Os fusíveis retardados são empregados na proteção de motores, devido ao pico de corrente na partida. Elo fusível: O tempo que o mesmo leva para se fundir é proporcional ao quadrado da corrente aplicada e da inércia térmica do material empregado ao elo.
Os fusíveis de efeito retardado devem ser utilizados onde a corrente de partida atinge valores várias vezes superiores ao valor da corrente nominal, a exemplo dos motores elétricos, cargas indutivas e capacitores de uma forma geral. Os fusíveis conhecidos como NH são de ação retardada.
gL/gG – Fusível para proteção de cabos e uso geral, e erroneamente conhecido como fusível retardado; ... aR – Fusível para proteção de semicondutores, que pode ser chamado de ultra-rapido, por não gerar dúvidas com as outras curvas.
Os fusíveis são formados por: base, porta-fusível, anel de proteção, elo fusível e indicador. Os tipos mais comuns de fusíveis são: NH, D e ultrarrápido.
Efeito Ultra Rápido- apropriados para instalações industriais na proteção de semicondutores, tiristores, GTO S e diodos (Equipamentos com circuitos eletrônicos) que precisam de corte rápido em caso de curto para não danificar esses circuitos eletrônicos.
45 curiosidades que você vai gostar
O fusível é constituído por um condutor de seção reduzida (elo fusível), montado em uma base de material isolante. O fusível pode ser utilizado em casas, apartamentos, carros, aparelhos, comércios etc.
Nos fusíveis que atendem a norma IEC60269-2-1 (NBR11841) a faixa de interrupção e a categoria de utilização (Curva tempo x Corrente), foram determinadas combinações de duas letras e não as denominações "retardados","rápidos", “com retardo” e “ultra-rápidos".
Características do Fusível
Corrente nominal: é o valor da corrente que o fusível aguenta sem se fundir. Esse valor normalmente está indicado no corpo do fusível. Corrente de ruptura: é o maior valor de uma corrente que o fusível tem capacidade para interromper.
Fusível tipo D:
Os fusíveis D são utilizados na proteção de curto-circuito em instalações elétricas, são bastante seguros, permitindo o seu manuseio sem riscos de choque.
A letra minúscula vai indicar se o fusível atua contra curto-circuito e sobrecarga ou apenas contra curto-circuito. A letra maiúscula vai indicar o tipo de circuito no qual o fusível tem seu melhor desempenho.
Como Escolher
Para proteger um circuito devemos escolher um fusível cujo valor de corrente seja maior do que a corrente máxima que o aparelho possa drenar em funcionamento normal.
O fusível neozed caracteriza-se por ter uma dimensão menor do que a dimensão comum dos demais fusíveis. A sua curva característica indica que a sua ação, em caso de curto-circuito ou sobrecarga, é retardada.
Vários fusíveis são fabricados com uma pequena liga metálica de baixo ponto de fusão, normalmente é de chumbo. O funcionamento é bem simples, quando a intensidade da corrente elétrica ultrapassa o limite daquele fusível, esta liga esquenta bem e se funde, causando a interrupção da passagem da corrente.
Tipo rolha – corpo de porcelana com os contatos sendo realizados através de rosca de fixação ao soquete e de um terminal na parte inferior. O elo fusível é constituído de liga de chumbo-estanho. São encontrados nas correntes nominais de 10, 15, 20, 25 e 30 ampères. ... O elo fusível pode ser de chumbo-estanho ou cobre.
"gL/gG"- Fusível para proteção de cabos e uso geral (Atuação para sobrecarga e curto)
Fusíveis tipo HRC: Esses fusíveis de baixa tensão são projetados para suportar correntes de energização que são típicas da partida de motores, e ainda oferecem uma limitação de altas correntes na região do curto-circuito.
O fusível diazed tem por característica a faixa de corrente nominal entre 2A e 100A, com capacidade de ruptura na ordem de 100KA. A curva de atuação do fusível diazed pode ser rápida ou retardada, variando de acordo com o tipo de instalação que está sendo empregado.
O fusível para circuito elétrico é um dispositivo que tem o objetivo de proteger a rede elétrica contra um curto-circuito e sobrecarga de longa duração. O fusível para circuito elétrico é formado por um corpo oco, que pode ser um plástico pequeno ou um cano de vidro.
Tabela de fusíveis (cores e amperagens):
Vermelho – 10 Amperes. Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes. Transparente – 25 Amperes.
O fusível é um dispositivo de segurança usado para fazer a proteção contra sobrecorrente, curto circuito e sobrecarga. O curto-circuito, a sobrecorrente ou a sobrecarga podem causar incêndios e explosões! Além dos danos no circuito elétrico e nos dispositivos conectados à ele.
A manutenção simples e barata incentiva o motorista a cuidar da parte elétrica do carro. Os fusíveis são componentes desenvolvidos para proteger os circuitos elétricos. Eles se rompem em caso de sobrecarga para evitar que o sistema elétrico entre em pane.
Um resistor funciona limitando a corrente a elétrica! O resistor possui uma resistência maior do que os cabos e trilhas de um circuito elétrico, forçando a redução da corrente elétrica que passa por ele! Sendo assim, ele provoca uma queda de tensão.
Os fusíveis NH são aplicados na proteção de sobrecorrentes de curto-circuito em instalações elétricas industriais. Possui categoria de utilização gL/gG, seis tamanhos diferentes e atendem as correntes nominais de 6 a 1250A. Limitadores de corrente, possuem elevada capacidade de interrupção de 120kA em até 690VCA.
Procure no estabilizador alguma etiqueta que mostre sua potência (VA) e divida o valor por 110V ou 220V (dependendo da tensão de sua rede) e terá a corrente adequada do fusível (A).
Tempo de fusão virtual (tempo e corrente de partida): Os fusíveis devem suportar, sem fundir, o pico de corrente de partida (Ip) durante o tempo de partida do motor (Tp). Com os valores de Ip e Tp entramos na curva para dimensionar o fusível. corrente no mínimo 20% superior a corrente nominal (In) do motor.
Quem criou o movimento feminista no Brasil?
Qual o consumo do Siena 1.4 Tetrafuel no GNV?
Quais são os tipos de transmissão de energia?
Como ocorre o processo de transmissão das características hereditárias *?
Como evitar o contágio da varíola?
Como são produzidas as ondas de rádio?
Como ocorre a transmissão das ondas eletromagnética?
Como se contrai paracoccidioidomicose?
O que determina a forma de leishmaniose que o indivíduo pode desenvolver?
Como ocorre a flexibilização dos produtos e dos padrões de consumo?
Qual o site para ver imagens de satélites ao vivo?
Como ocorre a radiação térmica?
Como ocorre a dispersão separação da luz solar em várias cores?
Qual é o agente causador da Giardiase?
Como ocorre a transmissão de características?
Quantos ATP são produzidos por uma molécula de glicose?
Como é feita a triagem para doar sangue?
Como trocar a placa de vídeo sem formatar o PC?