A inclusão de surdos tem como meta colocar a criança em condições sociais de interação com os ouvintes, explorando ao máximo suas condições sócio-cognitivas para o acesso aos bens culturais.
O surdo como um ser social é merecedor de respeito, precisa ser visto como alguém que pode e deve exercer sua cidadania. Tal exercício deve começar desde a infância em seu processo de educação.
Historicamente os surdos estiveram marginalizados da sociedade, considerados diferentes, como bem salienta Sassaki (1997, p. ... Porém, uma vez reconhecida a deficiência auditiva, buscou-se proporcionar aos surdos sua inclusão social.
A construção de uma consciência social inclusiva se afirma pela livre convivência e pelo conhecimento e reconhecimento da diversidade como pluralidade e respeito às diferenças. A Libras, portanto, assume um papel lingüístico de permitir a comunicação, a interação social e a constituição da própria personalidade.
Para que o processo de inclusão seja consolidado, deve-se criar um ambiente favorável, no qual, o aluno surdo possa desenvolver suas potencialidades. Para que o aluno surdo construa o seu conhecimento em uma sala de aula inclusiva, ele deve ser estimulado a pensar e raciocinar, assim como os alunos ouvintes.
Para isso, o ideal é que as empresas apostem na formação de um Comitê de Inclusão. O ideal é que essa equipe seja formado por especialistas em Recursos Humanos. Esses profissionais devem observar as necessidades dos funcionários com perda auditiva e preparar toda a equipe para recebê-los.
Historicamente, os surdos, como parte das minorias nacionais, sempre foram vistos como “sujeitos dignos de pena” pela sociedade, uma vez que são considerados “menos capazes que os 'ouvintes'”.
A pessoa surda, através da Língua de Sinais, pode desenvolver integralmente todas as suas possibilidades cognitivas, afetivas e emocionais, permitindo sua inclusão e integração na sociedade.
Historicamente, os surdos, como parte das minorias nacionais, sempre foram vistos como “sujeitos dignos de pena” pela sociedade, uma vez que são considerados “menos capazes que os 'ouvintes'”. De acordo com Gomes e Ficagna (2017, p.
A exigência do movimento surdo é como a de outras culturas. ... Porém, a maior dificuldade que os surdos enfrentam é a barreira atitu- dinal, pois atrelados a ela estão os estigmas, o preconceito, o entendimento da deficiência auditiva e não da surdez.
CAMPOS1, Leonardo; RODRIGUES2, Bruno; SILVA3, Maria Elena Neves da RESUMO Esta pesquisa bibliográfica buscou observar como foi e como está atualmente a inclusão dos surdos na educação e na sociedade brasileira, tendo o ensino como base da democracia na busca de superar as desigualdades sociais.
Devido a muito métodos de ensino que hoje são considerados errados, a integração dos surdos na sociedade moderna, segundo a opinião de muitos, teve um processo mais lento do que deveria.
A partir da Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), as políticas sociais brasileiras, desenvolveram nos últimos anos, um processo de inclusão dos surdos na comunidade ouvinte, no tocante ao direito à Educação, respeitando os artigos 205, 2 da Constituição Federal de 1988, com a expectativa que eles viessem a ocupar postos no ...
A inclusão de surdos tem como meta colocar a criança em condições sociais de interação com os ouvintes, explorando ao máximo suas condições sócio-cognitivas para o acesso aos bens culturais. Os professores ainda estão inseguros e não sabem como atender os alunos surdos.
Qual é a importância da adaptação?
Quando imobilizar uma fratura?
O que são impactos positivos e impactos negativos?
Quanto custa o desarquivamento de um processo?
Qual das opções é um endereço IPv4 privado?
O que significa supra indicado?
Para que serve a caneta permanente?
Quais os tipos de terapia em grupo?
Pode colocar cordas de aço em qualquer violão?
O que se aprende em Matemática no 5 ano?
Quantos por cento a poupança rende por mês?
Como calcular multa por rescisão antecipada do contrato de locação?
Qual a importância da metodologia científica para a sociedade?
Qual o óleo de cozinha mais saudável?
O que mais vende no hortifruti?