Ambas são ricas em gorduras, porém a manteiga contém colesterol e uma quantidade maior de gordura saturada. Já a margarina tem maior teor de gordura insaturada em sua composição e, por ser um produto de origem vegetal, não possui colesterol.
Além disso, as novas versões da margarinas contém muito ômega 6, que é altamente inflamatório e prejudicial para saúde quando consumido em excesso. Por serem gorduras, é recomendado que as duas sejam consumidas com moderação. Mas entre elas, a opção menos prejudicial para saúde é a manteiga.
"A manteiga é a melhor escolha, por ser um produto natural, que possui vitaminas, minerais e antioxidantes necessários para o nosso organismo. Porém, é importante ressaltar que é um alimento rico em gorduras saturadas e assim como todo alimento, deve ser consumido com moderação", afirma Karolaine.
BECEL | Creme Vegetal Becel (500 g)
Esse produto é uma opção ainda mais saudável dentre as margarinas. Ele é um creme vegetal produzido naturalmente através de óleos vegetais e possui ômega 6, que faz bem para o coração! Além disso, ainda conta com a presença de vitaminas A e E e não possui glúten.
Substituições saudáveis à margarinaAzeite. O azeite de oliva extra virgem é um dos óleos mais benéficos para o organismo, pois contém antioxidantes e polifenóis, ajudando a combater radicais livres que degeneram as células do corpo. ... Manteiga de oleaginosas. ... Abacate. ... Ghee. ... Patê
25 curiosidades que você vai gostar
1 - Pastas caseiras: Algumas opções saborosas e saudáveis são pastas feitas de amendoim, castanhas e amêndoas. 2 – Geleia de frutas: Existem várias possibilidades, goiaba, morango, laranja, maracujá, framboesa. Elas podem ser feitas em casa, com frutas orgânicas e frescas ou compradas prontas.
A manteiga Ghee é conhecida por muitos como “manteiga saudável”, e realmente tem mais benefícios que as demais, pois trata de uma opção mais pura. Ela é uma gordura muito apropriada para cozinhar.
Resumidamente, a margarina, pode estar relacionada comprovadamente a disfunções imunológicas, danos em fígado, pulmão, órgãos reprodutivos, distúrbios digestivos, diminuição na capacidade de aprendizado e crescimento, problemas de peso, aumento no risco de câncer, e principalmente: transtornos do metabolismo do ...
Já a margarina é obtida por meio da hidrogenação parcial de óleos vegetais. Segundo a nutricionista Noadia Lobão, da FidBo, a margarina pode fazer mal à saúde e, por isso, seu consumo não é recomendável: - A margarina era feita a partir da hidrogenação de óleos vegetais, ricas em gorduras trans.