Inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções. Para administrar as emoções e conquistar a inteligência emocional é preciso haver equilíbrio entre as áreas presentes nos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo e o direito.
De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Um exemplo é a pessoa que consegue terminar suas tarefas e atingir suas metas, mesmo sentindo-se triste e ansiosa ao longo de um dia de trabalho.
Daniel Goleman, jornalista científico especializado nessa área, elenca os cinco pilares da Inteligência Emocional (IE), quais sejam:1 – Conhecer as próprias emoções. ... 2 – Controlar as emoções. ... 3 – Automotivação. ... 4 – Empatia. ... 5 – Saber se relacionar interpessoalmente.
Ela pode ser definida, de maneira simples, como a habilidade em reconhecer reações emocionais em si e no outro, assim como entender os efeitos que tais comportamentos exercem. ...
30 curiosidades que você vai gostar
O QUE É E PARA QUE SERVE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? Para Goleman, a inteligência emocional é a capacidade de reconhecer os nossos próprios sentimentos e os dos demais, de nos motivarmos e de manejar adequadamente as relações.
A inteligência emocional (ou autoconhecimento emocional) é a capacidade intrínseca de cada indivíduo em administrar as próprias emoções e compreender as emoções do outro, agindo de maneira empática.
Os 5 pilares da qualidade de vidaAlimentação saudável. Os alimentos são a fonte de energia de que precisamos para realizar nossas atividades diárias e abastecer a demanda nutricional exigida por nosso corpo. ... Relações sociais. ... Equilíbrio mental. ... Exercícios físicos. ... Qualidade de sono.
Controle das emoções ou autogerenciamento
O importante, no entanto, é não cair nas armadilhas do desespero. Essas situações podem impulsionar decisões equivocadas.
Como se mede a frequência de uma onda?
Qual é a articulação da mandíbula?
Como saber a capacidade de um silo?
Qual o papel do fisioterapeuta na saúde do trabalhador?
O que é necessário para ser um skatista?
Como liberar o sinal da Claro TV?
Como fechar as frestas do piso de madeira?
Quando a média é representativa?
Como entrar no roteador D-link dir 819?
Como saber se a ovelha está grávida?
Como reparar buracos grandes na parede?
Como usar os advérbios de frequência em inglês?
Estou amamentando e estou sentindo muita fome?
Como colocar tapa furo de madeira?
O que são hidróxidos Cite três exemplos?