A fluorose dentária é uma patologia que afeta os dentes e que se desenvolve durante a sua formação. Esta afeção é desencadeada pela presença em excesso de fluoreto (ou flúor), e manifesta-se ao nível do esmalte dentário na forma de manchas e/ou defeitos anatómicos.
O flúor é um elemento muito importante para o controle da doença, porém a ingestão de flúor em quantidades acima da recomendada pode causar intoxicação aguda ou crônica. A fluorose dentária é conseqüência do excesso de ingestão de flúor de forma crônica durante o desenvolvimento dos dentes, independentemente da fonte.
O diagnóstico da fluorose dental requer uma inspeção adequada após limpeza e secagem de todos os dentes, sob iluminação apropriada. A aparência clínica da fluorose leve inclui a presença de estriações brancas, difusas, opacas e bilaterais que correm ao longo do esmalte.
Fluorose dentária são manchas, em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes por excesso de flúor, geralmente de forma simétrica. Geralmente acomete crianças de 0 a 12 anos em regiões onde a água é fluoretada ou possui nível de fluoreto natural maior que 4mg/L e em trabalhadores da industria de flúor.
A fluorose é um problema que se forma nos dentes devido à ingestão excessiva ou prolongada de flúor. ... O problema tem como característica principal o surgimento de manchinhas assimétricas nos dentes, que podem variar de cor - desde de esbranquiçadas a amarronzadas dependendo do grau da complicação.
19 curiosidades que você vai gostar
A HMI pode ser diferenciada da fluorose, uma vez que a HMI aparece ao ser demarcada, enquanto que a fluorose mostra-se mais difusa. Outro dado importante relacionado a fluorose é o de que ao realizar-se exame clínico, denota-se evidencia da exposição de pacientes a elevados níveis de flúor.
Como principais causas para a fluorose dentária podemos apontar o consumo de água excessivamente fluoretada, ou certos alimentos e produtos industrializados, juntamente com a ingestão prolongada de algum tipo de gotas ou comprimidos contendo flúor.
Confira algumas dicas dadas pelo especialista que ajudam a prevenir a fluorose dentária a seguir!1) Prefira produtos específicos para cada faixa etária. ... 2) Informe-se sobre os níveis de flúor da água. ... 3) Evite a ingestão de produtos fluoretados. ... 4) Esteja atento às medicações. ... 5) Uma alimentação equilibrada é fundamental.
"A melhor maneira de tratar é com a microabrasão, um tratamento feito no consultório odontológico que une a aplicação de flúor e pedra pomes", explica. Já na fase adulta, o paciente também pode optar pelo clareamento dental ou colocação de facetas de porcelana para esconder as manchas.
Como é a escalação de um time de futebol?
Como preparar o kefir para doar?
Como fazer o frango assa fácil da Seara?
Como comer casca da semente de girassol?
Qual a finalidade do preparo do corpo após a morte?
Como preparar ambiente para Live?
Quanto tempo cozinhar o brócolis para congelar?
Pode dormir com Tonico de alecrim no cabelo?
Como selecionar um texto no Word?
Quais estratégias a escola pode desenvolver para engajar todos os professores?
Quais os principais comandos do Excel?
Como selecionar várias células no VBA?
Como selecionar uma linha sim outra não no Excel?
Como selecionar slides no Google slides?