A luz influencia as culturas de diversas maneiras. No caso da soja, essa influência vai além da fotossíntese, afetando o florescimento da cultura. As plantas dessa espécie são classificadas como de dia-curto, isto é, seu florescimento ocorre abaixo de um valor chamado de fotoperíodo crítico.
Essas cultivares, com menor sensibilidade ao fotoperíodo, são conhecidas como cultivares com Período Juvenil Longo (PJL). A juvenilidade em soja é determinada pelo período entre a emergência e o início da indução fotoperiódica, ou seja, durante esse período a planta de soja não responde ao fotoperíodo.
A semeadura da soja não deve ser realizada quando a temperatura do solo estiver abaixo dos 20oC, pois a germinação e a emergência da planta ficam comprometidas. ... Por outro lado, temperaturas acima de 40ºC têm efeito adverso na taxa de crescimento, provocam danos à floração e diminuem a capacidade de retenção de vagens.
A sensibilidade ao fotoperíodo é característica variável entre cultivares, ou seja, cada cultivar possui seu fotoperíodo crítico, acima do qual o florescimento é atrasado. Por esta razão, a soja é considerada planta de dia curto.
O fenômeno do fotoperiodismo é ditado pela atuação do fitocromo, uma proteína de cor azul-esverdeada que controla a floração de diversas espécies de plantas. ... O fitocromo Pr converte-se em fitocromo Pfr quando absorve luz vermelha de comprimento de onda de aproximadamente 660 nm.
Eles descobriram que, além do efeito sobre a formação de flores, frutos e sementes, o fotoperíodo tem influência sobre o crescimento vegetativo, a formação de bulbos e tubérculos, o processo de ramificação, a forma das folhas, a abscisão e queda de folhas, a formação de pigmentos, pubescência, desenvolvimento radicular ...
Entende-se por período juvenil, em soja, que é planta de dias curtos, um estádio de desenvolvimento no qual, mesmo existindo noites com número de horas de escuro necessário para a indução ao florescimento de determinado cultivar, este deixa de responder ao estímulo repro- dutivo (NOGUEIRA, 1983).
O Grupo de Maturidade Relativa é a duração do ciclo de desenvolvimento da soja (semeadura até a maturidade fisiológica), sendo determinada pela resposta ao fotoperíodo, práticas de manejo e área geral de adaptação das cultivares de soja.
25 ºC Do período da semeadura até a emergência, a temperatura do solo é extremamente importante, onde é ideal que a temperatura do solo esteja próxima de 25 ºC, para proporcionar uma germinação rápida e uniforme (Monteiro et al., 2009).
1 - Quais as principais três fatores climáticos que influenciam o desenvolvimento e crescimento da soja? Faça um pequeno resumo de cada um deles. - Os fatores são Água(Hídrico), Temperatura(Térmico) e Radiação Solar(Fotoperiodico). ... Cada fase de desenvolvimento da planta, possui uma faixa de temperatura ideal.
Qual a importância do uso de métodos contraceptivos?
Quais são os tipos de tutelas jurisdicionais?
O que é cobertura plano de saúde?
Quais as vantagens da fundição comparativamente a outros processos de fabricação?
Como abrir modelo de layout QGIS?
Quantas colheres de feijão da 100 gramas?
Qual app é igual a Netflix grátis?
Quais são os quatro tipos de ergonomia?
Qual é o curso superior de menor duração?
O que pode ser ter medo de tudo?
Qual o significado de herança quantitativa?