Pau-ferro, espécie de grande porte, nativa da Mata Atlântica. ... O pau-ferro possui madeira dura, densa, durável, resistente, de excelente qualidade para a fabricação de violões e violinos e para construção civil. Alguns a chamam de "ébano brasileiro”, por causa de sua alta densidade.
Características: Madeira natural de cerne marrom a marrom-violeta-escuro, frequentemente listrada. Madeira pesada, dura ao corte, moderadamente forte, de textura meio fina a aspera, grã direta a irregular. Aplicação: Móveis finos e lâminas decorativas.
Madeira moderadamente pesada, de cor vermelha clara, textura fina e grã direita, com gosto indistinto e cheiro agradável. Durabilidade Natural: A madeira de Pau-Ferro é muito durável, com alta resistência ao ataque de fungos.
O Pau-ferro é uma árvore nativa da Mata Atlântica, ocorrendo do sudeste ao nordeste do Brasil, nas florestas densas. A copa é arredondada e ampla, com cerca de 6 a 12 metros de diâmetro. O porte é imponente, atingindo de 20 a 30 metros de altura.
Seu nome científico é Caesalpinia ferrea var. leiostachya Martius, em homenagem ao botânico e médico italiano Andrea Caesalpinio (1519-1603). A árvore também possui outros nomes comuns, como pau-ferro-verdadeiro, jucá, ibirá-obi, imirá-itá, muirá-obi e muiré-itá.
30 curiosidades que você vai gostar
Encontrado do sudeste ao nordeste do Brasil, na Mata Atlântica, o pau-ferro é muito comum em praças, parques e ruas do país, sendo facilmente identificado por suas características físicas. O tronco é inconfundível: liso e cinzento quando jovem, aos poucos perde a casca em placas, tornando-se malhado.
1 – Buloke Australiano: Uma árvore de pau-ferro que é nativa da Austrália, esta madeira vem de uma espécie de árvore está presente na maior parte do leste e sul da Austrália. Conhecida como a madeira mais dura do mundo, esse tipo específico tem uma dureza Janka de 2.295 Kg.
A serralheria produz peças em metais essenciais para obras de construção, como grades, portas, portões, janelas, esquadrias e estruturas metálicas. O ferro e o alumínio são algumas das matérias-primas básicas do serralheiro.
Ao contrário desta outra, os pau-ferros têm folhas perenes. Crescimento: é considerado rápido para a densidade de sua madeira (1,4 g/cm³).
folhas compostas bipinadas, de cuja haste central (de 7-20 cm de comprimento) surge um conjunto de 4-7 de pinas, que se estendem em hastes periféricas e são dotadas de até 6 pares de pequenos folíolos elípticos, cobertos de pelos curtos e amarelados. flores amarelas e pequenas, se confundem com a folhagem.
Reconhecido por ter uma madeira dura e forte, o pau-ferro também é uma planta medicinal muito usada contra bronquites, reumatismo e sífilis e agora, ficou demonstrado seu efeito na cura de úlceras gástricas. Também é usado como anti-inflamatório para todo tipo de problemas catarrais de peito, garganta e nariz.
Peter Moon | Agência FAPESP – O jucá (Libidibia ferrea), também conhecido como pau-ferro, é uma árvore amazônica de pequeno porte mas grande potencial. O pó de sua casca é usado como chá pela medicina tradicional da região e para o tratamento de problemas no fígado ou no estômago.
A madeira de lei do pau ferro é muito dura, provavelmente a mais densa e pesada das Américas; alguns chamam-na de "ébano" brasileiro; esta densidade altíssima faz com que a espécie, especialmente em parques, seja constantemente atingida por raios.
Considerada de grande porte, podendo atingir de 20 a 30 metros de altura, o Pau Ferro possui vida perene e é encontrado em praças, parques e ruas também.
Pau-ferro é encontrado do sudeste ao nordeste do Brasil, na Mata Atlântica e é muito comum em praça. Caesalpinia ferrea, conhecida como a árvore do leopardo ou pau-ferro brasileiro, é uma linda árvore que cresce até 10 metros de altura com uma atraente casca mosqueada. Ocorrência: do Piauí a São Paulo.
O ferreiro forjador é o artífice que trabalha o ferro ou outro metal, forjando-o, isto é, moldando-o à quente ou à frio com a finalidade de dar-lhe uma forma.
É comum que alguns carpinteiros se especializem em certos serviços. Por outro lado, os serralheiros fornecem materiais essenciais para edifícios ou estruturas, basta considerar a moldura, o toldo e as portas automáticas.
Executar serviços de serralheria, trabalhando o material, medindo, riscando, furando, cortando, torcendo e unindo partes por meio de parafusos, rebites, solda e outros, de acordo com as especificações de projetos, para reparar, confeccionar e montar estruturas metálicas em geral.
Até o momento, amostras de 11 espécies permanecem intactas e integram o grupo das madeiras tropicais mais duráveis: preciosa, muirapixuna, jataipeba, cumaru, maparajuba, louro-canela, abiurana, pau-santo, muiracatiara-rajada, angelim-vermelho e maçaranduba.
De acordo com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Ipê tem o título de madeira mais resistente do mundo. Por isto é que madeira Ipê é a mais valorizada internacionalmente para construção de decks (Deck Ipê Tabaco, Deck Ipê fêmea / fêmea, e, Deck Ipê f/f).
Qual a melhor madeira para móveis? Duas opções fáceis de encontrar, resistentes e com bom preço, são o cedro e o pinus. Praticamente qualquer tipo de móvel pode ser feito com o cedro. Fácil de lixar e fazer acabamentos, leve, versátil, é resistente à umidade, além de ter um ótimo custo-benefício.
A indicação de uso é de 2 colheres de casca seca, picada, para cada litro de água. Cozinhar em fogo baixo, por 10 minutos a partir da fervura. Após esse tempo, apague o fogo, tampe a panela e deixe repousar por outros 10 minutos. Tome em seguida.
O jucá, também é conhecido como pau-ferro, jucaína, jacá, icainha, miraobi, miraitá, muiraitá, guratã, ipu, e muirapixuna é uma árvore encontrada, principalmente, nas regiões do norte e nordeste do Brasil e possui um tronco liso e descamante, com manchas esbranquiçadas, podendo atingir até 20 metros de altura.
Até o momento, amostras de 11 espécies permanecem intactas e integram o grupo das madeiras tropicais mais duráveis: preciosa, muirapixuna, jataipeba, cumaru, maparajuba, louro-canela, abiurana, pau-santo, muiracatiara-rajada, angelim-vermelho e maçaranduba.
Ipê (Tabebuia)
DENSIDADE: madeira altamente densa, com 13% de umidade tem 1.103 kg/m³, verde tem 1.315 kg/m³.
Quais são os dois tipos de regra de três?
Quanto custa o milheiro da Latam?
O que causa transtorno delirante?
Como é o processo de desinfecção?
Como usar o banho de brilho da keraton?
Qual a melhor maneira de acordar o bebê para poder amamentar?
O que significa ser um planeta gasoso?
São exemplos de recursos não renováveis?
Como desintoxicar a mente das redes sociais?
O que é corrupção passiva privilegiada?
Como transformar o RH em estratégico?
Quanto a Juliana Oliveira ganha?
É permitido o uso de baú em moto?
Qual o objetivo da entrevista clínica?
Quem é o traidor em One Piece?
Qual a origem da pedra da lua?