A indução é um tipo de raciocínio que consiste em afirmar uma verdade generalizada a partir da observação de alguns elementos. Exemplo: “Mário é brasileiro e gosta de futebol, assim como João, Pedro, Henrique, Maria, Joana e outros. Portanto, todo brasileiro gosta de futebol”.
Indução e dedução são formas de raciocínio. Na indução, o raciocínio parte de elementos particulares até chegar em uma conclusão. Na dedução, o raciocínio parte da conclusão para chegar nos elementos particulares. Um exemplo: em uma casa é encontrada uma pessoa morta (conclusão).
5. Como se realiza a indução? Dê um exemplo novo. Na indução, partimos de casos particulares iguais ou semelhantes e procuramos a lei geral, a definição geral ou a teoria geral que os explica e os subordina.
Esse método tem o intuito de chegar a uma conclusão. O método indutivo tem como ponto de partida a observação para, daí, elaborar uma teoria. Sendo assim, ele é muito utilizado nas ciências no qual parte de premissas verdadeiras para chegar em conclusões que podem ou não serem verdadeiras.
Na indução, percorremos o caminho contrário: observando casos particulares, isolados, procuramos neles um padrão, ou uma lei geral que os explica e se aplica a todos os casos isolados análogos aos observados.
25 curiosidades que você vai gostar
Na lógica, método indutivo ou indução é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. A indução, ao contrário da dedução, parte de dados particulares da experiência sensível. De acordo com o indutivista, a ciência começa com a observação.
O que é Indução:
Indução é o ato de induzir, ou seja, chegar a um resultado a partir de elementos previamente presentes ou indiciosos para tal conclusão. Mas, a palavra indução pode se interpretada a partir de diferentes pontos de vista, de acordo com a área do conhecimento humano.
O método indutivo é uma forma de raciocínio que parte da observação. Somente a partir dessa análise é possível desenvolver uma teoria, na qual serão apresentadas premissas com o intuito de chegar a conclusões que podem ou não serem verdadeiras.
A dedução é um processo de raciocínio lógico que parte de uma certeza para a interpretação de dados ou fatos (da causa para os efeitos). Já a indução é o processo inverso, parte-se de dados ou fatos semelhantes para a definição de uma certeza comum (dos efeitos para as causas).
Como são chamadas as teclas do teclado?
Qual valor do Cobalt 2016 LTZ?
Qual a diferença salarial de um trabalhador terceirizado?
O que posso vender em uma loja pequena?
Como saber as músicas que estão em alta no TikTok?
Quem consagrou o apóstolo Paulo?
Quanto valia um bitcoin em 2008?
Quem tirou o Shukaku do Gaara?
O que é o materialismo histórico?
Como devo dar Albendazol para minha filha de 2 anos?
Qual a melhor marca de violão Eletroacustico?
Quem clamou a Deus e Deus respondeu?
Quanto tempo leva para o cabelo crescer 4 dedos?
É possível engravidar logo após parar de tomar anticoncepcional Injetavel?
Como conseguir MT ataque ágil?
Quanto tempo era uma Lua na Bíblia?
Como rastrear celular pelo Google Maps rastreador online grátis?