A mamografia bilateral é um exame realizado nas duas mamas da mulher, vital para a descoberta precoce de um câncer de mama. O procedimento serve para a triagem, para desvendar se existe algum tipo de problema no tecido das mamas.
O aparelho de mamografia digital bilateral é capaz de diagnosticar lesões mínimas que podem ser consideradas suspeitas. Para mulheres que tem histórico de câncer na família, a idade inicial para realizar a mamografia digitalizada é aos 30 anos e então, anualmente.
A principal diferença da mamografia digital em relação à mamografia convencional (ou mamografia digitalizada), é que ela permite detectar o câncer de mama quando o tumor ainda não é palpável, isto é, quando possui menos que 1 centímetro de tamanho.
A mamografia digital bilateral é feita com um aparelho chamado mamógrafo, que capta as imagens das mamas. Na mamografia digital bilateral o paciente encaixa sua mama entre duas placas imobilizando-as e aplicando pressão homogênea ao tecido. As imagens são capturadas pelo mamógrafo em diferentes ângulos.
O preço médio está entre 50 e 180 reais.
Por outro lado, o valor pode variar de acordo com a cidade ou região do país onde você mora e do estabelecimento escolhido para realizar o exame. O SUS (Sistema Único de Saúde) assegura a prioridade em realizar a mamografia para mulheres com idade entre 50 e 69 anos.
20 curiosidades que você vai gostar
Em clínicas particulares, uma mamografia custa em média R$ 150. Esse valor pode variar de acordo com a região do país e da clínica que oferece o exame.
Assim como a mamografia convencional, sua versão digital é realizada por meio de um aparelho de raio-x chamado mamógrafo. O que acontece é que, depois da exposição da mama ao raio-x, o aparelho digital transforma a radiação em um sinal elétrico e o envia para um computador.
A mulher é posicionada em pé, de forma que o seio fique entre as duas placas do mamógrafo, que é onde as imagens serão capturadas. Durante o exame a mulher deverá ficar imóvel e segurando a respiração durante alguns segundos. Algumas mulheres podem sentir desconforto por conta da compressão durante o procedimento.
A mamografia ou mastografia é um exame de imagem, pertencente à classe dos exames complementares (ou seja, exames adicionais em relação àqueles chamados de exames de rotina). As imagens são obtidas com um mamógrafo, aparelho que aplica pequenas porções de raios-X para gerar radiografias das mamas.
O que é uma abordagem qualitativa?
Qual a função dos melanócitos onde eles estão?
O que falar na primeira conversa no WhatsApp?
Qual o valor do Auxílio Brasil no mês de dezembro de 2021?
O que a Anvisa fala sobre os agrotóxicos?
O que é introvertido na psicologia?
Qual disjuntor para tomada de 20a?
É normal a água do reservatório subir muito?
Quais os elementos não matérias que formam a cultura de um povo?
Como gerar GPS com código de barras?
Quais as decisões que não fazem coisa julgada Permitindo-se a propositura da ação civil?
Qual a melhor vitamina para quem tem diabetes?
Quem tem legitimidade ativa e passiva na ação revocatória?
Qual o número do WhatsApp da Claro?
Quando o câncer começa a doer?