O imposto sobre o valor acrescentado é um imposto que incide sobre a despesa ou consumo e tributa o "valor acrescentado" das transações efetuadas pelo contribuinte. Trata-se de um imposto plurifásico, porque é liquidado em todas as fases do circuito econômico, desde o produtor ao retalhista.
O Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) é um projeto do governo brasileiro que visa a substituição e unificação dos impostos cobrados ao consumidor em um único imposto. Para ser criado deve acontecer uma reforma tributária. ... Em Portugal é conhecido como Imposto sobre o Valor Acrescentado, sob a mesma sigla IVA.
A sigla IVA significa Imposto sobre Valor Agregado. Segundo o Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), o IVA é um imposto não-cumulativo cobrado em todas as etapas do processo de produção e comercialização, garantindo-se, em cada etapa, o crédito correspondente ao imposto pago na etapa anterior.
Por exemplo, se um produto tem o preço de R$100,00 para o consumidor final e um IVA de 20%, então R$20,00 é repassado ao governo em forma de tributo. O mesmo pode ser visto quando considerado o valor agregado em cada cadeia produtiva até chegar ao consumidor final.
O acrônimo IVA significa Imposto sobre o Valor Acrescentado. Trata-se de um imposto sobre o consumo que taxa os produtos, os serviços, as transações comerciais e as importações. ... Diz-se que é um imposto indireto, uma vez que o fisco não o aufere diretamente do tributário (contribuinte).
20 curiosidades que você vai gostar
Mas como calcular o IVA de um produto que já possui o imposto incluído no preço? A fórmula é muito simples, basta dividir o preço por 1,23 no caso da taxa ser 23%, ou pelo valor correspondente se a taxa for diferente.
Para obter um número de IVA intracomunitário, deve entregar toda a documentação junto da administração fiscal estrangeira. Este procedimento, efetuado no idioma do país em questão, pode revelar-se longo e complexo.
O IVA, Imposto Valor Acrescentado, é um imposto indireto e é aplicado ao consumo efetuado. Atualmente o IVA é a maior fonte de receita do estado português. São os consumidores finais que pagam o IVA.
As empresas, sempre que fizerem operações de compra e venda de bens e prestação de serviços, ficam sujeitas ao pagamento do IVA. ... Ou seja, quando emitem uma fatura e recebem o valor total da mesma com IVA terão de “devolver” esse valor ao Estado. E a “devolução” é feita através da declaração periódica.
Quais os pontos negativos do processo de modernização do campo?
Como o Evangelho se espalhou pelo mundo?
Como esconder os eixos no SketchUp?
Como tirar um texto do rodapé no Excel?
Como mudar a data de aniversário do Facebook no celular?
Como deixar as linhas de uma tabela invisível no Word?
Como faço para ocultar meu número da Claro?
Quando e onde surgiu a arte marcial?
Como tomar acetilcisteína 600 mg?
Como passar música do celular para rádio do carro?
Como usar Listerine Mastigavel?