A logística reversa pós-venda consiste no retorno de produtos após sua aquisição por alguma razão comercial ou descontentamento, porém antes de seu uso. Defeitos, arrependimento de compra e pedidos incorretos são exemplos de motivos para clientes solicitarem o recolhimento dos produtos.
A logística reversa de pós-venda se caracteriza pelo retorno dos produtos vendidos que não foram utilizados ou tiveram pouco uso, diferentemente da logística reversa pós-consumo, que é aquela necessária quando o ciclo de vida do produto acaba.
Por tudo isso, é válido entender quais são as três etapas básicas da logística reversa:
A logística reversa pós-consumo trata-se da devolução do produto já consumido ou vencido ao fabricante. ... O exemplo mais fácil de compreender a logística reversa pós-consumo é o de pneus, pois são reutilizados em outros processos, como para a fabricação de asfalto.
O papel do pós-venda seria, então, o de minimizar o tempo que o cliente fica sem o produto que apresentou um defeito, proporcionando-lhe acessibilidade ao serviço de reparos, disponibilidade de peças de reposição e até, por que não, o oferecimento de um produto substituto enquanto o primeiro estiver sendo reparado.
O pós-venda é a parte do atendimento ao cliente que reúne as estratégias pensadas para melhorar a experiência após a compra de um produto ou contratação de um serviço. O objetivo é manter um relacionamento duradouro com os clientes, sempre correspondendo às suas expectativas e necessidades.
Segundo Leite (2003), CDRs são as etapas, formas e meios em que uma parcela dosprodutos comercializados, com pouco uso após a venda, com ciclo de vida ampliadoou depois de extinta a sua vida útil, retorna ao ciclo produtivo ou de negócios,podendo assim agregar valor através de seu reaproveitamento.
As etapas do processo de logística reversa
O processo de logística reversa é feito depois do produto ser utilizado. Nela, a empresa vai atrás das embalagens e após isso retorna com os resíduos. É justamente nessa etapa de coleta que há o trabalho mais complicado para as empresas realizarem.
Os produtos de pós-consumo referem-se àqueles que encerram sua vida útil e que podem ser enviados a destinos finais tradicionais como a incineração ou aterros sanitários, ou retornar ao ciclo produtivo por meio de canais de desmanche, reciclagem e reuso em uma extensão de sua vida útil.
Logística reversa, também conhecida como logística inversa, é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais, além da preservação ambiental. Óleo lubrificante usado: como a logística reversa funciona?
Como a logística reversa de pós-venda pode ser o diferencial na experiência de compra? O mercado está mudando.
Você sabia que a logística reversa é muito importante para as empresas e para a sociedade? Logística reversa, também conhecida como logística inversa, é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais, além da preservação ambiental.
Os processos logísticos têm um papel fundamental no sucesso de uma empresa, já que podem promover maior eficiência e redução de custos operacionais, por exemplo. É o caso da logística reversa, prática-chave para diversos tipos de companhias, dos mais variados setores.
Quanto é o salário de um juiz estadual?
Como é caracterizada a linguagem do texto poético?
Para que serve a Ouvidoria Bradesco?
Como avaliar a sensibilidade proprioceptiva?
Quais os principais benefícios da inclusão para sociedade em geral?
Quais as hipóteses de prorrogação de competência?
Em que episódio Dean mata Caim?
Quantas vezes em média o brasileiro olha no celular por dia?
Quais os tipos de isomeria existem entre os pares I II e III?
Qual iPhone mais barato do mundo?
Qual enzima cardíaca que se eleva primeiro?
Qual o horário da aurora boreal?
Como entrar em contato com o Ministério do Trabalho?
Porque o leite gruda na panela?
O que é força centrífuga e centrípeta?