Apesar de originar-se etimologicamente da palavra letra (do latim, littera, letra), a Literatura surgiu nos primórdios da humanidade, quando o homem ainda desconhecia a escrita e vivia em tribos nômades, à mercê das forças naturais que ele tentava entender através dos primeiros cultos religiosos.
A história da literatura estuda os movimentos literários, artistas e obras de uma determinada época com características gerais de estilo e temáticas comuns, e sua sucessão ao longo do tempo. ... Cada escola literária representa as tendências estético-temáticas das obras literárias produzidas em uma determinada época.
Literatura é uma palavra com origem no termo em latim littera, que significa letra. A literatura remete para um conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta. ... A literatura também pode ser um conjunto de textos escritos, sejam eles de um país, de uma personalidade, de uma época, e etc.
Tanto a história quanto a literatura tem como objeto final, como seu “produto” final uma narrativa. As duas (re)contam, narram. Falam sobre fatos, acontecimentos, sobre a realidade. Ambas têm personagens, tramas e enredo na urdidura de sua construção.
A história da literatura procura entender todas as modificações que a produção literária passou ao longo da evolução da sociedade. Quando estudamos a história ou origem da literatura deparamos com um conceito: o de estilos literários ou estilos de época.
É a vontade de ler, o prazer em olhar cada palavra que compõe a história que você se empolga para terminar de ler. ... Assim sendo, precisamos, compreender a leitura como uma arte para, depois, pragmaticamente, despertar o prazer da leitura em meio à crise da palavra escrita.
Neste caso, a literatura não era contemplada como objeto do conhecimento, que pode ser estudado. Os povos de língua românica, inglesa e alemã não lhe alteraram o sentido, alteração que só aconteceu na segunda metade do século XVIII, quando o termo passou a designar o objeto de estudo, a produção literária, a condição dos profissionais, etc.
Afrânio Coutinho, em suas "Notas de Teoria Literária", contribui com este magnífico conceito: A literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada, através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade.
"A Literatura é, assim, a vida, parte da vida, não se admitindo possa haver conflito entre uma e outra. Através das obras literárias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são as verdades da mesma condição humana ."
Dessa forma, a literatura possui um importante papel social e cultural envolvido no contexto em que fora criada, posto que abarca diversos aspectos de determinada sociedade, dos homens e de suas ações e, portanto, que provoca sensações e reflexões do leitor.
Que tipo de peixe que os judeus comem?
Quem tem câncer pode tomar açaí?
Quanto tempo devo guardar comprovante de condomínio?
Qual a ligação entre Geralt e Ciri?
O que é mobilidade na educação física?
O que posso fazer em casa para ganhar dinheiro?
Quem é Betina na novela quanto mais vida melhor?
O que é a profissão de enfermagem?
Qual cidade tem o custo de vida mais barato em Santa Catarina?
Quais são os sintomas de excesso de vitamina B12?
Quanto custa um grama de prata?
O que é a fase de beneficiamento?
Qual o resultado de 6 elevado a 0?
Qual chá é bom para fortalecer os ossos?
Quem tem pressão alta pode infartar?
Quanto custa a multa sem cinto?