A assertividade é uma característica muito marcante de pessoas com boas habilidades sociais. Assertividade é a expressão clara, direta, honesta e apropriada dos próprios pensamentos, sentimentos e crenças, de forma a não violar os direitos dos outros.
É a capacidade de expor de maneira objetiva, clara e direta o que se pensa, sente ou quer sem ser passivo tampouco agressivo. Envolve auto-respeito e respeito pelos outros. É você exercer os seus direitos sem violar os direitos dos outros, se colocando, sem ser agressivo e sem ser passivo.
O que é Assertividade:
Uma pessoa que demonstra assertividade é autoconfiante que não tem dificuldades em expressar a sua opinião. Assertividade é uma competência emocional que determina que um indivíduo consegue tomar uma posição clara, ou seja, não fica "em cima do muro".
Para aprender a se comunicar de maneira assertiva, é preciso gerenciar as emoções. Para algumas pessoas, discernir seus processos emocionais já é o suficiente para que modifiquem a forma de se comunicar com os outros. Escrever um diário é a melhor forma de entender o próprio comportamento.
O treino assertivo pressupõe o desenvolvimento de duas competências fundamentais: coordenação de perspectivas entre a pessoa e o interlocutor e flexibilidade. Esta última visa modificar as próprias crenças depois de considerar as do outro, ou mesmo integrar as do interlocutor nas suas (Joyce-Moniz & Barros, 2005).
26 curiosidades que você vai gostar
Tenha respeito sincero pelo outro – Este é o primeiro passo. Não importa qual sua opinião e qual comportamento que exige um feedback, o respeito pelo que o outro sente deve ser prioridade. Seu compromisso é com a verdade apenas e não deve ferir a dignidade do outro.
“O profissional assertivo é aquele que consegue desenvolver a inteligência emocional, pois sabe controlar os seus sentimentos de forma a se comunicar com clareza, transmitindo sua mensagem com respeito e tranquilidade”, explica Livia Bacchi.
Indivíduos assertivos (-A) são emocionalmente estáveis, calmos, relaxados, se negam a se preocupar muito. Indivíduos cautelosos (-T) são inibidos, se preocupam com a sua imagem, buscam o sucesso, são perfeccionistas.
Você também pode ser não-assertivo quando evita o olhar direto para as pessoas, a fala é vacilante, a postura do corpo é tensa, os movimentos são estranhos. Isso é ser não-assertivo. Uma forma não assertiva sutil pode ser percebida quando um não respeita a capacidade do outro em lidar com os problemas.
Como ligar o paquímetro digital?
Como fazer uma representação decimal?
Como inverter o sentido de rotação de um ventilador de teto?
O que escrever na revisão teórica?
O que é uma triagem psicológica?
Como ligar um DPS no quadro trifásico?
Como montar um serviço de telemensagem?
Como usar a tag vídeo em HTML?
Como ativar a tecla TAB no Word?
Como apertar o F11 no notebook?
Como fazer um jogador passar no FIFA 21?
Qual tipo de blusa para usar com saia plissada?
Como conectar Oi TV na internet?