Gerundismo é o nome dado ao uso inadequado do gerúndio. Ele é formado pela ideia do futuro em andamento, ou seja, como se a ação não fosse terminar nunca. Já o gerúndio, quando empregado de forma correta, significa uma ação em andamento - e não o futuro em andamento.
O gerúndio deve ser evitado, já que seu uso excessivo pode levar ao gerundismo, fenômeno considerado como um vício de linguagem. ... O gerúndio, assim como as demais formas nominais, é formado pelo tema (radical + vogal temática) e, em seu caso específico, acrescido da desinência -ndo.
O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. Transmite, assim, uma noção de duração e continuidade de ação verbal.
O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.
2-Gerundismo é um vício de linguagem e que, por isso, deve ser evitado. É encontrado muitas vezes quando opta-se pelo uso frequente do gerúndio havendo em seu lugar uma conjugação apropriada em termos gramaticais.
O que foi a evolução das espécies?
Quais os riscos para um doador de rim?
O que é a escala de manchester?
Quanto dar de entrada em um veículo usado?
Para que serve a escala na música?
Como funciona a energia dos cristais?
Como inserir assinatura no Libre Office?
Como trabalhar o romantismo no ensino médio?
O que é preciso para trabalhar na defesa civil?
Como fazer uma desintoxicação alimentar?
Quais atividades que o pedagogo pode desenvolver no contexto empresarial?
O que precisa para ser Jovem Aprendiz Itaú?
O que é processo de execução da pena?
Quanto custa adoção de embrião?
O que é uma pessoa que tem disciplina?
Como trabalhar na Disney California?