O índice terapêutico (razão da concentração tóxica mínima para a concentração média efetiva) ajuda a determinar a eficácia e a segurança do fármaco. O aumento da dose de um fármaco com um índice terapêutico pequeno amplia a probabilidade de toxicidade ou ineficácia do fármaco.
Um índice terapêutico alto é preferível a um baixo, pois a dose necessária para atingir o limite tóxico seria muito maior que aquela necessária para atingir o efeito terapêutico.
O índice terapêutico de um fármaco é a razão entre a dose tóxica e a dose capaz de produzir a resposta clinicamente desejada. Na prática, o índice terapêutico é calculado a partir da razão entre a dose letal da droga para 50% da população (DL50), pela dose mínima efetiva em 50% da população (DE50).
Substância de baixo índice terapêutico: é aquela que apresenta estreita margem de segurança, cuja dose terapêutica é próxima da tóxica.
■ ÍNDICE TERAPÊUTICO
Trata-se de uma relação de doses determinadas experimentalmente: a menor dose capaz de induzir um efeito indesejável (tóxico) e a dose ne- cessária para o efeito terapêutico. Quanto maior for o índice terapêutico (IT), mais seguro será o xenobiótico e maior a “janela terapêutica” do me- dicamento.
28 curiosidades que você vai gostar
Quanto maior é o valor do Índice Terapêutico ou da Margem de Segurança de uma substância, menor será o risco de promover intoxicação.
Medicamentos que possuem valores de IT acima de 10 são considerados seguros, com elevada seletividade e especificidade, com reduzidas probabilidades de causarem efeitos adversos, porém, a maioria apresentam uma janela terapêutica estreita (IT<10), devendo ser administrados com cautela.
Conforme RDC 67/2007 as farmácias de manipulação são autorizadas a manipular substâncias de baixo índice terapêutico via oral se a mesma apresentar os recursos exigidos pela legislação e, consequentemente, obter a licença sanitária expedida pela vigilância sanitária local.
As substâncias de baixo índice terapêutico são: Ácido Valpróico, Aminofilina, Carbamazepina, Ciclosporina, Clindamicina, Clonidina, Clozapina, Digoxina, Disopiramida, Fenitoína, Lítio, Minoxidil, Oxcarbazepina, Prazosin, Primidona, Procainamida, Quinidina, Teofilina, Verapamil (cloridrato) e Varfarina.
Devido as grandes diferenças individuais, tanto na manignitude, quanto na extensão dos processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção dos fármacos, uma mesma dose pode ter efeitos distintos em diferentes indivíduos, inclusive no mesmo paciente em momentos diferentes, em função das suas características ...
Quais são os principais fatores que determinam a janela terapêutica?Dose. ... Via de Administração. ... Horário de administração de doses. ... Período de Latência. ... Duração do Efeito. ... Faixa de Efeito Mínimo Desejado ou Efeito Desejado. ... Faixa de Reação Adversos ou Faixa de Efeito Tóxico Mínimo.
A concentração terapêutica situa-se entre as concentrações geradoras de efeito mínimo eficaz (limite mínimo) e efeito tóxico (concentração máxima tolerada, limite máximo). A relação entra as concentrações terapêuticas e tóxicas é chamada índice terapêutico (I.T.)
► Janela terapêutica → é a extensão de tempo em que a concentração do medicamento oferece o desejado efeito: quando reduzida, o efeito está aquém do desejado e, quando acima, aparecem os efeitos tóxicos.
O LD50 é frequentemente usado como um indicador da toxicidade aguda de uma substância; quanto maior a dose que será letal, menos tóxica é considerada.
Definição de Termos Índice terapêutico estreito – as concentrações terapêuticas dos medicamentos estão muito próximas das concentrações tóxicas.
Uma informação muito utilizada é aquela denominada Dose Letal 50 – DL50 que é a quantidade de uma substância química que quando é administrada em uma única dose por via oral, expressa em massa da substância por massa de animal, produz a morte de 50% dos animais expostos dentro de um período de observação de 14 dias ( ...
Placebo é qualquer substância ou tratamento inerte (ou seja, que não apresenta interação com o organismo) empregado como se fosse ativo. Na medicina, injeções de soro fisiológico e comprimidos de açúcar são dos placebos mais usados.
Quais são os Medicamentos de Alta Vigilância
Estes medicamentos incluem: soluções concentradas de eletrólitos; como o cloreto de potássio; cloreto de sódio hipertônico; solução intravenosa de insulina; agentes quimioterápicos; opioides intravenosos; anticoagulantes, como a heparina.
MEDICAMENTOS ALOPÁTICOS: são os medicamentos que produzem efeitos contrários aos da doença. São os mais usados e receitados pelos profissionais de saúde. Pode-se dizer que são os mais usados em todo o mundo.
Quais as exigências legais ao abrir uma farmácia de manipulação?Alvará da Vigilância Sanitária. ... Autorização de funcionamento da empresa. ... Conselho Federal de Farmácia. ... Conformidade com a documentação exigida. ... Criar um plano de negócio. ... Escolha de fornecedores.
9º - A prescrição farmacêutica deverá ser redigida em vernáculo, por extenso, de modo legível, observados a nomenclatura e o sistema de pesos e medidas oficiais, sem emendas ou rasuras, devendo conter os seguintes componentes mínimos: I - identificação do estabelecimento farmacêutico ou do serviço de saúde ao qual o ...
Atividades Não ClínicasAquisição e monitoramento do estoque.Recebimento, armazenamento e conservação dos medicamentos.Fracionamento de medicamentos.Manipulação de fórmulas magistrais e oficinais.Intercambialidade de medicamentos.Realização do exame físico do medicamento.
Uma vez no trato gastrintestinal, um agente tóxico poderá sofrer absorção desde a boca até o reto, geralmente pelo processo de difusão passiva. Poucas substâncias sofrem a absorção na mucosa oral, pois o tempo de contato é pequeno nesse local. O processo de endocitose é típico de organismos unicelulares.
A avaliação de risco, embora seja abordada com diferentes enfoques por determinadas agências e governos, é composta por quatro etapas básicas: (i) identificação do perigo; (ii) avaliação dose-efeito e dose-resposta; (iii) avaliação da exposição; e por fim, (iv) a caracterização do risco.
Potência, eficiência e eficácia
Por exemplo, se 5 mg do medicamento A aliviam a dor com a mesma eficácia que 10 mg do medicamento B, o medicamento A é duas vezes mais potente que o medicamento B. A eficiência é a capacidade do medicamento de produzir um efeito (como redução da pressão arterial).
Qual profundidade para plantar milho?
Como se diz em inglês saudades?
Como mandar mensagem de cobrança pelo WhatsApp?
Como plantar Celosia cristata?
Como mandar uma mensagem pedindo desculpas?
Como se diz feliz aniversário em?
Como plantar espada de São Jorge em vaso?
Como se diz espinha em inglês?
Como faço para plantar hortelã?
Como é o nome de gatinho em inglês?
Como cultivar melão pele de sapo?
Como plantar em sacos de lixo?
Como é que se escreve brasileira em inglês?
Qual o espaçamento para plantar milho no gotejamento?
Como se escreve filmes de ação?
Como plantar o milho orgânico?
Quais regras devemos usar quando queremos usar a forma abreviada dos números ordinais em inglês?