Gerundismo é o nome dado ao uso inadequado do gerúndio. Ele é formado pela ideia do futuro em andamento, ou seja, como se a ação não fosse terminar nunca. Já o gerúndio, quando empregado de forma correta, significa uma ação em andamento - e não o futuro em andamento.
O gerúndio deve ser evitado, já que seu uso excessivo pode levar ao gerundismo, fenômeno considerado como um vício de linguagem. ... O gerúndio, assim como as demais formas nominais, é formado pelo tema (radical + vogal temática) e, em seu caso específico, acrescido da desinência -ndo.
O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. Transmite, assim, uma noção de duração e continuidade de ação verbal.
O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.
2-Gerundismo é um vício de linguagem e que, por isso, deve ser evitado. É encontrado muitas vezes quando opta-se pelo uso frequente do gerúndio havendo em seu lugar uma conjugação apropriada em termos gramaticais.
Qual o material usado na intubação?
Como solicitar auxílio maternidade pelo meu INSS?
Como jogar jogos do Game Pass offline?
Como não ser descoberto no Among Us?
Qual o valor do patrimônio de Eduardo Saverin?
Como soldar aliança de ouro em casa?
Como fazer combinação de looks?
Como solicitar RX para avaliar idade óssea?
Qual o código mais antigo do mundo?
Como pedir uma Certidão de Objeto e Pé TJSP?
Quando emitir carta de Anuencia?
Como se chama o amor de casal?