A proctite é uma inflamação do revestimento interno do reto (mucosa retal). A inflamação tem muitas causas, incluindo infecções ou radioterapia. Dependendo de sua causa, a proctite pode ser indolor ou muito dolorida. O médico estabelece o diagnóstico após examinar o interior do reto.
O que fazer: na maioria das vezes, a fissura anal passa sozinha sem necessitar qualquer tipo de tratamento. No entanto, pode ser recomendado o uso de pomadas anestésicas, como a Lidocaína, por exemplo, além de banho de assento com água morna.
Remédios para Proctite
Todavia, quando for causada pelo uso de um antibiótico que extermina a microflora, o metronidazol ou a vancomicina são capazes de destruir as bactérias patogênicas responsáveis pelo extermínio da flora bacteriana normal.
Os sintomas da proctite surgem à medida que ocorre a inflamação do reto, sendo os principais:
A dor é localizada no ânus ou na parte baixa do reto, dura de segundos a alguns minutos e é comumente relacionada com a sensação de espasmo do esfíncter anal, causando uma sensação de peso na pelve.
Remédios com efeito anti-inflamatório, seja por via oral ou retal, como corticoides, sulfassalazina ou mesalazina, por exemplo, pode ser indicados para aliviar os sintomas, principalmente nos casos de doença inflamatória intestinal.
Os remédios caseiros para colite como suco de maçã, chá de gengibre ou chá verde, podem ajudar a aliviar os sintomas relacionados com a inflamação do intestino, como diarreia, dor abdominal ou gases, por exemplo, além de manter o corpo hidratado.
A inflamação retal pode dever-se a diversas causas, mas no geral as mais comuns são: infeções, ser portador de uma doença auto-imune, ser portador de uma doença de transmissão sexual ou devido a substâncias nocivas que entraram em contato com o reto.
Além do tratamento médico é importante evitar todos aqueles alimentos que naturalmente podem produzir irritação intestinal e retal, como os picantes, as comidas muito condimentadas, a cafeína ou os lácteos. Leve uma dieta saudável com alimentos preferencialmente suaves e fáceis de digerir.
O tratamento é orientado pelo proctologista, de acordo com a causa da inflamação e incluem antibióticos ou remédios com efeito anti-inflamatório, como corticóides, mesalazina ou sulfassalazina, por exemplo, por via oral ou retal. Nos casos mais graves, pode até ser necessária a realização de cirurgia para remoção do tecido comprometido.
Remédios com efeito anti-inflamatório, seja por via oral ou retal, como corticóides, sulfassalazina ou mesalazina, por exemplo, são usados para amenizar os sintomas, principalmente nos casos de doença inflamatória intestinal. Nestes casos pode, ainda, ser necessário o uso de potentes medicamentos imunossupressores.
Quais são os hábitos da coruja?
Qual o melhor vermífugo humano?
Quando se inverte o sinal de desigualdade?
Como fixar uma linha da planilha no Google planilhas?
Quais os efeitos colaterais do Lugol?
Como se tornar presidente de um Moto Club GTA V?
Como tomar prednisolona para paralisia de Bell?
Como conseguir um empréstimo no BNDES?
Como tomar remédio em gotas sublinguais?