Em geral, a corrente contínua (CC) é menos perigosa que a corrente alternada (CA). Os efeitos da corrente alternada no organismo dependem em grande parte da velocidade com que ela alterna (isto é, sua frequência), que é medida em ciclos por segundo (hertz).
As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 mA e 200 mA. Com intensidade próxima dos 100 mA, as paredes do coração executam movimentos descontrolados, o que é chamado de fibrilação.
A sua actuação é por aquecimento, mas pode chegar a produzir um efeito electrolítico no organismo que pode gerar risco de embolia ou morte por electrólise do sangue. Os efeitos mais graves são os produzidos pela corrente contínua rectificada.
Quanto maior a tensão a que uma pessoa é submetida, maior a corrente elétrica que vai passar por ela. Assim, por exemplo, um choque em 220 volts é potencialmente mais perigoso que em 110 volts.
A corrente alternada é utilizada para transmissões de energia elétrica a longas distâncias por conta da facilidade de alteração de sua tensão por meio de transformadores, além de ter perdas muito menores em relação à corrente contínua, sendo uma forma de transmissão de energia mais eficiente e o tipo de corrente que ...
31 curiosidades que você vai gostar
A corrente alternada apresenta como vantagem a possibilidade de abaixar ou aumentar facilmente sua tensão elétrica por meio dos transformadores. Além disso, o uso desse tipo de corrente para a transmissão de alta potência é mais econômico, pois oferece menor perda energética.
Isso porque a corrente alternada pode, facilmente, ficar com uma voltagem muito mais alta que a contínua, e quanto maior é essa voltagem, mais longe a energia chega sem perder força no trajeto.
Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
De 9 a 20 miliampères, além da dor, a pessoa perde parte do controle muscular e não consegue largar o condutor. Acima disso, os problemas passam a ser mais graves, podendo causar a morte. Uma corrente de 75 miliampères produz a contração dos músculos do pulmão, provocando deficiência do sistema respiratório.
A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.
– Porque não há diferença de potencial sobre o seu corpo.
Nosso corpo possui características que facilitam a condutividade de energia elétrica, somos um organismo composto de mais de 60% de agua, porem a agua como composto H²O puro não é condutor de eletricidade, são os compostos salinos que favorecem essa condução. Neste experimento, podemos notar claramente este fenômeno.
Edison deu-se por vencido apenas quando Tesla e Westinghouse jogaram sua maior cartada: a construção da hidrelétrica de Niagara Falls, que utilizava a corrente alternada para gerar quantidades colossais de energia.
Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.
O seu acontecimento pode causar até morte, dependendo da intensidade da corrente elétrica, por isso deve-se ter muito cuidado com tomadas, fios desencapados e até mesmo a rede elétrica de distribuição de energia, pois são muito perigosos e com alto poder para eletrocutar uma pessoa.
Em 12 V certamente, com a pele íntegra e seca, nada te acontecerá. Na execução em cadeira elétrica os eletrodos em contato com a pele do condenado são conectados ao corpo através de uma solução iônica muito boa condutora. Neste caso, garantindo que a corrente circule pelo cérebro e tórax, a morte é rápida.
O contato com uma tensão de 120 volts e uma corrente elétrica de mais de 20 miliampères já pode provocar parada respiratória.
Ou seja, uma instalação de 220V possui fios de transporte de energia mais finos que uma de 127V. Contudo, não há diferença técnica entre as duas tensões, o desempenho de aparelhos iguais mas com voltagens diferentes é exatamente o mesmo, assim como a quantidade de energia consumida.
Para a mesma voltagem de 220 V, a intensidade de corrente elétrica que atravessa o corpo dessa pessoa é de: Nesse caso, a corrente elétrica pode ser fatal para a pessoa, causando parada cardiorrespiratória e queimaduras.
Qual é a melhor tensão para evitar apagões? A 220 volts. Geralmente, um “apagão” ocorre quando as casas solicitam um excesso de corrente elétrica à rede de distribuição.
Com a corrente alternada é muito mais fácil você aumentar e diminuir a voltagem usando transformadores, sendo assim possível levar energia a lugares distantes pelas linhas de transmissão sem a necessidade de estações elétricas no caminho para amplificá-la.
Comportamento da corrente alternada
A CA sofre inversão de sentido constantemente e várias vezes por segundo. Por exemplo, no Brasil, a corrente que chega às casas muda de sentido 60 vezes em um segundo. Isto é, a frequência da corrente é 60 Hz. Entretanto, em outros países, a frequência é 50 Hz.
No sistema brasileiro de transmissão de energia elétrica, ocorrem 120 inversões a cada segundo, ou seja, a corrente elétrica, a cada segundo, percorre o condutor 60 vezes num sentido e 60 vezes em sentido contrário.
A corrente alternada (CA) é a corrente gerada pela grande maioria das usinas e usada pela maioria dos sistemas de distribuição de energia, já que é mais barata de gerar e tem menos perdas de energia do que a corrente contínua ao transmitir eletricidade por longas distâncias. a corrente contínua pode ser melhor.
A desvantagem é que as transmissões em corrente elétrica contínua em alta tensão tem um custo muito elevado para construir as estações terminais e os pátios de comutação.
Como ir de trem de Londres para Escócia?
Pode entrar dentro do Taj Mahal?
Como mudar a senha do Wi-fi Oi fibra?
O que significa a palavra representado?
Qual palavra substitui desenvolvendo?
Como substituir a palavra vontade?
O que pode substituir a palavra seja?
Como substituir a palavra fato?
O que é um enfermeiro pesquisador?
Pode substituir a farinha de trigo por farinha de arroz?
Como fazer para ir de Paraty para Trindade?
O que usar para substituir a palavra que?