A glomerulonefrite é uma inflamação do glomérulo, uma unidade funcional do rim formada por capilares, no qual ocorre a filtragem do sangue e, também, a formação da urina. Os glomérulos são responsáveis por remover o excesso de fluidos, eletrólitos e demais resíduos da corrente sanguínea e passá-los para a urina.
A glomerulonefrite pode evoluir para outras complicações como a síndrome nefrótica aguda, alterações do sangue, doença renal crónica, infeções urinárias de repetição, insuficiência renal terminal, acumulação de fluidos com insuficiência cardíaca ou edema pulmonar, aumento dos níveis de potássio, hipertensão arterial, e ...
As glomerulonefrites podem ser primárias ou secundárias, agudas ou crônicas. As primárias se instalam diretamente no glomérulo e, em geral, são causadas por alteração imunológica resultante de infecções por vírus ou bactérias. Conforme os sinais clínicos que apresentem, elas recebem denominações específicas.
Quando surge uma glomerulonefrite rapidamente progressiva, fraqueza, fadiga e febre são os sintomas iniciais mais frequentes. Também são comuns perda de apetite, náuseas, vômitos e dor abdominal e nas juntas.
Glomerulonefrite pós-estreptocócica é uma doença dos rins, que ocorre após a infecção por uma bactéria chamada Streptococcus. As bactérias estreptococos causam infecções comumente nas amígdalas e na pele.
Existem diferentes tipos de glomerulonefrite, sendo que elas podem ser classificadas de acordo com as suas causas e características como:
Os sintomas de nefrite podem ser: diminuição da quantidade de urina; urina avermelhada; excesso de suor, especialmente no rosto, mãos e pés; inchaço dos olhos ou das pernas; aumento da pressão arterial e presença de sangue na urina.
Glomerulonefrite é uma doença que provoca a inflamação de uma região do rim, conhecida como glomérulo. Essa região é responsável pela filtragem do sangue e a formação da urina.
Tanto o exame de urina como a dosagem de creatinina e ureia no sangue podem sugerir deficiências da função renal. Havendo indicação de problemas no processo de filtragem dos rins, pela presença de substâncias em níveis anormais, o médico costuma aprofundar-se na investigação com testes mais precisos e específicos.
Uma das principais causas da nefrite são as infecções provocadas por qualquer microorganismo que forme um complexo conhecido como antígeno-anticorpo, que acaba indo parar no rim. Malária, tifo, salmonela, toxoplasmose, herpes e outros vírus e bactérias podem causar tais infecções.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de glomerulonefrite são: Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.
A glomerulonefrite pode, eventualmente, evoluir para a forma crônica da doença – principalmente após uma crise de glomerulonefrite aguda. Os principais sintomas de glomerulonefrite dependem muito das causas da doença e se ela é aguda ou crônica.
O prognóstico das pessoas afetadas com glomerulonefrite rapidamente progressiva depende da seriedade da cicatrização glomerular e do fato de a doença subjacente ser curável ou não, como no caso de uma infecção.
Por outro lado, se a doença por causada por outra condição de saúde, como lúpus ou diabetes, ela é chamada de glomerulonefrite secundária. Muitas condições podem causar glomerulonefrite. Às vezes, a causa é desconhecida. As condições que podem levar à inflamação dos glomérulos são:
Qual o valor da passagem de Uberlândia para Caldas Novas?
Como usar inalador de salbutamol?
Tem voo direto para Morro de São Paulo?
Qual a mensagem que o filme A Bela e A Fera passa?
O que é preciso para ser locutor de rádio?
Quanto ganha um fisioterapeuta da Anvisa?
Que profissão e internacionalista?
Como ser inteligente igual ao Batman?
Como fazer para ter liberdade dos pais?
Como imprimir imagem grande na a4?
Como dividir um site em colunas?
Qual o valor da passagem de Uberlândia para Uberaba?