iii. Isoquanta (isoproduto) e o mapa de isoquantas: estas curvas se assemelham às curvas de indiferença da teoria do consumidor. A isoquanta é a curva que descreve a combinação de fatores que geram o mesmo nível de produto. O mapa de isoquantas é um conjunto de isoquantas, cada uma descrevendo um nível de produção.
A isoquanta é uma curva que representa as combinações de fatores de produção que resultam na mesma quantidade de produto. O ponto ótimo de uma isoquanta é dado pela intersecção com outra isoquanta que descreve combinações de outros fatores de produção.
ISOQUANTA: é a curva que representa todas as possíveis combinações de insumos que resultam no mesmo volume de produção. ISOCUSTO: é a curva que inclui todas as possíveis combinações de trabalho e capital que podem ser adquiridas por determinado custo total.
O ponto óptimo para cada isoquanta é dado pela intersecção entre os custos totais como a própria isoquanta. Nesse ponto é possível produzir determinada quantidade (valor da isoquanta) com o menor valor de cada fator produtivo.
Uma função de produção descreve a produção máxima que pode ser alcançada com qualquer combinação de insumos. Uma isoquanta identifica todas as combinações diferentes de insumos que podem ser utilizadas para produzir determinado nível de produção.
42 curiosidades que você vai gostar
FUNÇÃO DE PRODUÇÃO
A função produção relaciona as quantidades de fatores utilizadas na produção com a quantidade (máxima) de produto que pode ser obtida. Q – quantidade produzida; K – stock de capital utilizado na produção; L – quantidade de trabalho utilizada na produção.
Função de produção: relaciona a produção com as quantidades físicas dos fatores de produção. Curto prazo: período no qual existe pelo menos um fator de produção fixo. Longo prazo: todos os fatores variam. Fatores fixos: Permanecem inalterados quando a produção varia.
Curto prazo — no contexto da análise microeconômica, o curto prazo é associado ao período de tempo no qual as quantidades de um mais insumos não podem ser alteradas. Estes insumos são chamados insumos fixos.
A regra na teoria microeconômica que apresenta essa propriedade culinária é a lei dos rendimentos decrescentes. Lei que diz que tudo o mais constante, a expansão gerada por uma unidade a mais de insumo, é, cada vez menor, quão maior for a quantidade já usada desse insumo.
C. As isoquantas possuem sempre inclinação descendente porque o produto marginal de todos os insumos é negativo. D. A isoquanta apresenta todas as combinações dos dois insumos que podem produzir o mesmo nível de produção.
Diferenças entre isoquantas e curvas de indiferença: – cada isoquanta está associada a um número exacto de unidades de produção; – assim sendo, enquanto as curvas de indiferença são meramente ordinais, entre isoquantas é possível determinar em quanto uma é maior ou menor do que outra.
Quando a linha de isocusto é tangente à isoquanta, sabemos que: a empresa está produzindo a um custo mínimo. a empresa não está produzindo a um custo mínimo. os dois produtos estão sendo produzidos ao menor custo de insumos para a empresa.
Por que as linhas de isocusto são retas? A linha de isocusto representa todas as possíveis combinações de trabalho e capital que podem ser adquiridas a um custo total constante. ... Se os preços dos insumos são fixos, a razão desses preços é fixa e a linha de isocusto é reta.
O produto total de uma empresa representa a soma total do que ela produz, enquanto o produto marginal representa a produção adicional decorrente do aumento de um único insumo.
Como mencionado, a curva de indiferença é um método gráfico utilizado para determinar as combinações de bens em que o consumidor é indiferente entre qualquer uma delas. Ou seja, o consumidor não tem preferência entre uma combinação ou outra, já que cada uma proporciona o mesmo nível de satisfação.
A economia de escopo ou economia de gama ocorre quando uma empresa produz diversos bens, que teriam um custo mais elevado caso fossem produzidas separadamente.
A lei da utilidade marginal decrescente diz-nos que, quanto maior for a quantidade consumida de um bem, menores são os acréscimos de satisfação ou utilidade associados ao consumo de mais uma unidade do mesmo.
A essa relação, mantidos os demais fatores constantes (coeteris paribus), é chamada Lei geral da demanda.
Relação entre custo marginal e custo médio
Porém, ao adicionar mais unidades, o custo médio vai se reduzindo – até que esse se iguale, em algum ponto, ao seu equivalente marginal. Logo, quando os dois custos são iguais, encontra-se o ponto onde a produção oferecer o menor custo médio possível.
Fatores fixos: são os fatores de produção que não variam com o nível de produção no curto prazo; b. Fatores variáveis: são os insumos cujas quantidades variam com o nível de produção no curto ou longo prazo.
O fato de um insumo ser fixo ou variável depende do horizonte temporal de interesse: todos os insumos são fixos no curtíssimo prazo e variáveis no longo prazo. ... Alguns insumos são fixos no curto prazo, independente da vontade da empresa, simplesmente porque mudar o nível das variáveis requer tempo.
Os Custos Variáveis são aqueles que se alteram de acordo a produção e o fluxo da empresa e do mercado em que ela está inserida. Como por exemplo: matérias-primas, insumos produtivos (água, luz, gás) e comissões de venda. Alguns custos podem ser considerados híbridos, onde a parte fixa é diretamente ligada a variável.
Podemos definir produção como qualquer utilização dos recursos que converte ou transforma uma mercadoria em uma mercadoria diferente no tempo e/ou no espaço. A função de produção mostra a produção máxima que uma empresa pode obter para cada combinação específica de insumos.
Algebricamente e de uma forma simplificada, a função produção pode ser apresentada da seguinte forma: Q = Q(K,L), em que Q representa a quantidade de produto produzida e L e K a quantidade de factores produtivos (neste caso, trabalho e capital respectivamente).
Os fatores de produção são os elementos usados para a produção de bens e serviços, com o objetivo de gerar lucro econômico. Qualquer insumo utilizado para produzir é um fator de produção. Terra, trabalho/mão-de-obra, capital, empreendedorismo, gerenciamento, máquinas e materiais, são exemplos de fatores de produção.
Como instalar o leitor Gemalto?
O que serve para clarear a virilha?
Como ver extrato do Caixa Tem?
Qual a importância do ensino de Geografia para a educação do estudante?
Quanto engorda uma lata de cerveja?
O que a ansiedade causa nos olhos?
Quais as vantagens de utilizar um corte plasma?
Qual é o poder da diamante amarelo?
Como diagnosticar endométrio fino?