Em termos linguísticos, Sentença é o mesmo que Frase. Trata-se de uma unidade mínima de comunicação que produz efeitos de sentidos em um contexto específico. As sentenças podem ser formadas por uma ou por várias palavras, podendo ou não apresentar sujeito ou verbo.
Na comunicação, o elemento fundamental é a sentença, ou proposição simples, constituída esquematicamente por um sujeito e um predicado, sempre nas formas afirmativa ou negativa, excluindo- se as interrogativas e exclamativas. ... Nesses casos, as expressões constituem sentenças abertas e “x” e “Ele” são variáveis.
Ao confeccionar a sentença, deve o juiz perseguir o sentido do justo, dando a cada um o que é seu (suum cuique tribuere). A palavra jurídica, como sentimento e expressão coletiva, como ferramenta de combate na luta pelo direito, mostra-se assim em toda a sua transcendência.
As frases que possuem verbo são geralmente estruturadas a partir de dois elementos essenciais: sujeito e predicado. Isso não significa, no entanto, que tais frases devam ser formadas, no mínimo, por dois vocábulos. Na frase "Saímos", por exemplo, há um sujeito implícito na terminação do verbo: nós.
Sentenças matemáticas fechadas ou simplesmente sentenças fechadas são expressões que podemos identificar como verdadeiras ou falsas. Dizemos que as igualdades são sentenças matemáticas fechadas, pois são definitivamente falsas ou definitivamente verdadeiras.
Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.
Uma frase é qualquer enunciado linguístico que possui um sentido completo. Não é preciso ter um verbo para que exista uma frase, mas ela exige uma pausa pontuada. Além disso, mesmo que a frase seja formada apenas por uma ou duas palavras, é necessário que ela tenha um sentido completo.
A sentença, também denominada “frase”, é um enunciado de sentido completo, a unidade mínima de comunicação. (Cunha e Cintra, 2008, p.133). Sob esse prisma, pode ser composta de apenas uma palavra ou de muitas palavras. Observe: a) Parabéns!
A Sentença pode ser definida por seu propósito comunicativo, ou seja, comunicar uma informação. Sua etimologia vem do Latim sententia ou sentire, que remetem ao sentido de: significado, opinião, ser o pensamento de alguém.
Quando as sentenças são construídas com mais de uma palavra, é preciso que os elementos constituintes sejam dispostos em uma sequência apropriada para que o efeito de sentido gerado seja aquele pretendido pelo locutor.
As sentenças podem ser constituídas apenas por uma palavra ou por uma sequência delas. Podem apresentar um verbo/ locução verbal ou não. Na fala, o início e o final das sentenças são marcados pela entoação característica. Na escrita, o início e o final da sentença são marcados:
Quais as desvantagens de trabalhar no Uber?
Qual estado é considerado a caixa d'água do Brasil?
Quais são os tipos de reumatismo?
Quais as comidas típicas de Gramado?
O que é célula animal e vegetal?
Quando os cálculos de tempo de meia vida podem ser empregados?
Qual a tendência da taxa Selic?
Quantos metros quadrados pinta uma tinta spray?
Por que Buenos Aires tem esse nome?
O que fazer Chapada do Araripe?
Como eram as primeiras escolas?
Como conta a prescrição quinquenal?
Quanto tempo para dar 10.000 passos?