5 exemplos de função emotiva ou expressiva É uma função da linguagem que tem como característica a subjetividade, e costuma predominar em cartas pessoais, depoimentos, entrevistas, poemas, etc. Exemplos: 1. Nós, moradores da favela, vivemos todos os dias divididos entre o medo e a desconfiança.
Na Função Emotiva o destaque é para o emissor. Ela consiste nas visões pessoais de quem elabora a mensagem, que se pode identificar através do estado de ânimo, sentimentos e emoções. Ela é caracterizada por pontuações como as reticências, pontos de exclamações (!), ponto de interrogação (?) e interjeições.
A função emotiva pode estar presente também em músicas, depoimentos, entrevistas, narrativas de caráter memorialista, críticas subjetivas de cinema, teatro e demais manifestações artísticas nas quais o discurso esteja centrado no próprio emissor.
Acontecimentos passados e carregados de emoção podem influenciar a forma como percebemos situações atuais. Por exemplo: - Você adora carro amarelo, acha lindo, só não sabe porque tem esse gosto.
Linguagem que se utiliza de um código para falar dele mesmo Imagine um filme que explica as melhores formas de como produzir um longa ou curta-metragem. Essa redundância – um filme falando sobre filme – é a função metalinguística, ou seja, o código é o tema da mensagem que é usado para falar sobre ele mesmo.
Significado de Emotivo adjetivo Característica de quem se emociona com facilidade; sensível: embora parecesse duro, era uma sujeito emotivo. Que se emociona facilmente: ele era muito emotivo. Particularidade da pessoa que se emociona com facilidade: agia sempre de um modo emotivo.
A função emotiva é caracterizada por sua mensagem centrada no emissor, ou seja, encontramos nos textos que utilizam essa função a expressividade de um discurso construído na primeira pessoa. O autor tem como principal desejo buscar a adesão de quem lê, convencendo-o através de algumas marcas gramaticais peculiares.
Memória emocional é a lembrança de algo baseado principalmente em uma emoção sentida no passado. Incluindo tanto as memórias boas quanto as ruins, é a que deixa as mais fortes marcas no cérebro.
A função emotiva, nosso objeto de estudo, é caracterizada por sua mensagem centrada no emissor, isto é, uma mensagem na qual é encontrada toda a expressividade de um discurso construído na primeira pessoa. Nela, estão evidenciadas algumas marcas gramaticais peculiares.
As duas formas estão corretas. Você poderá se deparar com questões que solicitem aspectos da função emotiva ou expressiva. Ambas têm as mesmas características, com alteração apenas no nome. Por exemplo, o enunciado pode aparecer da seguinte maneira: “Assinale a opção correta que indica as características da função emotiva ou expressiva”.
Nela, a mensagem está centrada no próprio emissor. A função emotiva faz parte das seis funções que compõem o processo de transmissão de uma mensagem. Também chamada de expressiva, a função da linguagem de hoje é usada para passar sentimentos e emoções do emissor para o receptor.
Como o próprio nome sugere, a função emotiva é sempre introduzida em textos carregados de sentimentos, como cartas de amor, poesias, descrições em primeira pessoa, versos ou frases que revelam o mundo interior e as questões do eu. A função desse tipo de linguagem é justamente emocionar.
Por que o protecionismo é ruim?
Qual é a rede social que vai substituir o Facebook?
Por que é importante a inclusão?
Qual benefício da água de arroz para o cabelo?
Quando a miopia é considerada grave?
O que é madrinha de consideração?
Como aumentar a sensibilidade do Moto G4 Plus?
Onde pode nevar no Brasil hoje?
Como fazer xarope caseiro para asma?
Quem é filho de Poliana Rocha?
Qual a dosagem de sulfato ferroso?
Quais são os fatores que influenciam a demanda?
Quais as hipóteses legais de impedimento e suspeição do mediador?
Quais os limites do pacto antenupcial?
O que é uma grandeza vetorial Cite exemplos?
Quais os objetos material e jurídico do crime de tráfico de drogas?