O que é frustração de direito assegurado por lei trabalhista?

Pergunta de Salvador Morais Garcia em 31-05-2022
(21 votos)

Previsto no artigo 203 do Código Penal (CP), a frustração de direito assegurado por lei trabalhista é um dos crimes contra a organização do trabalho, sendo o ato de frustrar, mediante fraude ou violência, direito assegurado pela legislação do trabalho, cuja pena é de detenção de um ano a dois anos, e multa, além da ...

Qual a conduta criminosa do art 203 CP?

203 – Frustrar, mediante fraude ou violência, direito assegurado pela legislação do trabalho: Pena – detenção de (1) um ano a (2) dois anos, e multa, além da pena correspondente à violência.


O que é crime contra a organização do trabalho?

Trata-se de um crime em que o sujeito obsta, priva, impede que seja obedecida a lei relativa à nacionalização do trabalho. Deve ser por meio de fraude ou violência física. A objetividade neste caso, é o dolo, a intenção de praticar os delitos descritos no artigo em questão.

Qual o direito do trabalhista?

O direito do trabalho, também chamado de direito trabalhista, é um ramo do direito privado que é responsável por regular a relação jurídica entre trabalhadores e empregadores, baseado nos princípios e leis trabalhistas. O direito do trabalho é um dos ramos do direito privado mais importantes para a sociedade.

Quem retém os documentos do trabalhador para impedir seu desligamento do emprego comete sempre o crime de frustração de direito trabalhista?

Incorre na mesma pena prevista para o crime de frustração do direito assegurado por lei trabalhista aquele que impedir alguém de se desligar de serviços de qualquer natureza, mediante coação ou por meio da retenção de seus documentos pessoais ou contratuais, não havendo, todavia, aumento de pena, nesta hipótese, se a ...

Arts. 201, 202 e 203, CP


21 curiosidades que você vai gostar

O que diz o art 198 do Código Penal?

- Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a celebrar contrato de trabalho, ou a não fornecer a outrem ou não adquirir de outrem matéria-prima ou produto industrial ou agrícola: Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, e multa, além da pena correspondente à violência.

De quem é a competência para processar e julgar os crimes contra a organização do trabalho?

De acordo com o art. 109 inciso IV de nossa Constituição Federal, aos juízes federais compete processar e julgar os crimes contra a organização do trabalho (os crimes contra a organização do trabalho são aqueles previstos nos artigos 197 a 207 do Código Penal).

Quais são os direitos trabalhistas 2021?

Vale salientar que o empregado segue tendo direito a férias, FGTS, 13° e previdência, e sua remuneração não pode ficar abaixo do valor do salário mínimo por hora. Se anteriormente as leis trabalhistas não permitiam o trabalho remoto, a pandemia obrigou inúmeras empresas a adotarem essa modalidade.

O que o trabalhador recebe quando é demitido?

Quais são os direitos do trabalhador demitido?Aviso prévio e aviso prévio proporcional. ... Acerto do salário, férias e décimo terceiro. ... FGTS com multa. ... Seguro-desemprego.



Outras questões

O que acontece se não operar a hérnia?

Como fazer aquele traço grande no Word?

O que acontece quando os chakras estão alinhados?

Como rastrear pedido da Appmax?

Qual a diferença entre característica é propriedade?

Qual a consequência jurídica da falta de fundamentação e ou falta de conclusão?

Como decorar a palavra?

É feriado Dia 8 de dezembro em Belo Horizonte?

Qual Ninja tem menos chakra?

Qual dos itens abaixo indica a origem de fissuras em revestimentos de argamassa por ações internas?

Quando podemos usar os pronomes de tratamento Mr ou Mrs?

Qual é pior gripe ou resfriado?

Quanto tempo para secar o insulfilm do carro?

Em qual situação a LGPD se aplica?

Qual o melhor pool de mineração?

Quantos anos o Loki tem?

O que é um cabelo degradê?

O que está escrito no braço do Jungkook?

O que são bens fixos?

Quais são os antidepressivos naturais?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com