TEMPO (time based maintenance - TBM)
Manutenção Baseada em Tempo refere-se à substituição ou renovação de um item para restaurar sua confiabilidade em um tempo, intervalo ou uso fixo, independentemente de sua condição.
44 curiosidades que você vai gostar
Um programa de manutenção planejada eficiente combina racionalmente como seja possível, a manutenção baseada no tempo (TBM), com a baseada em condições (CBM) e a manutenção pós-quebra planejada (BM).
Dentre as diversas linhas e diferentes tipos de manutenção, existem três que possuem maior destaque e aplicação: a manutenção corretiva, a manutenção preventiva e a manutenção preditiva. Cada uma delas possui uma forma de aplicação e um momento certo para ser realizada.
Como exemplos de manutenção preventiva, podemos citar:Revisões periódicas de veículos e máquinas.Lubrificações de rotina.Inspeções e vistorias de equipamentos.Planos de aferição e calibração de instrumentos.
Existem fórmulas para calcular a frequência de cada tipo de atividade de manutenção preventiva. Sendo as principais: inspeções (instrumentadas ou não), troca de peças e lubrificação de rolamentos.
Na manutenção preventiva, há a revisão, controle e monitoramento dos equipamentos do veículo. Em alguns casos, é preciso de troca de óleo ou de alguma peça. Geralmente para evitar possíveis futuros problemas. Ela é geralmente feita de forma periódica, para assim ter uma menor chance de danos.
Manutenção Baseada no Tempo (Time-based Maintenance)
Dissemos anteriormente que as máquinas podem desgastar apenas pelo uso durante o tempo. Portanto, este tipo de manutenção vai cuidar justamente de procedimentos periódicos que buscam reduzir o desgaste da máquina pelo seu desempenho ao longo do tempo.
Saiba tudo sobre 4 tipos de manutençãoManutenção preditiva. ... Manutenção preventiva. ... Manutenção preventiva com base no tempo. ... Manutenção preventiva baseada no uso. ... Manutenção planejada. ... Manutenção corretiva.
Classificação dos tipos de manutenção
Manutenção preventiva; Manutenção preditiva; Manutenção detectiva; Engenharia de manutenção.
Quais os tipos de manutenção?Manutenção corretiva.Manutenção preventiva.Manutenção preditiva.
Veja, a seguir, os 6 principais modelos:Manutenção preventiva. A manutenção preventiva existe para minimizar os riscos de falhas nas máquinas e equipamentos. ... Manutenção preditiva. ... Manutenção corretiva planejada. ... Manutenção corretiva não planejada. ... Manutenção detectiva. ... Engenharia de manutenção.
Manutenção programada padrão por tempo: realizada em períodos previamente definidos e frequentes; Manutenção programada especial: feita quando são definidas atividades específicas que devem ser realizadas sobre um equipamento.
Quais são os principais tipos de manutenção corretiva?Manutenção Corretiva Planejada. ... Não planejada (emergencial) ... Revisão. ... Reconstrução. ... Salvamento.
Existem três tipos de manutenção para equipamentos hospitalares, conforme falamos anteriormente:Manutenção preventiva.Manutenção corretiva.Inspeção-geral do equipamento.Lubrificação de peças necessárias.Teste para verificar o desempenho.Troca de peças que estejam com a vida útil vencida.
Conheça o passo a passo para montar o plano de manutenção preventivaChecklist de manutenção.Verificação de custos.Definição de cronograma.Defina o tamanho da equipe.Atribua papéis de acordo com as necessidades.Acompanhamento de cada atividade e o progresso do plano.Métricas de produtividade.
Plano de manutenção preventiva: 6 passos para fazer o seuLevantamento de informações.Criação do Checklist de Manutenção. Checklist Mecânico. Checklist da Lubrificação. Checklist Elétrico. ... Verificação dos custos.Definição de um cronograma.Acompanhamento de cada atividade.Estruture os KPI s de produtividade.
11 dicas para a aplicação da manutenção preventiva industrialMapeie seus equipamentos. ... Faça auditorias dos seus equipamentos. ... Avalie sua equipe. ... Comece o planejamento da aplicação da manutenção preventiva. ... Apresente o planejamento para a equipe. ... Defina responsáveis. ... Faça uma rotina de visitas e inspeções.
Tipos de manutençãoManutenção Planejada Preventiva.Manutenção Planejada Preditiva.Manutenção Planejada Corretiva.Manutenção Não-Planejada Corretiva.
3a Questão (Ref.: 201101855445) Quanto aos tipos de manutenção pode-se afirmar que: Na manutenção produtiva total utiliza-se, somente, pessoal da área de manutenção A manutenção preditiva não considera a análise da funcionalidade do sistema como forma monitoramento.
12.111. As máquinas e equipamentos devem ser submetidos à manutenção preventiva e corretiva, na forma e periodicidade determinada pelo fabricante, conforme as normas técnicas oficiais nacionais vigentes e, na falta destas, as normas técnicas internacionais.
Uma quebra inesperada pode gerar altos custos para a empresa. A manutenção corretiva é feita depois da quebra ou falha da máquina. ... Corretiva Não Planejada – Como ela não é planejada, geralmente implica em altos custos, pois a quebra inesperada pode gerar perdas de produção e de qualidade do produto.
Como tirar a carteira de habilitação sem auto escola?
Quais os aspectos clínicos de uma lesão de cárie de mancha branca ativa?
Como a galinha bota o ovo duro ou mole?
Como o oxigênio está disponível na água?
Como o oxigênio vai dar estrutura em que é captado para todas as células do corpo?
O que é oxigênio e gás carbônico?
Como implantar a logística reversa em uma empresa?
Como o orçamento é composto por previsões?
Como acontece o reconhecimento do AG?
Como funciona o processo de hematose?
Como é produzido o oxigênio industrial?
Quais as principais formas de transporte de O2 e CO2?
Qual a relação do pH com o crescimento microbiano?
Qual o floral mais indicado para ansiedade?
Quais as principais consequências da desnaturação proteica?
Como impedir que uma pessoa veja suas publicações no Instagram?