O gesso liso desempenado consiste num acabamento de maior economia, que é aplicado diretamente sobre a alvenaria. Assim, a instalação do produto dispensa chapisco, emboço, reboco e também massa corrida, já que garante um resultado de ótimo desempenho e pronto para realizar pinturas.
O gesso desempenado, é mais fácil de executar, mas ele acompanha as irregularidades do teto ou da parede, assim resultando em uma pior qualidade no acabamento. O gesso sarrafeado pode ser feito em espessuras maiores, assim escondendo as irregularidades da parede ou teto e dando uma melhor qualidade no acabamento.
Retira-se os excessos com uma régua de alumínio, conferindo-se a espessura conforme as referências utilizadas. Desempena-se bem, principalmente os cantos, procurando tirar ondulações e falhas, usando desempenadeira de aço. Em seguida aplica-se uma última camada para corrigir falhas e atingir a espessura desejada.
O gesso sarrafeado permite que sejam feitas taliscas em todo o perimetro da parede ou teto, afim de ocupar toda as imperfeições das mesmas, deixando assim, as paredes e tetos no prumo adequeado.
Reboco de parede com gesso
Diferentemente da argamassa, que necessita que a parede esteja preparada com chapisco, emboço e reboco, o gesso pode ser aplicado diretamente nos tijolos ou blocos quando a estrutura estiver aprumada e dentro do esquadro.
27 curiosidades que você vai gostar
A aplicação se assemelha à do reboco tradicional (massa fina) e deve ser feita diretamente sobre a alvenaria, que tem de estar limpa e sem irregularidades. Basta uma demão. Antes da pintura, porém, a superfície precisa receber selador (a menos que a tinta seja própria paragesso) e uma camada de massa corrida.
Para paredes externas, muros, áreas de cozinha, de serviço ou banheiro, o reboco é o material mais indicado, pela maior resistência a umidade. Já o gesso é indicado para sancas, pequenos acabamentos, paredes internas de apartamento (que são menos propício a ação da água) e para isolamento acústico!
O gesso projetado deve ser aplicado de baixo para cima, na horizontal e apenas uma linha por vez, até que toda a superfície esteja coberta. Além disso, vale ressaltar que, quando a aplicação for sobre uma laje, o sentido de projeção adotado deve ser único.
BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Confere maior plasticidade, melhora a impermeabilidade e evita a retração das argamassas. Pode ser usado em áreas externas e internas ou sujeitas à umidade.
Preferencialmente, a camada de Gesso Liso tem entre 3 e 10mm de espessura (o ideal é 5mm), para se evitar o surgimento no futuro de rachaduras, fissuras e problemas na pintura. Sua secagem leva cerca de 3 dias e a superfície resultante é uniformemente branca, lisa e sem ondulações ou imperfeições.
O gesso, tanto em pasta quanto em argamassa, não deve ser utilizado em exteriores por se deteriorar na presença de água, devido a sua alta solubilidade, que pode ser solucionada com a utilização de resinas especiais (impermeabilizantes).
Desta forma, apresentaremos dicas para pôr gesso na parede pintada. Primeiro, você deve nivelar a superfície da parede, em seguida misture o gesso com água em uma proporção de 36 a 40 litros de água para cada saco, e depois aplique na superfície.
O BIANCO é aplicado na forma de chapisco com colher de pedreiro ou equipamento de projeção, no traço de 1:3 (cimento:areia média), misturado na água de amassamento na diluição 1:2 (BIANCO:água). O chapisco pode ser feito também na forma de pintura, utilizando o rolo para textura alta.
SUBSTITUI O BIANCO COM MENOR VALOR EO DOBRO DE RENDIMENTO Já conhece o Liquifort? Ele é um adesivo sintético de alto desempenho que proporciona ótima aderência ao chapisco ou argamassa, inclusive em isopor.
Um saco de 40 kg de gesso desempenado reveste, em média, uma área de 2 a 4 m². Contudo, o mesmo volume de gesso sarrafeado, cuja espessura da camada é maior, rende uma média de 1 a 2 m².
Em média, o valor dos materiais para instalação de gesso liso é de R$ 40 o metro quadrado.
Já o reboco com gesso é uma alternativa mais econômica, comparada com o revestimento tradicional, pois pode ser aplicado diretamente na parede, sem a necessidade de fazer as três camadas de massa.
Tem como vantagem ser mais resistente, inclusive à água, e pode ser aplicado interna e externamente, além de ser muito durável.
Para cada aplicação, há uma solução projetada para se aplicar corretamente. A garantia dos fabricantes de gesso acartonado, variam em torno de cinco anos de garantia contra defeitos de fabricação no material. Mas com os cuidados certos e a correta instalação e manutenção, sua vida útil se estenderá por muitos anos.
O assunto em questão é o reboco de paredes internas, que agora pode ser substituído por tintas especiais. Aplicadas com rolo ou desempenadeiras, elas cumprem a função da argamassa. São eficazes para construções com blocos de concreto e drywall.
Conhecido como argamassa de ancoragem, regularização e acabamento, o produto Plastter, da empresa que leva o mesmo nome, substitui o chapisco, reboco e massa acrílica, reduzindo o custo da mão-de-obra.
Qual as etapas da gestão do conhecimento?
Qual a influência da superfície de contato em uma reação?
Quando ocorre a implantação do embrião no útero?
Quais são as formas de controle de constitucionalidade?
Como acessar o log do celular?
Quanto custa estudar na universidade de Oxford?
Qual é o maior dos três lados de um triângulo retângulo?
Quanto ganha um fisioterapeuta hospitalar?
Quais são os tipos de micronutrientes?
Qual a religião do povo da Suécia?
Qual a melhor marca de panelas do mundo?
O que acontece se tomar muito desloratadina?
Qual a importância da oralidade e da escrita?
Como é calculada a necessidade de calagem em um solo qualquer?
O que rima com a palavra verso?