1080p, tecnicamente, é o nome abreviado de um tipo de resolução de imagem de telas ou monitores. O número 1080 representa 1080 linhas horizontais de resolução vertical, enquanto a letra p denota uma varredura progressiva. É considerado um formato de HDTV.
Possuem uma qualidade de imagem melhor que a HD, com uma proporção de 1920 x 1080, que equivalem a mais de 2 milhões de pixels. Também são apropriadas para telas de formato 16:9.
Ela permite um maior detalhamento da imagem, permitindo uma visualização com mais nitidez e clareza. Para que esse processo possa acontecer, a fonte do sinal deve ser digital e com máxima resolução, ou seja, o conteúdo produzido precisa obrigatoriamente ser produzido também em Full HD.
Caso o usuário, realize atividades que não demandem um ótima qualidade de imagem, o melhor é o use de telas LCD. O monitor de LED Full HD é indicado para aqueles que buscam qualidade visual. Na hora do jogo ou de assistir um filme em alta resolução, as diferenças são visíveis.
O grande ponto positivo da resolução 4K está na qualidade da imagem. Como este padrão possui quatro vezes mais pixels que o Full HD, uma tela 4K tem capacidade de exibir conteúdo com muito mais detalhes e definição do que televisores com uma resolução mais baixa.
24 curiosidades que você vai gostar
Apenas como referência, o padrão FullHD hoje têm 1920 pixels na horizontal por 1080 na vertical. De modo geral, o termo 4K é usado também como sinônimo de UltraHD, que têm exatamente 4x mais pixels que a imagem FullHD, com imagens com 3840 x 2160 pixels.
Diferenças na resolução
Através do número de pixels, podemos notar que a maior diferença está aí: a tecnologia 4K supera a Full HD em quatro vezes mais pixels. Essa disparidade traz diferenças principalmente ao comparar quão realistas e nítidas as imagens são, além da intensidade das cores.
A diferença principal é que, no lugar das lâmpadas fluorescentes, uma série de dispositivos de LED ilumina a tela. O resultado é uma imagem com qualidade superior à de LCD, entregando cores mais vivas e vibrantes.
O primeiro deles é o consumo de energia, maior nas telas de plasma. E o segundo, e maior defeito da tecnologia, é o seu desgaste. As telas de plasma perdem qualidade com o tempo. Imagens estáticas “queimam” o fósforo da tela, fazendo com que ela fique manchada permanentemente.
Como desinstalar o Linux de um dual boot?
Qual a palavra que rima com lixa?
Como instanciar classes em PHP?
Como funciona o Forex da IQ Option?
Quantos Ovulos de Fentizol devo usar?
Como resetar um livro no Kindle?
O que é Diagrama de Dispersão e para que serve?
Como desinstalar o novo Microsoft Edge?
Como relaxar os músculos Pelvicos?
O que é o Fundo Constitucional de financiamento?
Como conseguir um abrigo para idoso?
O que acontece depois que se forma na EFOMM?