É um dispositivo utilizado para automatizar o acionamento da iluminação em locais diversos. A Fotocélula monitora a iluminação ao seu redor e controla o acionamento dos Iluminadores em função dela. A iluminação é acionada ao escurecer, mantida ligada durante todo o período da noite e desligada ao amanhecer.
O sensor de presença possui semelhanças com um dispositivo de fotocélula comum, pois ambos são elementos que automatizam o uso da luz artificial. A fotocélula é capaz de captar a intensidade da luz natural e acionar a luz artificial sempre que o ambiente escurece, proporcionando a iluminação adequada para o local.
Existe dois tipos de fotocélula encontrados no mercado, ambos são relativamente simples de instalar, a seguir está ilustrado as duas formas de ligação: Fotocélula com 3 fios para ligação.
A principal função deste aparelho é ligar e desligar circuitos a partir da quantidade de luz no ambiente onde ele for instalado.
O LDR ou foto-resistor (LIghd Dependent Resistor) é um componente passivo, ou seja, muda de resistência com a luz. ... Ele não gera energia, precisando, portanto, de uma fonte de energia externa. Já a foto-célula, converte energia luminosa em eletricidade, gerando energia.
26 curiosidades que você vai gostar
O LDR (Light Dependent Resistor ou Resistor Dependente de Luz) é um componente eletrônico cuja resistência varia em função da luminosidade que incide sobre o mesmo. Este componente é sensível a luz e tem como finalidade limitar a passagem de corrente em um circuito.
Numa utilização normal, o LDR é montado num circuito onde a resistência é convertida para tensão. A forma mais simples de fazer é através de um circuito divisor de tensão. O LDR é muito utilizado em circuitos eletrônicos onde seja necessário um sensor de luz devido ao seu baixo custo e facilidade de utilização.
A Fotocélula possui um relé conectado à um sensor fotoelétrico LDR, que significa Light Dependent Resistor ou Resistor Dependente de Luz, traduzido para o português. O Sensor LDR é um sensor que consegue mudar a sua resistência de acordo com a luminosidade que chega até ele.
Explicação: A fotocélula faz o monitoramento e o acionamento dos iluminadores em sua função. Sendo assim, não é preciso manter a luz acesa o tempo todo, já que o acionamento é automático, diminuindo bastante o consumo de energia.
É um dispositivo utilizado para automatizar o acionamento da iluminação em locais diversos. ... A iluminação é acionada ao escurecer, mantida ligada durante todo o período da noite e desligada ao amanhecer.
Os relés NA (normalmente abertos) ligam quando clarear (dia) e desligam quando escurecer (noite). Em geral, não são muito comuns no comércio. Os relés NF (normalmente fechados) ligam os contatos elétricos quando escurecer (noite) e desligam quando clarear (dia).
Os sensores de presença mais comuns (utilizados em portas e lâmpadas, por exemplo) funcionam por detecção de calor (radiação infravermelha), então, ao entrarmos em ambientes com sensor, o calor emitido pelo nosso corpo é interpretado como um sinal elétrico, acionando o que estiver conectado ao dispositivo.
Entre os sensores mais utilizados na indústria estão os sensores de presença e de movimento. Sensores de presença detectam a presença de pessoas ou objetos em uma área monitorada. Detectores de movimento respondem somente ao movi- mento de objetos ou pessoas.
Por tópicos, podemos dizer que suas vantagens são:Detectar qualquer movimento através de calor, acendendo as luzes sem necessitar utilizar um interruptor;Apagar as luzes quando não há presença no local, trazendo uma enorme economia para empresa;Sensibilidade muito superior ao do sensor de movimento;
É importante destacar que a potência máxima da grande maioria das fotocélulas disponíveis no mercado são de 1000W, e dessa forma a máxima corrente elétrica que um relé fotoelétrico destes é capaz de suportar seria de aproximadamente 7,8A para um circuito de 127V ou 4,5A para circuito de 220V.
É ideal para uso externo e pode ser utilizado com qualquer tipo de lâmpada. De fácil instalação pode acionar cargas de até 1300 watts. Instale-o em local que receba iluminação natural.
Esse temporizador trabalha com duas programações de tempo, porque ele funciona assim: Quando é alimentado e a sua bobina é energizada, os contatos do relé se comutam na hora e depois de um determinado tempo, voltam para as suas posições originais.
Aplicações do LDR
Outra aplicação muito comum do LDR é em robôs seguidores de linha, pois com este componente é possível detectar a intensidade da luz que bate no chão e retorna ao sensor do robô, sendo possível criar um robô que seja capaz de seguir uma determinada linha.
Os potenciômetros são usados nos equipamentos para permitir a mudança do regime de operação! Por exemplo, o potenciômetro de volume permite o aumento ou diminuição do nível da intensidade do som, já o potenciômetro de brilho permite o controle de luminosidade das imagens.
A física por trás do LDR lembra bastante o efeito fotovoltaico. Quando os fótons (partículas de luz) incidem sobre a superfície do componente, os elétrons presentes no material semicondutor são liberados. Com isso, sua condutividade aumenta e a resistência cai.
Fotoresistor é um componente eletrônico, sensível a luz, que tem por finalidade limitar a corrente elétrica que passa sobre ele, como um resistor comum, só que o grande diferencial é que ele é um resistor variável que interage com a luz.
Qual a diferença entre Ultra-wide é widescreen?
O que aconteceu na independência da Bahia?
Qual é a média de tempo dos brasileiros na internet?
Como conseguir bolsa de estudos na Unipar?
Quais são os tipos de lixo radioativo?
Quais os tipos de agentes biológicos?
O que é a Lei de regulamentação do Serviço Social?
Qual é o significado da palavra Edom?
Como testar 1 mês grátis Spotify?
Quantas Akuma no Mi o Barba Negra?
Pode tomar banho com Redmi Airdots s?
Quantos litros faz uma lata de Leite Ninho 800g?
Qual foi o pacto que Mary fez com Azazel?