É uma medida de proteção passiva, feita pela separação entre edificações, evitando que o incêndio ultrapasse de uma construção para outra. O chamado isolamento de risco pode ser realizado de duas formas: Afastamento; Compartimentação.
O isolamento de risco é uma medida de segurança passiva que tem como finalidade estabelecer critérios para o isolamento de propagação do incêndio por radiação de calor, convecção de gases quentes e a transmissão de chama, garantindo que o incêndio proveniente de uma edificação não propague para outra.
O objetivo é de determinar critérios para isolar externamente os riscos de propagação do incêndio por radiação de calor, convecção de gases quentes e transmissão de chama, para evitar que o incêndio proveniente de uma edificação se propague para outra, ou retardar a propagação permitindo a evacuação do público.
4.1 Edificação expositora: construção na qual o incêndio está ocorrendo, responsável pela radiação de calor, convecção de gases quentes ou transmissão direta das chamas. É a que exige a maior distância de afastamento, considerando-se duas edificações em um mesmo lote ou propriedade.
Kim explicou que, com a nova regra, ficará estabelecido uma espécie de “degradê”, com a previsão de uma distância de 60 metros entre o prédio e as casas. A determinação tem aplicabilidade a partir de construções com três andares.
15 curiosidades que você vai gostar
É proibido construir janelas a menos de um metro e meio do terreno vizinho. O Código Civil traz normas sobre o direito de construir e determina que o proprietário tem liberdade para construir o que quiser em seu terreno, desde que respeite as normas administrativas de construção e não viole o direito dos vizinhos...
30 metros, a Lei de Parcelamento estabelece limite mínimo de 15 metros. Antes da reforma do Código Florestal, em 2012, adotava-se o limite mínimo de 15 metros para construção em perímetros urbanos, tendo sido realizadas obras nestas áreas com observância da metragem até então indicada.
1º passo: Relação largura/altura, X = 50/15 = 3,333 (adotar índice 4, na Tabela A-1;) 2º passo: Determinação do porcentual de abertura, Y = 60% (área considerada da fachada- vedos / área total da fachada); 3º passo: Determinar a severidade, conforme carga de incêndio (Tabela 2) = Classificação de severidade “II”; 4º ...
1.2 A compartimentação horizontal se destina a impedir a propagação de incêndio no pavimento de origem para outros ambientes no plano horizontal. 1.3 A compartimentação vertical se destina a impedir a propagação de incêndio no sentido vertical, ou seja, entre pavimentos elevados consecutivos.
Divisão em compartimentos. 3. Separação em diferentes partes ou secções .
O selo corta-fogo é o responsável por vedar as aberturas onde haveria comunicação entre as áreas, constituindo elemento essencial para que a compartimentação ocorra. Importante salientar que tanto a especificação quanto a fiscalização do selo corta-fogo são muito mais fáceis do que se imagina.
A selagem corta fogo é a proteção que irá manter o fogo confinado somente no local onde ele foi iniciado, para ali mesmo ser combatido por meio do corpo de bombeiros.
SIGNIFICADO DE EDIFICAÇÃO HORIZONTAL
Edificação com no máximo dois pavimentos.
O dispositivo funciona de forma simples e fácil de ser entendida: a propagação da chama e da fumaça para outros ambientes é evitada através do fechamento de uma tampa em chapa com isolamento térmico. Esse fechamento pode ser acionado por fusível térmico, solenóides, motor elétrico, pistão pneumático, entre outros.
Os selos corta-fogo têm como objetivo isolar aberturas em lajes, paredes ou entre áreas, pelo tempo de resistência ao fogo requerido pela legislação local ou normalização pertinente, mantendo a integridade destes ambientes e impedindo a passagem de fogo, fumaça e gases quentes para áreas contíguas.
Tamanho mínimo do recuo
Deve-se levar em conta que o espaço da calçada é de três metros, assim, se você considerar desde a guia da calçada, então o espaço total livre terá de ser 8 metros, sendo 5 metros do recuo e mais 3 metros da calçada.
Pelas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas cada calçada deve ter, no mínimo, 1,20 metro de largura, livre para circulação. Esse limite, no entanto, nem sempre é respeitado. Na maioria das cidades, o dono do imóvel é quem deve construir e cuidar das calçadas.
O Código Civil Brasileiro em seu art. 1301 e seu §1º é que disciplina tal assunto; veja-se na integra: “É defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terraço ou varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho.
Pode sim! De acordo com o código Civil, é permitido abrir janela, construir terraço ou varanda desde que tenha pelo menos um metro e meio de distância do terreno do vizinho. Já as janelas perpendiculares ou cuja visão não incida sobre a linha divisória não poderão ser abertas a menos de 75 centímetros.
Em todos esses casos, a presença de plantas e de materiais naturais deixa o ambiente mais agradável, não só pelo visual mas também porque eles aumentam o conforto em relação à temperatura. Elas são então sempre uma ó tima forma de bloquear a visão dos vizinhos, se for preciso.
Ou seja, ser construído na vertical ou na horizontal não define, de fato, o tipo de imóvel do condomínio, mas sim como no exemplo seguinte: se a parede que divide o imóvel é vertical, logo, o condomínio é denominado vertical, porém, se ela for horizontal trata-se de um empreendimento horizontal.
O termo vertical pode ser usado para informar que se trata de um edifício de apartamentos no formato de torre, que pode ser formado por apenas uma torre ou várias torres irmãs. É uma definição que serve como orientação no caso de venda ou de referência para quem compra um imóvel na planta, por exemplo.
Se a parede que separa as unidades for horizontal, então o condomínio é horizontal, porém se for para cima, então a edificação será vertical. O importante é o plano no qual a construção foi divida”, ressalta.
Já a proteção passiva contra incêndios consiste em medidas de proteção que abrangem meios de escape, como saída e iluminação de emergência e rotas de evacuação. Além disso, a compartimentação e proteção estrutural do edifício também entra em cena nessa questão.
Como se escreve um número negativo?
Quanto ganha um sub gerente do Assaí?
Qual a importância de se ter uma mente com atenção plena para o aprendizado?
Qual a menor capital da Europa?
Quais os tipos de colesterol e a função de cada um?
O que é preciso para ser tutor de uma criança?
Como saber qual é a extensão do arquivo?
Como as não conformidades devem ser tratadas após o processo de auditoria?
Qual a tolerância do radar móvel?
Como saber se o olho está inflamado?
Quais são as atividades da agricultura?