Sobre o curso de LUDOPEDAGOGIA E/OU PSICOMOTRICIDADE A ludopedagogia é o segmento da pedagogia que se debruça sobre a importância da ludicidade (jogos, brincadeiras e demais atividades prazerosas de cunho pedagógico) na educação de bebês e crianças.
Compartilhe: A ludopedagogia é um segmento da Pedagogia dedicado a estudar a influência do elemento lúdico na educação. Destaco que não se trata apenas da inserção da brincadeira pura e simples. Ela é uma ferramenta para propósitos pedagógicos dentro das diretrizes educacionais vigentes.
Através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando.
Ludicidade é um “estado de estar”, já psicomotricidade é um modo de olhar o Ser Humano, principalmente, através do movimento corporal. A palavra ludicidade nos remete a brincadeiras, ou melhor, nos remete a um “estado de estar” relativo ao estado similar quando uma criança está brincando.
O curso de pós-graduação EAD em LUDOPEDAGOGIA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS tem como objetivo o profissional para a utilização de ferramentas lúdicas, habilitando-o a criar e promover ambientes de ensino-aprendizagem que propiciem o desenvolvimento da criança, ao mesmo tempo em que facilita a ...
30 curiosidades que você vai gostar
A ludicidade e a psicomotricidade são esferas que tem conquistado espaço, principalmente na educação infantil, por serem o jogo, a brincadeira e o brinquedo dados essenciais da infância. O uso destes permite um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e do amadurecimento infantil.
A psicomotricidade tem como objetivo melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança.
Segundo ela, por meio da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando.
Esta terapia através do brincar permite à criança expressar com maior facilidade os seus conflitos e dificuldades, ajudando-a na sua integração e adaptação social. Sendo o seu grande objetivo promover ou restabelecer o bem-estar psicológico da criança através de atividades lúdicas.
Assim, conclui-se que, através do lúdico as crianças desenvolvem diversos benefícios como a criatividade, a coordenação motora, a sociabilidade, o psiquismo além de explorar o desenvolvimento da linguagem.
É a neuropedagogia, um dos ramos da neurociência que ajuda professores de todos os níveis educacionais a entenderem a relação entre o sistema nervoso e a aprendizagem em diferentes fases da vida.
Assim como já foi mencionado, a ludopsicopedagogia consiste na análise da criança através do ato de brincar. É durante esse comportamento prazeroso que ela desloca para o exterior seus medos, ansiedades e problemas internos, dominando-os ou não pela ação.
Ser um ser humano lúdico é se permitir conhecer a felicidade, buscar inspiração nas crianças, não esperar tantos estímulos de fora, mas, sim de dentro! Tendo a consciência de que se formos adultos mais livres e mais lúdicos possibilitaremos isso as crianças.
Nas atividades trabalhadas nas oficinas, as crianças podem desenvolver agilidade, coordenação motora, percepção visual, competências para ler e escrever, formas de expressão e comunicação, autoliderança, organização do tempo e muito mais.
As atividades lúdicas auxiliam no processo de aprendizagem do aluno na educação infantil, pois trabalham a atenção, a imaginação, os aspectos motores e sociais, visando o pleno desenvolvimento da criança que aprende de forma significativa tornando o ensino de qualidade.
São roteiros de estudo e reflexão sobre o ensino da leitura e da escrita, para serem realizados presencialmente com grupos de professores.
Segundo a ABP, Associação Brasileira de Psicomotricidade, o termo Psicomotricidade traz como significado a junção das funções psíquicas e motoras do ser humano, tendo como princípio o amadurecimento do sistema nervoso. Este processo de maturação é relacionado à origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
Psicomotricidade é a ciência que busca entender os aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano. O ponto de partida é uma visão global pessoa e busca entender especialmente três aspectos: o movimento do corpo, o desenvolvimento intelectual e o lado afetivo e emocional.
A psicomotricidade no desenvolvimento da criança visa favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo-social e psicomotor procurando envolver jogos e atividades lúdicas para proporcionar um processo de ensino-aprendizagem significativo.
Conheça quais são as áreas psicomotorasCoordenação motora global. A habilidade de coordenação motora global está associada à consciência corporal, ao controle da musculatura ampla para realizar movimentos complexos. ... Coordenação motora fina. ... Lateralidade. ... Organização espacial-temporal. ... Esquema corporal.
A capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento é chamada de coordenação motora. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como segurar um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora.
Ludicidade como metodologia significa respeitar a interpretação da criança sobre o mundo e o lugar que ela ocupa nele. Através do lúdico, a criatividade, curiosidade e o desejo por saber acontecem de maneira natural, ampla e fluida, fazendo com que a educação aconteça de forma emancipadora, afetiva e plural.
Nossos resultados indicaram que os jogos e as brincadeiras podem facilitar o desenvolvimento psicomotor, uma vez que estimula sua criatividade, imaginação, seu espaço de exploração, melhora a participação e a motivação da criança, diminuindo sua inadequação.
Na escola, os professores, devem propiciar oportunidades para que, através de jogos e atividades lúdicas, o aluno possa se conscientizar de seu corpo. Atividades para crianças pequenas (até 3 anos): Gincanas, exercícios com bolas, atividades táteis, pintura de corpo, encher e esvaziar recipientes, entre outras.
Como saber se vai ficar queloide?
O que significa purificar o coração?
Quais são as brincadeiras culturais?
Quais são todos os estilos de luta?
Para que serve o nivelador de parede?
Tem como saber o histórico do Wi-fi?
Qual a diferença entre o ventrículo direito e o ventrículo esquerdo?
O que são materiais auxiliares e não auxiliares?
Quanto de dinheiro pode levar no avião?
Porque Xangô tem medo da morte?
Como Gilgamesh morreu eternos?
Por que o número da polícia e 190?
O que são os marcadores sociais?
Quais celular vai receber MIUI 125?
Quantos CRM um médico pode ter?
O que significa porte anestésico?
Qual a diferença de 4K para UHD?