O que é maceração? O processo de maceração nada mais é do que extrair das plantas, através de um líquido condutor, propriedades que trazem benefícios à pele e a saúde em geral. Muito comum também, por exemplo, é a maceração de ervas, que já são utilizadas comumente no dia a dia, em chás e outras receitas caseiras.
Maceração: consiste no simples contato da droga vegetal com o líquido extrator por um período de tempo determinado. Esta maceração pode ser estática (parada) ou dinâmica (com movimento), com agitação (movimentação em reator) de ambas.
1 - Maceração
É um método de extração à frio. Neste processo a planta fica em contato com um solvente (álcool, óleo, água). O tempo de repouso varia de acordo com a planta e o solvente utilizado. Deverá ser coado antes de ser consumido.
Chá por Maceração:
É uma preparação líquida de requer longa imersão. Aplica-se a qualquer parte da planta. A droga vegetal fica em contato com um solvente durante um intervalo de tempo que pode variar de 30 minutos a vários dias.
Para a extração a frio, a maceração é um processo em que a droga vegetal é extraída em um recipiente fechado em temperatura ambiente, colocado em contato com o líquido extrator por um período prolongado e sob agitação ocasional.
30 curiosidades que você vai gostar
A maceração tem por finalidade fornecer às sementes o grau de umidade necessário para a germinação.
Há três tipos de maceração: mecânica, biológica e química. ... Por fim, a maceração química compreende a adição de produtos químicos na água para melhor limpeza dos tecidos (SILVEIRA et al., 2008). É interessante avaliar a relação custo/benefício de cada técnica, pois todas possuem vantagens e desvantagens.
Enquanto a água atinge a fervura (não usar micro-ondas, ok?), prepare as ervas picando-as em pequenos pedaços, coloque-as em outro recipiente, despeje a água já fervida e o tampe em seguida. É importante que o recipiente permaneça tampado de 5 a 10 minutos.
Muito usada em folhas e ervas, a técnica de maceração consiste em amassar o alimento para extrair seu "suco" e suas principais substâncias. Para macerar hortelã, manjericão, alecrim e outras ervas, por exemplo, basta colocá-las em um recipiente e, então, usar um macerador (ou cabo de colher de pau) para esmagar.
Nesse procedimento, o material botânico deve ser dividido em pequenos fragmentos deve ser deixado em contato com o solvente por um determinado tempo. Na percolação, ao contrário da maceração, o solvente percola a camada de planta pulverizada.
Como fazer – coloque o óleo em um frasco de vidro higienizado, e adicione a erva. Tampe e agite bem. Guarde, bem fechado, em um local escuro (tipo o fundo de um armário) e, diariamente, por 15 dias, agite um pouco o frasco.
O processo de maceração
O óleo vegetal já tem propriedades que beneficiam a pele. Hidratam, regeneram e, por isso, a maceração feita com ele é perfeita para os cosméticos naturais. É um processo sem complicações. Em relação às ervas e flores que você for usar, cuidado com as frescas.
Já para se obter o sumo, a planta fresca deve ser triturada num pilão ou liquidificador. Se a planta apresentar pouco líquido, depois de uma hora de repouso acrescenta-se um pouco mais de água e tritura-se novamente, recolhendo o líquido liberado. O suco ou sumo deve ser consumido no momento em que foi preparado.
O que é maceração da lesão? A maceração ocorre quando a umidade no leito da lesão está acima do normal. Geralmente, isso acontece quando o curativo abafa a lesão, fazendo com que a umidade fique “presa” entre a ferida e o curativo.
A preparação dos esqueletos começa com a remoção de tecidos moles. Nesse processo, é feita a remoção da pele, musculatura, vasos sanguíneos, entre outros. Logo após, os ossos são colocados para macerar em um tambor com água. Eles ficam lá de 60 a 90 dias, dependendo do clima e da temperatura.
Maceração a frio é uma técnica de vinificação muito usada na Borgonha. É também chamada de maceração pré-fermentativa a frio, um nome que bem explica o processo. O sumo da uva fica em contato com cascas e sementes em temperaturas mais frias, que evitam que a fermentação ocorra.
Se quiser também pode macerar as ervas frescas em um recipiente com água, assim irá extrair todo o sumo da planta. Você pode optar por coar ou não, adicionar água do chuveiro e tomar após o banho normal da cabeça para baixo ou do pescoço para baixo.
As ervas bem amassadas e o caldo bem consistente. Deixe esse preparo descansar por no mínimo 10 minutos. Para um banho individual, pelo menos meio litro deve-se aproveitar desse processo. Coe numa peneira, coloque esse conteúdo num recipiente que pode ser um balde pequeno por exemplo.
Macerar o hortelã é um processo delicado, que requer pressionar e amassar as folhas suavemente, usando um utensílio especial. O objetivo é pisar as folhas, liberando seu aroma e sabor intenso.
Como fazer: colocar a água para ferver e, logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligar o fogo. Despejar a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, abafar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar e beber.
Como fazer o chá de ora-pro-nóbis
Em uma chaleira, ferva a água; 2. Acrescente as folhas de ora-pro-nobis e deixe ferver por 10 minutos. Utilize o mel ou o adoçante natural para adoçar o chá, se for da sua preferência.
Isso porque, ao ferver essas ervas, elas podem se volatizar - isto é, perder a função médica pelo alto calor. Às vezes quando a gente está cozinhando a planta perde a propriedade medicinal.
Operação que consiste em emergir uma substância sólida num líquido para que um dos dois adquira propriedades do outro. 3. Processo que consiste em amolecer um corpo pela acção de um líquido ou de pancadas.
Além da eficiência de extração, a maceração dinâmica apresentou em comum ao ultrassom um menor consumo de tempo, em comparação com a maceração estática e a percolação. Um fator importante em um processo extrativo é a sua reprodutibilidade.
A maceração carbônica é um método de produção que incita a fermentação intracelular de cachos de uvas inteiras em um tanque saturado de gás carbônico e sem oxigênio.
Qual o prazo para apelação criminal?
Quais são os direitos dos povos indígenas?
É crime fazer fogo no quintal?
Como é o nome da parte da frente da coxa?
Qual é o verdadeiro nome do Criador?
O que é uma equação incompleta em B?
Qual idade pode tomar Intestin?
Qual o sinônimo de sine qua non?
O que não comer quando se toma anticoagulante?
Quais são os 4 tipos de paisagens?
Quem pode dar aula de reforço?
Como saber se o queijo minas está estragado?
Qual a classe máxima de bônus seguro?
Em quais hipóteses o processo de execução poderá ser suspenso?