O hífen é um sinal gráfico de pontuação do tipo diacrítico, usado para:
Ligar os elementos de palavras compostas
Unir pronomes átonos a verbos.
Fazer a translineação de palavras, isto é, no fim de uma linha separar uma palavra em duas partes.
Exemplo: antiácido; autoestrada; hidroelétrica. 5. O hífen é utilizado nas palavras derivadas por sufixação em que o primeiro elemento terminar de forma tônica ou com acento gráfico e o segundo elemento for os sufixos "açu", "guaçu", "mirim".
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.
O que é e quando usar o hífen?unir palavras compostas;juntar pronomes oblíquos e algumas formas verbais representadas por mesóclise e ênclise;separar as sílabas de um dado vocábulo;ligar algumas palavras precedidas de prefixos.
Hífen: o uso do hífen [ - ] O hífen [ - ] é usado em substantivos compostos, em palavras formadas por derivação prefixal, em locuções, na colocação pronominal, na divisão silábica, na translineação e em encadeamentos vocabulares, indicando maioritariamente a união semântica de duas palavras.
38 curiosidades que você vai gostar
Usa-se hífen nas palavras compostas comuns, sem preposições, quando o primeiro elemento for substantivo, adjetivo, verbo ou numeral. ... Usa-se o hífen em nomes geográficos compostos com grã e grão ou verbos de qualquer tipo. ... Usa-se o hífen nos compostos que designam espécies vegetais e animais.
Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Aprendendo as regras de acentuaçãoAs palavras oxítonas que terminam em -a(s), -e(s), -o(s), -em, -ens, ou em ditongos abertos, como -éi(s), -éu(s) e -ói(s) devem receber acento.Bom, nesse caso, se o monossílabo for tônico e terminar em -a(s), -e(s) ou -o(s) ele também deverá receber acento.
O hífen foi mantido em substantivos que indicam espécies de animais e vegetais. Exemplos: peixe-espada, mico-leão-dourado, bem-te-vi, erva-doce, pimenta-do-reino e cravo-da-índia. Exceções: quando o nome da espécime é usado fora do contexto de nomenclatura, a palavra perde o hífen.
Quando usar a crase?Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.Observe: Ela se mostrou favorável a + a medida = Ela se mostrou favorável à medida.Portanto:Atenção! ... Observe: Não me refiro a essa, mas a (aquela) da direita = Não me refiro a essa, mas àquela da direita.Resolução.
Palavras compostas são formadas pela união de duas ou mais palavras (ou radicais). Normalmente, apresenta um significado novo, diferente do significado daquelas que a formam. palavra composta: girassol = vegetal que produz uma flor alaranjada e sementes comestíveis.
Os acentos gráficos em Português são o acento agudo [´], utilizado para marcar a vogal tónica aberta numa palavra (ex: lágrima, óptimo), o acento circunflexo [^], utilizado para assinalar a vogal tónica fechada (ex: você, avô), e o acento grave [`], usado para marcar as vogais subtónicas abertas resultantes de uma ...
Acentos gráficos e diacríticosAcento agudo.Acento grave.Acento circunflexo.Cáron.Til.Trema.Cedilha.Anel.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.
A previsão inicial era que as regras fossem cobradas oficialmente a partir de 1° de janeiro de 2013, mas, após polêmicas e críticas da sociedade, o governo adiou a entrada em vigor para 1° de janeiro de 2016.
Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: contra-regra. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contrarregra.
Vejamos o que diz o novo acordo ortográfico: Emprega-se hífen nos compostos com os advérbios BEM e MAL, quando estes formam com o elemento que se lhes segue uma unidade sintagmática e semântica e tal elemento começa por vogal ou h.
Em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, nos termos que se unem para formam um novo significado: tio-avô, porto-alegrense, luso-brasileiro, tenente-coronel, segunda-feira, conta-gotas, guarda-chuva, arco-íris, primeiro-ministro, azul-escuro.
Exemplos com hífen - segunda palavra começa com a mesma letramicro-organismo;micro-ondas;contra-ataque;contra-atacante;anti-inflamatório;sobre-exaltar;sobre-erguer;extra-amazônico;
O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.
O acento agudo (´) é um sinal gráfico utilizado em todas as vogais da língua: a, e, i, o, u. ... Além do acento agudo, o mais utilizado na nossa língua, há também o circunflexo (^) e o grave (`), esse último chamado de crase.
Qual o alcance de uma antena de internet via rádio?
O que é Pentateuco e quem escreveu?
Como deixar o filtro de barro brilhoso?
Qual a diferença do número para o numeral?
Como é calculado o aviso prévio trabalhado?
Quem causa dano deve indenizar?
Qual a definição correta para custos e benefícios?
Quais são os regimes cabíveis nas penas privativas de liberdade?
Porquê meu iPhone carregá até 80?
É mais de um ou são mais de um?
O que são competências em um plano de aula?
O que é capacidade de uma garrafa?
Para que serve azitromicina 1000mg?
Qual a melhor lua para plantar milho no Sul?
Qual o papel das empresas para garantir um mundo melhor?