A logística reversa pós-venda consiste no retorno de produtos após sua aquisição por alguma razão comercial ou descontentamento, porém antes de seu uso. Defeitos, arrependimento de compra e pedidos incorretos são exemplos de motivos para clientes solicitarem o recolhimento dos produtos.
A logística reversa de pós-venda se caracteriza pelo retorno dos produtos vendidos que não foram utilizados ou tiveram pouco uso, diferentemente da logística reversa pós-consumo, que é aquela necessária quando o ciclo de vida do produto acaba.
Por tudo isso, é válido entender quais são as três etapas básicas da logística reversa:
A logística reversa pós-consumo trata-se da devolução do produto já consumido ou vencido ao fabricante. ... O exemplo mais fácil de compreender a logística reversa pós-consumo é o de pneus, pois são reutilizados em outros processos, como para a fabricação de asfalto.
O papel do pós-venda seria, então, o de minimizar o tempo que o cliente fica sem o produto que apresentou um defeito, proporcionando-lhe acessibilidade ao serviço de reparos, disponibilidade de peças de reposição e até, por que não, o oferecimento de um produto substituto enquanto o primeiro estiver sendo reparado.
O pós-venda é a parte do atendimento ao cliente que reúne as estratégias pensadas para melhorar a experiência após a compra de um produto ou contratação de um serviço. O objetivo é manter um relacionamento duradouro com os clientes, sempre correspondendo às suas expectativas e necessidades.
Segundo Leite (2003), CDRs são as etapas, formas e meios em que uma parcela dosprodutos comercializados, com pouco uso após a venda, com ciclo de vida ampliadoou depois de extinta a sua vida útil, retorna ao ciclo produtivo ou de negócios,podendo assim agregar valor através de seu reaproveitamento.
As etapas do processo de logística reversa
O processo de logística reversa é feito depois do produto ser utilizado. Nela, a empresa vai atrás das embalagens e após isso retorna com os resíduos. É justamente nessa etapa de coleta que há o trabalho mais complicado para as empresas realizarem.
Os produtos de pós-consumo referem-se àqueles que encerram sua vida útil e que podem ser enviados a destinos finais tradicionais como a incineração ou aterros sanitários, ou retornar ao ciclo produtivo por meio de canais de desmanche, reciclagem e reuso em uma extensão de sua vida útil.
Logística reversa, também conhecida como logística inversa, é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais, além da preservação ambiental. Óleo lubrificante usado: como a logística reversa funciona?
Como a logística reversa de pós-venda pode ser o diferencial na experiência de compra? O mercado está mudando.
Você sabia que a logística reversa é muito importante para as empresas e para a sociedade? Logística reversa, também conhecida como logística inversa, é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais, além da preservação ambiental.
Os processos logísticos têm um papel fundamental no sucesso de uma empresa, já que podem promover maior eficiência e redução de custos operacionais, por exemplo. É o caso da logística reversa, prática-chave para diversos tipos de companhias, dos mais variados setores.
Qual é a verdadeira voz do Mickey?
Como citar obras estrangeiras?
Como é o nome do dragão do Soluço?
Como recortar uma imagem no Photoshop e colar em outra?
Como é a árvore da fruta pitaya?
Como referenciar IBGE na ABNT?
Como fazer referência da Capes?
Como referenciar uma empresa ABNT?
Como fazer referência de imagem tirada da internet ABNT?
Como citar um trecho de um livro exemplo?
Como referenciar figuras da internet no TCC?
Como usar novo home broker Rico?
Quais são os movimentos de LPO?
Porque o kiwi ajuda emagrecer?
Como montar um treino de superior?
Para que serve o Monovit pro A?