Em química, fluoreto é a forma iônica do fluor. Como todos os demais halogênios, o fluor forma um íon de carga monovalente negativo. O fluoreto forma um composto binário com outro elemento ou radical. Os exemplos de compostos comuns de fluoreto incluem ácido fluorídrico, fluoreto de sódio e hexafluoreto de urânio.
Os fluoretos são encontrados na atmosfera de áreas rurais e urbanas na forma gasosa ou de particulado. Podem ser transportados a longas distâncias e ser removidos da atmosfera por deposição seca ou úmida ou hidrólise.
A fluorose dentária é uma patologia que afeta os dentes e que se desenvolve durante a sua formação. Esta afeção é desencadeada pela presença em excesso de fluoreto (ou flúor), e manifesta-se ao nível do esmalte dentário na forma de manchas e/ou defeitos anatómicos.
"A melhor maneira de tratar é com a microabrasão, um tratamento feito no consultório odontológico que une a aplicação de flúor e pedra pomes", explica. Já na fase adulta, o paciente também pode optar pelo clareamento dental ou colocação de facetas de porcelana para esconder as manchas.
Tipos de fluorose dentáriaSimples: Com o esmalte apresentando leves alterações esbranquiçadas. ... Moderada: Quando a opacidade evoluiu para áreas mais extensas, cobrindo 50% do dente ou mais, o esmalte começa apresentar desgaste mais acentuado e manchas marrons começam a surgir.
24 curiosidades que você vai gostar
A fluorose é uma alteração que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor, durante a formação dos dentes. Ela se manifesta principalmente pela alteração de cor do esmalte, que pode assumir uma tonalidade esbranquiçada ou exibir pequenas manchas ou linhas brancas.
As características clínicas são definidas por uma gama de mudanças, que vão desde finas linhas brancas opacas circundando o dente, até quadros onde ocorre perda localizada de esmalte associada ou não a pigmentação.
Quem tem fluorose pode fazer clareamento? Sim. Dependendo da localização, tamanho e necessidade estética do paciente, é possível realizar o clareamento com acompanhamento rigoroso do dentista.
Fluorose dentária são manchas, em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes por excesso de flúor, geralmente de forma simétrica. Geralmente acomete crianças de 0 a 12 anos em regiões onde a água é fluoretada ou possui nível de fluoreto natural maior que 4mg/L e em trabalhadores da industria de flúor.