Fonte natural de minerais Conhecida como “Caviar dos Sais Marinhos”, a flor de sal é um tipo de sal marinho. Portanto, não passa por qualquer método de refinamento, processamento ou adição de componentes químicos e artificiais durante o seu processo de produção.
Qual a diferença entre sal e flor de sal? Em relação ao sal de cozinha, além da diferença de aplicação nas receitas, a flor de sal é muito mais rica em termos nutricionais. No total, são cerca de 80 nutrientes encontrados, entre eles, o zinco, manganês e o ferro. Além disso, não apresenta nenhum aditivo químico.
A flor de sal é o nome dado aos primeiros cristais que se formam na superfície das salinas (locais de produção do sal). São coletados artesanalmente e não passam por processamentos e refinarias. Sua composição é rica em ferro, cálcio, potássio, cobre, iodo e muitas outras substâncias importantes para o organismo.
Andréia ressalta ainda que a flor de sal pode ser utilizada sobre quaisquer preparações: saladas, verduras ao vapor, carnes assadas, peixes, ovos, ou até sobremesas, como brigadeiros ou o famoso francês “Caramel à la Fleur de Sel”.
Sel gris (sal cinza) é outra possível opção para substituir a flor de sal. Mas é mais caro e mais difícil de encontrar. Você também pode utilizar um moedor com sal grosso para obter um grão de sal com tamanho similar à flor de sal.
15 curiosidades que você vai gostar
A flor de sal é um aglomerado de cristais que se forma à superfície da água do mar. A sua formação depende das condições atmosféricas; a temperatura e a radiação solar têm de ser elevadas e o vento deve ser suave.
Segundo a nutricionista Joyce Rouvier, a flor de sal é rica em minerais, cálcio, ferro, zinco e magnésio, trazendo vários benefícios para a saúde quando inseridos na alimentação, como transporte de oxigênio, melhora da contração muscular e manutenção óssea.
“Usá-la em casa é muito fácil. Você compra um corte de picanha e faz do jeito tradicional, na churrasqueira. Depois de pronto, bate o sal grosso e, na hora de servir, joga um pouco de flor de sal em cima da carne. O sabor é outro.
O rosa tem sabor metálico, enquanto o negro equivale ao sal de cozinha; sua função é decorativa.
O que é Flor de Sal
É uma camada bem fina da qual se extrai um tipo de sal muito apreciado na culinária. É um tipo de sal um pouco semelhante ao sal refinado ou ao sal grosso do dia-a-dia, contudo possui muito mais delicadeza, e por isso recebe o nome de “flor”.
Ela nada mais é do que um conjunto de cristais de sal que se forma à superfície da água nas salinas. Isso quando se dá a combinação de condições climáticas favoráveis: sol intenso, clima seco e ventos constantes. Dali é retirada a camada mais superficial desses cristais, sem nenhum contato com o fundo da precipitação.
Flor de sal são cristais de sal que se formam como uma crosta fina e delicada na superfície da água do mar, quando esta evapora. É usada na finalização de pratos salgados e doces, para dar sabor e enfeitar os alimentos.
O sal do Himalaia é considerado um sal mais puro, livre de toxinas e poluentes, sendo um dos tipos de sal mais antigos de que há registro. É, por isso, o mais indicado para incluir numa alimentação equilibrada. O sal do Himalaia tem, na sua composição, ferro, sódio, cálcio, potássio, enxofre, fósforo, magnésio e iodo.
Grosso: Mais saudável porque não é refinado. Marinho: Não é refinado e tem mais minerais que o sal comum. Flor de sal: Contém aproximadamente 10% a mais de sódio que o sal comum, por isso não é indicado aos hipertensos.
Sal light. Composto de 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, é a melhor opção para os hipertensos – o quilo sai, em média, 10 reais.
É basicamente a camada superior das salinas, retirada antes que se deposite no fundo e forme o conhecido sal comum.
“O que indico sempre é salgar a carne até colocar na grelha, para que o tempero seja absorvido pela carne. O sal tem o papel de realçar o sabor da carne e não de ser um salgador ”, explica o chef.
Considerado o mais saudável entre os sais, o sal marinho integral não refinado, não sofre adição de nenhuma substância química, apresentando um sabor menos salgado que o refinado e mostrando um maior valor nutricional. Além disso, ajuda a manter o metabolismo e o equilíbrio do sistema imunológico.
Vejamos: o sal usado no preparo de alimentos tem origem no mar. Está diluído na água (por isso ela é salgada) e, de maneira simplificada, é por meio da evaporação, ou seja, da separação da mistura formada por sal (sólido) e água (líquida), que o homem obtém o produto.
Flor de sal é um ingrediente bastante usado na gastronomia para dar um toque mais sofisticado às produções. Trata-se de um sal mais delicado que os sais comuns, por isso, recebe esse nome. A flor de sal tem dado um frescor gourmet também na confeitaria, fazendo combinações acertadas com doces.
No entanto, ele não passa pelo processo de refinamento, o que faz com que mantenha os minerais e nutrientes e dispense a adição de outros ingredientes químicos. O sal marinho é comercializado em sua coloração natural, que varia entre rosa, cinza, preta ou branca.
O sal integral costuma conter, além do cloreto de sódio, sulfato, magnésio, zinco, ferro, cálcio, potássio, manganês (que dá a coloração rosada)… Enquanto o “sal” refinado é composto por muito sódio, iodo e mais NADA. O sal integral, então, é nutritivo e saudável!
A diferença fundamental é que o sal de cozinha passa por um processo de purificação para retirar suas impurezas (minerais) através de algumas substâncias químicas que acabam retirando também parte dos seus nutrientes. Enquanto isso, o sal rosa, considerado integral, não passa pelo mesmo processo.
Como nasce o caule da orquídea?
Como se dá o encerramento de uma conexão TCP?
O que é um canal de escoamento?
Como se define o enquadramento sindical no Brasil?
Qual o tipo de reprodução dos musgos?
O que é ser racional em um relacionamento?
Quando ocorre o encerramento da recuperação judicial?
Como surgem as lagartas de fogo?
Como são divididos os serviços logísticos?
Quanto tempo uma semente de jaca demora pra nascer?
O que é efeito terapêutico de um fármaco?
Como nasce a flor de girassol?
Como se identifica a cultura popular?
Como ficou aposentadoria do servidor público municipal?
Quando entra em vigor a nova lei para renovar CNH?