O forjamento a frio é um processo produtivo por conformação, em que não há lugar a qualquer tipo de remoção ou adição de material. Este processo consiste na aplicação de pressões extremamente elevadas no material, provocando a sua deformação (conformação) a uma forma pré imposta.
O forjamento a quente é comum para metais mais duros como o aço. ... Normalmente, o produto é adicionalmente tratado termicamente depois de forjado a quente. Já o forjamento a frio, é menos caro do que o forjamento quente, produzindo um produto final que requer pouco trabalho de acabamento.
Temperatura na Conformação
De outra forma, o trabalho a frio é a deformação realizada sob condições em que os processos de recuperação e recristalização não são efetivos. No trabalho a morno ocorre recuperação, mas não se formam novos grãos (não há recristalização).
A conformação a frio é caracterizada pelo encruamento, quando a deformação acontece abaixo da temperatura de recristalização do material, ou seja, de 0 a 0,3TF (0 a 30% da temperatura de fusão do material).
O processo de fabricação de forjamento a quente é realizado a temperaturas extremamente altas (até 1150 ° C para aço, 360 a 520 ° C para ligas de alumínio, 700 a 800 ° C para ligas de cobre). Esta temperatura é necessária para evitar o endurecimento por tensão do material durante a deformação.
32 curiosidades que você vai gostar
O forjamento a frio é preferível ao forjamento a quente, pois as peças forjadas a frio não necessitam de trabalhos de acabamento, e este passo no processo de fabricação é muito rentável. A técnica de forjamento a frio tem menos impurezas resultantes na superfície brilhante lisa.
Os processos de deformação a morno objetivam aliar as vantagens das conformações a quente e a frio. ... Ela ocorre em temperaturas em torno de 200 a 400°C onde, átomos intersticiais difundem-se durante a deformação formando atmosferas em torno das discordâncias geradas, ancorando-as.
O processo proporciona benefícios relacionados com o aproveitamento da matéria-prima podendo chegar a 5 % de desperdício. A principal desvantagem consiste na maior complexibilidade e no custo das ferramentas [1].
Os processos de conformação mecânica são aqueles que alteram a geometria do material (forma) por deformação plástica, através de forças aplicadas por ferramentas adequadas, que podem variar desde pequenas matrizes até grandes cilindros.
Quem tem hérnia pode caminhar?
Quem tirou o Dean do inferno na 4 temporada?
Quanto tempo posso guardar pão caseiro?
Como identificar um operador linear?
O que os índios usavam para pintar o corpo?
O que é HTML e como ele é composto?
Como criar uma imagem PNG online?
Quanto custa um curso de animação?
Qual é a estrutura dos ecossistemas?
Quais fatores podem determinar a performance de endurance?
O que aconteceu com o Polyvore?
Como se preparar para um processo seletivo?
Quantas horas tem a campanha de GTA 4?
O que é princípio da inércia da jurisdição?
Quantos quilos consigo emagrecer em 1 mês?
Quanto tempo um diplomata pode ficar no exterior?