Em termos linguísticos, Sentença é o mesmo que Frase. Trata-se de uma unidade mínima de comunicação que produz efeitos de sentidos em um contexto específico. As sentenças podem ser formadas por uma ou por várias palavras, podendo ou não apresentar sujeito ou verbo.
Na comunicação, o elemento fundamental é a sentença, ou proposição simples, constituída esquematicamente por um sujeito e um predicado, sempre nas formas afirmativa ou negativa, excluindo- se as interrogativas e exclamativas. ... Nesses casos, as expressões constituem sentenças abertas e “x” e “Ele” são variáveis.
Ao confeccionar a sentença, deve o juiz perseguir o sentido do justo, dando a cada um o que é seu (suum cuique tribuere). A palavra jurídica, como sentimento e expressão coletiva, como ferramenta de combate na luta pelo direito, mostra-se assim em toda a sua transcendência.
As frases que possuem verbo são geralmente estruturadas a partir de dois elementos essenciais: sujeito e predicado. Isso não significa, no entanto, que tais frases devam ser formadas, no mínimo, por dois vocábulos. Na frase "Saímos", por exemplo, há um sujeito implícito na terminação do verbo: nós.
Sentenças matemáticas fechadas ou simplesmente sentenças fechadas são expressões que podemos identificar como verdadeiras ou falsas. Dizemos que as igualdades são sentenças matemáticas fechadas, pois são definitivamente falsas ou definitivamente verdadeiras.
Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.
Uma frase é qualquer enunciado linguístico que possui um sentido completo. Não é preciso ter um verbo para que exista uma frase, mas ela exige uma pausa pontuada. Além disso, mesmo que a frase seja formada apenas por uma ou duas palavras, é necessário que ela tenha um sentido completo.
A sentença, também denominada “frase”, é um enunciado de sentido completo, a unidade mínima de comunicação. (Cunha e Cintra, 2008, p.133). Sob esse prisma, pode ser composta de apenas uma palavra ou de muitas palavras. Observe: a) Parabéns!
A Sentença pode ser definida por seu propósito comunicativo, ou seja, comunicar uma informação. Sua etimologia vem do Latim sententia ou sentire, que remetem ao sentido de: significado, opinião, ser o pensamento de alguém.
Quando as sentenças são construídas com mais de uma palavra, é preciso que os elementos constituintes sejam dispostos em uma sequência apropriada para que o efeito de sentido gerado seja aquele pretendido pelo locutor.
As sentenças podem ser constituídas apenas por uma palavra ou por uma sequência delas. Podem apresentar um verbo/ locução verbal ou não. Na fala, o início e o final das sentenças são marcados pela entoação característica. Na escrita, o início e o final da sentença são marcados:
Como saber se a Amarula é original?
Como ir para Maldivas pagando pouco?
Como saber se vc tem ceratocone?
Como ver quem viu o stories do Instagram?
O que causa distorção de imagem?
Quem são os administradores do Facebook?
Quando você percebe que está ficando velho?
Como consultar saldo FGTS empregada doméstica?
Como saber se eu estou perdendo massa muscular?
Como saber se Biomedicina e para mim?
O que escrever em um cartão de Natal?
É normal suar só um lado do corpo?
Como saber se estou Infartando ou tendo uma crise de ansiedade?
Como saber se tenho descendentes portugueses?
Como descobrir seu Mestre Ascenso?
Como saber se o corpo está inchado?
Como saber se você combina com cabelo loiro?