A Educação Física Inclusiva traduz-se em “educação física para todos”, cujo principal objetivo é garantir o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor não só dos estudantes com deficiência, mas de todos os estudantes.
Melhora na autoestima; Redução do estresse; Prevenção de doenças do coração e respiratórias. Todos benefícios citados podem e ser estendidos aos estudantes que possuem qualquer tipo de deficiência, afinal esses são os efeitos esperados com a Educação Física Inclusiva.
1. Como ter certeza de que um aluno com deficiência está apto a frequentar a escola? Aos olhos da lei, essa questão não existe - todos têm esse direito.
“Essa é uma questão importante, que não tem a ver apenas com alunos com deficiência”, ressalta Gunga Castro.
Os impedimentos que alunos com deficiência possuem são definidos também pelas barreiras que eles encontram nas escolas e que acabam por impossibilitar a participação em igualdade. “Um aluno com paraplegia nas pernas, que precisa de cadeira de roda, tem que poder ter acesso à sala de aula que fica no segundo andar.
Vale lembrar que, quando há alunos com deficiência em sala de aula, as medidas a serem tomadas para passar conhecimento requerem adaptação (caso seja necessário). Portanto, formatos excludentes não devem ser considerados em medidas rotativas ao montar as aulas.
Como retirar o palmito da palmeira?
Como saber quem é o contador de uma empresa?
Como tirar número de notificação?
Como configurar a tabulação do Word?
Como retirar o meu nome de um CNPJ?
Como tirar riscos de faca inox?
Como ver extrato detalhado Banrisul?
Como tirar riscos do vidro traseiro do iPhone?
Qual o preço da ervilha fresca?
Como tirar os riscos da mesa digitalizadora?
Como tirar ligações silenciadas do iPhone?