A gamaglutamiltranspeptidase ou gamaglutamiltransferase é uma enzima que pode ser encontrada em membranas celulares, estando envolvida na transferência de aminoácidos através da membrana celular.
Está presente nos microssomos de hepatócitos e vias biliares.
A elevação na GGT indica que algo está produzindo lesão no fígado, mas sem especificar a causa. Em geral, quanto maior a dosagem, maior é a lesão produzida. Níveis elevados podem ser provocados por doença hepática, mas há outras causas possíveis como insuficiência cardíaca congestiva e consumo de álcool.
GGT é a sigla para Gama Glutamil Transferase. O exame de GGT também pode ser chamado simplesmente de Gama GT ou de gamaglutamiltransferase. A Gama Glutamil Transferase é uma enzima encontrada no fígado e em outros órgãos do corpo humano, como rins, vesícula biliar e pâncreas.
Em alguns casos, é recomendável iniciar o tratamento medicamentoso para diminuir os níveis de Gama GT. Algumas substâncias como a azatioprina, estrógenos, clofibrato e metronidazol são indicadas, porém, sob recomendação médica.
Quanto mais alto o valor de Gama-GT maior é o grau de inflamação hepática (refere-se a gravidade da lesão, mas não é uma escala linear). Valores de referência para Gama-GT (pequenas variações dos valores podem ocorrer nos diferentes laboratórios): Homem: 08 a 61 U/L; Mulher: 05 a 36 U/L.
22 curiosidades que você vai gostar
No entanto a realização desse exame é mais recomendada nos casos de suspeita de cirrose, esteatose hepática, que é a gordura no fígado, e uso excessivo de álcool. O valor de referência variam de acordo com o laboratório sendo normalmente entre 7 e 50 UI/L.
Depois de consumir bebida alcoólica, a Gama-GT normalmente demora entre 15 e 20 dias para baixar aos níveis normais, podendo elevar-se novamente em pouco tempo se a pessoa voltar a ingerir álcool. Recomenda-se ficar, pelo menos, 72 horas sem consumir bebidas alcoólicas antes de fazer o exame de Gama-GT.
Quais os sintomas do Gama-GT alto?
Fraqueza;
Fadiga;
Perda de apetite;
Náuseas e vômitos;
Dor ou distensão abdominal;
Icterícia (pele e olhos amarelados);
Alteração da cor da urina e das fezes;
Coceiras.
10 alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado
Abacate. Além de ser uma fonte de nutrientes e gorduras boas, o abacate, quando consumido regularmente, ajuda na produção da glutationa pelo organismo. ...
Alho. Segundo o dr. ...
Azeite de Oliva. ...
Cúrcuma. ...
Espinafre. ...
Grãos integrais. ...
Laranja. ...
Nozes.
Para baixar o nível de GAMA GT no sangue é necessário tratar a causa do aumento. O gama-GT é um exame que detecta inflamação no fígado e nas vias biliares. O resultado alterado não é por si só uma doença, mas sim um sinal dessa inflamação.
O valor do Gama GT considerado normal varia entre 0 e 30 U/L, sendo que para os homens o valor é um pouco maior do que para as mulheres. Dentro dos intervalos, os valores correspondem a: 07 a 60 U/L para homens; 05 a 43 U/L para mulheres.
A elevação dos níveis de TGO e TGP pode indicar lesão de células do fígado, por infecções, medicamentos, intoxicação, tumores, traumas, dentre outros fatores. A elevação de TGP é mais específica, enquanto a elevação de TGO pode indicar lesão em outros órgãos e tecidos como músculos, rins, cérebro e coração.
O que é TGO? O TGO é a enzima conhecida como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase). Ela é produzida no fígado, mas também está presente no coração, músculos, rins e cérebro. Apenas a análise de seus níveis não é o suficiente para detectar doenças hepáticas.
O exame da fosfatase alcalina é geralmente utilizado para investigar doenças no fígado ou nos ossos, quando estão presentes sinais e sintomas como dor no abdômen, urina escura, icterícia ou deformações e dor ósseas, por exemplo.
São necessárias algumas investigações para podermos concluir se estas pequenas alterações estão ou não relacionadas à eventual doença As causas mais frequentes são o álcool, esteatose hepática, medicamentos e as hepatites B e C. A tolerância do fígado ao álcool varia muito de indivíduo para indivíduo.
A orientação dos nutricionistas é diminuir a ingestão de carboidrato, principalmente na forma de carboidrato simples, como o açúcar, os doces. É indicado também reduzir a ingestão de gordura, e reforçar a ingestão do cálcio encontrado no leite e derivados.
Concentrações altas dessas enzimas no sangue tendem a indicar alterações ou doenças no fígado. Presumivelmente, muitos casos são devidos a depósitos de gordura no figado, condição conhecida como esteatoses.
O acúmulo de gordura no fígado, também chamado de esteatose hepática, pode acontecer devido a diversas situações, no entanto está mais relacionado à hábitos de vida pouco saudáveis, como ter dieta rica em gordura e carboidratos, sedentarismo e consumo de bebidas alcoólicas em excesso.
Ureia alta
O aumento da concentração de ureia no sangue pode indicar que há grande quantidade de ureia sendo metabolizada pelo fígado ou que os rins não estão funcionando corretamente, havendo alteração no processo de filtração do sangue.
Com um valor isolado de Gama GT não é possível estabelecer diagnóstico algum. Este valor mencionado (255) está acima do valor de referência e, portanto a sua enzima Gama GT apresenta elevada.
A cirrose compensada, quando a pressão na veia portal se encontra em níveis normais a expectativa de vida e muito boa, em media de 12 anos.
Os sintomas mais comuns que aparecem como alertas no início do desenvolvimento da cirrose costumam ser a fadiga, perda de energia, perda de apetite e de peso, náuseas, dores abdominais e pequenos derrames na pele.
Os principais sintomas da cirrose são: náuseas, vômitos, perda de peso, dor abdominal, constipação, fadiga, fígado aumentado, olhos e pele amarelados (icterícia), urina escura, perda de cabelo, inchaço (principalmente nas pernas), ascite (presença de líquido na cavidade abdominal), entre outros.
Quando o TGO ou o TGP estiverem elevados, podem significar um mundo de problemas, desde causas muito simples até outras extremamente complexas. Caso seja confirmado que as enzimas realmente estão altas, entre 50 e 100, indico que você procure o mais rápido possível o seu médico e repita o exame com um intervalo.
O exame do aspartato aminotransferase ou transaminase oxalacética (AST ou TGO), é um exame de sangue solicitado para investigar lesões que comprometem o funcionamento normal do fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo.
Como encontrar um novo amor depois dos 40 anos?
Quais são os setores de uma empresa?
O que faz a parte administrativa de uma empresa?
Qual a vantagem de trabalhar 12 por 36?
Como saber o número da matrícula da Sanepar pelo CPF?
Como faço para ocultar comentários e reações enquanto assisto a um vídeo ao vivo no Instagram?
O que pode ser Carocinhos no braço?
Como foi o Paredão Falso do BBB?
Como organizar melhor o celular?
Para que serve o ventilador da geladeira Continental?
Como preparar um altar para Domingo de Ramos?
Como funciona os jogos no Xbox Series S?
Como funciona o sistema digestivo das galinhas?
Como reservar passagem aérea gratuita para idoso?