A faringite viral é uma inflamação da faringe que é causada pela presença de um vírus, sendo, por isso, muito comum que a faringite surja junto com uma gripe ou com uma outra infecção do sistema respiratório. No entanto, a faringite viral também pode aparecer isoladamente, afetando apenas a faringe.
Sintomas da faringite viralDor de garganta;Dificuldade para engolir alimentos sólidos;Coriza;Tosse;Febre baixa, de até 38,5℃.
Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.
A maioria dos casos de faringite ocorre durante o inverno, uma vez que o ar está mais seco e as pessoas tendem a se concentrar em ambientes fechados, o que facilita a propagação de microrganismos. Os principais agentes virais causadores da doença são o adenovírus, rinovírus e o vírus da parainfluenza.
A faringite se transmite através de gotículas eliminadas durante espirros ou tosse. O contato com uma pessoa afetada aumenta o risco de faringite aguda. Infecções virais são mais comuns no verão e no outono e muitas vezes levam ao nariz congestionado.
19 curiosidades que você vai gostar
A doença é transmitida através da fala, tosse, espirro e beijo de pessoas contaminadas com o vírus ou a bactéria.
A faringite viral pode ainda ter alguns sintomas peculiares, como tosse, coriza, conjuntivite e, eventualmente, febre. Já a faringite bacteriana difere da viral porque geralmente tem um início abrupto e sintomas mais agudos, como febre muito alta e presença de pus na garganta.
Os analgésicos, como paracetamol ou dipirona, na forma de comprimidos, xarope ou gotas, podem ser indicados pelo médico para o tratamento da faringite viral ou alérgica, pois ajudam a aliviar a dor de garganta ou a dor de cabeça.
Atualmente, a forma mais utilizada para se detectar uma faringite estreptocócica é através do teste de detecção rápida do Estreptococo do grupo A. Esse teste é feito através de um swab (zaragatoa), que é uma espécie de cotonete comprido que é usado para colher material das amígdalas (veja imagem ao lado).
A faringite aguda geralmente é uma afecção autolimitada com remissão em até 2 semanas.
As complicações supurativas da faringite estreptocóccica resultam da disseminação da infecção para estruturas contíguas, e elas incluem abscesso peritonsillar e retrofaríngeo. Entre as complicações não supurativas, a febre reumática e glomerulonefrite são as mais temidas e mediadas imunologicamente.
A diferença entre as duas infecções é que, na faringite, quando se tem um componente alérgico, há a sensação de coceira na gargante – sintoma que não é comum na amigdalite. A laringite nada mais é que a inflamação das cordas vocais ou o inchaço dessas cordas. O principal sintoma é a perda da voz ou a rouquidão.
A Causa da Faringite estreptocócica está relacionada a uma bactéria conhecida como Streptococcus pyogenes ou estreptococo do grupo A. Este tipo de bactéria é extremamente contagiosa e pode se espalhar facilmente de um lugar para outro.
Dores de garganta causadas por bactérias são casos de faringite estreptocócica. A bactéria específica responsável pela faringite estreptocócica é a Streptococcus pyogenes (ou estreptococo do grupo A), e o CDC observa que esse grupo também causa muitas outras infecções, incluindo a febre reumática e a febre escarlatina.
Um ótimo remédio caseiro para a faringite é o suco de abacaxi com própolis e mel porque ele possui vitamina C e outras propriedades que fortalecem o sistema imune, facilitando a cura da doença.
As causas da faringite são variadas. A condição pode ser desencadeada por conta da ação de vírus e de bactérias, mas também pode ser consequência de alguma outra condição médica, como o resfriado comum, a gripe, a mononucleose e a gonorreia.
Os gargarejos de água morna com sal, bicarbonato de sódio, vinagre, camomila ou arnica são fáceis de preparar em casa e ótimos para aliviar a garganta inflamada porque possuem ação bactericida, antimicrobiana e desinfectante, ajudando a eliminar os microrganismos que podem agravar a inflamação.
Segundo o médico, a dor de garganta causada pela amigdalite, na sua grande maioria (80%), é causada por vírus (adenovírus, rinovírus, influenza, etc) e, em segundo lugar, por bactérias. Já a dor da faringite, em sua maioria, possui causas alérgicas ou irritativas, como refluxo gastroesofágico.
Como se pega: o Streptococcus pyogenes pode ser facilmente transmitido de pessoa para pessoa por meio do compartilhamento de talheres, beijos ou secreções, como espirros e tosse, ou por meio do contato com secreções de feridas de pessoas infectadas. Doenças que pode causar: uma das principais doenças causadas pelo S.
A bactéria pode ser transmitida pelo contato com lesões de pele infeccionadas ou gotículas de saliva expelidas pela boca ou PELO nariz.
A ofensiva viral e a reação inflamatória despertada por ela afetam toda a mucosa da garganta, gerando vermelhidão, coceira, inchaço e dor. Na bacteriana, as amígdalas ficam inchadas e podem sediar uma placa esbranquiçada, o pus. A febre pode dar as caras em ambos os casos.
Sintomas de laringitePigarro;Dor de garganta;Febre;Dor de cabeça, de garganta ou muscular;Rouquidão ou perda da voz;Sensação de garganta áspera;Dificuldade para respirar;Dor ao engolir;
Como tratar a laringite?fazer repouso da voz, falando somente quando for necessário, em voz baixo e pausado, sem forçar sussurros ou alterações;não forçar pigarros;usar xaropes para aliviar o sintoma da tosse seca;usar vaporizadores ou recipientes com água para umidificar o ar;
As complicações supurativas da faringite estreptocócica resultam da disseminação da infecção da mucosa faríngea para tecidos mais profundos por extensão direta ou por vias hematogênica ou linfática, podendo consistir em linfadenite cervical, abscesso periamigdaliano ou retrofaríngeo, sinusite, otite média, meningite, ...
Os principais sintomas que podem surgir com a amigdalite bacteriana são:Dor de garganta intensa;Dificuldade para engolir;Febre alta;Calafrios;Pontos brancos na garganta (pus);Perda de apetite;Dor de cabeça;Inchaço das amígdalas.
Como saber se o HD é compatível com meu notebook?
Quanto tempo dura a carga do hoverboard?
Como saber se devo IPTU no Rio de Janeiro?
Quando o ISS é devido a outro município?
Como lidar com pessoas do signo de Aquário?
Quando o holter desliga sozinho?
Como recuperar cabelo danificado das luzes?
Como saber se o plano de saúde é regulamentado?
Como recuperar o e-mail do portal do aluno?
Quando o Crush perde o interesse?
Como recuperar janela de madeira danificada pela chuva?
Como tirar mancha de mosquito na parede?
Como saber se um jogo de Game Boy Advance e original?
Como recuperar semijoias escurecidas?
Como restaurar porta de madeira podre?