Um sistema de informação geográfica, também conhecido como GIS, é um sistema de hardware, software, informação espacial, procedimentos computacionais e recursos humanos que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.
Esse termo é oriundo do inglês GIS (Geographic Information System). O Sistema de Informação Geográfica, de acordo com TEIXEIRA (1995) trata-se de um conjunto de programas, equipamentos, metodologias, dados e pessoas (usuário), perfeitamente integrados.
O conceito de sistemas de informações geográficas
De uma forma resumida, é possível definir os sistemas de informações geográficas (SIG ou GIS, na sigla em inglês) como um conjunto de procedimentos utilizados para armazenar, manipular e modelar informações georreferenciadas.
O Sistema de Informações Geográficas – SIG é um conjunto de sistemas de softwares e hardwares capazes de produzir, armazenar, processar, analisar e representar inúmeras informações sobre o espaço geográfico, tendo como produto final mapas temáticos, imagens de satélites, cartas topográficas, gráficos e tabelas.
As ferramentas computacionais para geoprocessamento, conhecidas como Sistemas de Informação Geográfica (SIG) permitem realizar análises complexas ao integrar dados de diversas fontes dando origem a bancos de dados georreferenciados.
45 curiosidades que você vai gostar
É importante destacar que estas cinco etapas só se iniciam após se ter definido quais os objetivos do SIG a ser desenvolvido.
...
DESENVOLVENDO UM SIGAquisição de Dados;Manipulação dos Dados;Análise das Informações;Gerencia de Produtos e.Tomada de Decisão.
O sistema de informação gerencial fortalece o plano de atuação das empresas, a geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis, garantindo uma estruturação de gestão diferenciada. Além disso, melhora o processo de tomada de decisões pelos gestores.
Os SIGs podem ser utilizados para auxiliar o gerenciamento de infra-estrutura, logística, administração de frotas e diversas outras tarefas relacionadas a transporte, sendo também muito útil no monitoramento de ferrovias e rodovias.
O SIG dispõe aos pesquisadores uma diversidade de softwares que armazenam, manipulam e projetam mapas digitais, associando a um banco de dados informativo, que auxilia o pesquisador a gerar soluções para os problemas de análise do planejamento urbano e com isso melhor analisar seu objeto de estudo.
Um SIG, enquanto ambiente computacional, é composto pela seguinte estrutura hierárquica: interface com usuário; entrada e integração de dados; funções de consulta e análise espacial; visualização e plotagem; e a gerência de dados espaciais (armazenamento e recuperação de dados).
Os SIGs são sistemas cujas principais características são: “integrar, numa única base de dados, informações espaciais provenientes de dados cartográficos, dados de censo e de cadastro urbano e rural, imagens de satélites, redes, dados e modelos numéricos de terrenos; combinar as várias informações, através de ...
O SIG é uma importante ferramenta para o estudo do espaço natural e geográfico. Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são equipamentos e meios tecnológicos para se estudar o espaço terrestre. São utilizados por pesquisadores, empresas, ONGs, governos, serviços de inteligência, entre outros.
Sistemas de Informações Geográficas: SIG.
GIS é a sigla, em inglês, para Geographic Information System, ferramenta de informática que permite integrar bases de dados de origens distintas sobre uma base cartográfica digitalizada. ...
O SIG auxilia nas funções de planejamento, controle e organização de uma empresa, fornecendo-lhe informações seguras e em tempo hábil para a tomada de decisão.
Os Sistemas de Informação Geográfica se aproximam da Cartografia por terem uma série de processos automatizados que concernem ao fazer Cartografia, que permitem a promoção da elaboração cartográfica em variadas etapas. ... A estrutura dos SIG facilita a organização, estruturação, manipulação e análises dos dados.
SIGs e o meio ambiente: controle de queimadas, desmatamento e reflorestamento, agricultura de precisão e turismo. ... Os SIGs, utilizados inicialmente apenas no auxílio à elaboração de mapas, vêm sendo cada vez mais utilizados na extração de informações e tomada de decisões, inclusive de ordem ambiental.
As vantagens mais comuns da utilização do SIG são que os dados, uma vez inseridos no sistema, são manipulados com rapidez; além disso, o sistema permite análises dos dados de forma mais eficiente, utilizando ferramentas matemáticas e estatísticas sofisticadas e também com menor subjetividade do que se fossem realizadas ...
Redução de custo na hora das operações de venda; Maior organização de projetos e demandas; Estrutura organizacional com maior fluxo de informações; Otimização da tomada de decisão já que assim o empreendedor consegue ter acesso mais rápido ao que precisa para fechar um negócio.
SIG tem os seguintes componentes :Interface com usuário;Entrada e integração de dados;Funções de processamento gráfico e de imagens;Visualização e plotagem;Armazenamento e recuperação de dados (organizados sob a forma de um banco de dados geográficos).
Fases do SIG: a) fase de conceituação; b) fase do levantamento e análise; c) fase de estruturação; d) fase de implementação e avaliação.
Resposta: Sistema de Informação Geográfica. Ele está presente em nosso cotidiano por meio dos aparelhos de GPS portáteis, em automóveis e celulares, e nos softwares de localização e de mapeamento personalizados.
[ Linguística ] Vocábulo formado com as letras ou sílabas iniciais de uma sequência de palavras e que geralmente se pronuncia soletrando o nome de cada letra (ex.: UE [por União Europeia ] e E.U.A. [por Estados Unidos da América] são exemplos de siglas).
Região é uma grande extensão de terreno. É um território que, pelo clima, solo, vegetação, produção econômica e outras características próprias, se diferenciam dos territórios próximos. É uma área delimitada, demarcada, estabelecida.
O aparelho de GPS é um sistema de navegação que permite encontrar localizações geográficas. ... A localização geográfica ocorre em razão da emissão de rádio dos satélites, que são captadas por receptores GPS na Terra, onde são decodificadas as informações e fornecidos a latitude, longitude e altitude.