O lugar, de acordo com a abordagem da “modernidade”, integra o antigo e o moderno. Os não-lugares, pelo contrário, não são espaços de reunião e não constroem referências comuns para um grupo. Os não-lugares são produzidos pela "super modernidade", outro conceito desenvolvido por Marc Augé.
Se o lugar nos fornece um sentido, uma identidade e uma história, os "não-lugares", conceito cunhado por Augé (1994), são espaços nos quais não estão simbolizadas nem identidade, nem relação, nem história. Contudo, se do lado do lugar [tradicional] há o sentido, há também a não-liberdade, a coação.
De um modo mais simples o termo não-lugar se refere a lugares de passagem, transitórios, que não possuem significado suficiente para serem definidos como "um lugar", por exemplo, um aeroporto ou um supermercado. Eles nos permitem uma maior racionalidade na organização do espaço e um “encurtamento do tempo”.
O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas. A expressão “lugar” é polissêmica, ou seja, possui uma variedade de significados. ... Não há entre os geógrafos um consenso sobre o que seria propriamente o lugar.
As imagens circulam no planeta de forma avassaladora, as identidades começam a perder sua autenticidade, passam a ser globais. No mundo globalizado permeado por uma sociedade de consumo, lugares famosos passam a ser copiados indiscriminadamente.
25 curiosidades que você vai gostar
Lugar: é uma categoria muito utilizada por aqueles pensadores que preferem construir uma concepção compreensiva da Geografia. Grosso modo, o lugar pode ser definido como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana.
Por exemplo: as ruas, as praças, as casas, o bairro, as árvores, os morros, os rios, ou ainda, as cidades que conhecemos bem e com as quais estamos acostumados. É na relação com o lugar que as pessoas ou as sociedades constroem ou produzem o espaço geográfico.
Exemplos de espaço geográfico e categorias geográficas
O lugar é onde existe a afetividade, ou seja, se materializa o seu jeito de ser, a sua cultura e costumes. Exemplo de espaço geográfico (lugar): sua casa e seu quarto. Porém, há também os lugares artificiais como os shoppings, por exemplo.
O Lugar reúne os elementos do espaço, tornando a vida uma realidade concreta por meio das relações do homem em seu cotidiano.
Como ler capacitores de cerâmica?
Quanto custa para entrar em Chichén Itzá?
Como fazer amarelinha tradicional?
Como conectar o PS4 no Remote Play?
Como interpretar resultado de exames de sangue?
Como jogar cartas online com amigos?
Como ler um pino analógico Arduino?
Como jogar sueca com 2 pessoas?
Em que país foi criado o Free Fire?
Como fazer a leitura de uma planta baixa?